publieditorial

Aos sete anos, Kaito Casagrandi começou a cozinhar com os seus bisavôs italianos, fazendo massas e auxiliando na cozinha da família. O tempo foi passando e sua paixão pela cozinha também, mas sempre de uma forma leve e criativa, como um hobby.

Formado em administração de empresas, ele, que adora cozinhar para os amigos, começou a tirar fotos com o seu celular e publicou as receitas que fazia em seu Instagram pessoal. No ano passado, veio a surpresa: o Masterchef Brasil descobriu algumas receitas e publicou duas no Instagram oficial do programa, de forma espontânea, gerando mais audiência e oportunidades para Kaito.

Assim, as parcerias com restaurantes foram surgindo, o número de seguidores aumentando e o jovem de Lençóis Paulista decidiu dar mais um passo: criar um canal no Youtube para ensinar a todos as receitas que ele mesmo criou. “São receitas simples e do dia a adia, que todo mundo pode fazer”, afirma.

Nossa equipe conversou com Kaito que comentou um pouco mais desta paixão que está conquistando a todos e o novo projeto, o canal “Na Panela com Kaito”. Confira:

Como surgiu a oportunidade de montar o canal?

Eu sempre gostei de cozinhar e publicava as fotos no meu Instagram particular. Há um ano, mais ou menos, o Instagram do Masterchef Brasil postou uma foto de uma receita minha e, do nada eu entrei na minha conta e vi que tinha quase dois mil seguidores a mais! Depois de um tempo, eles postaram mais uma foto minha e os meus seguidores aumentaram novamente. Aí, decidi mudar e criar um Instagram só para colocar as receitas, que hoje é o “Na Panela”. Depois, criei o Facebook e algumas marcas me procuraram para parcerias e tudo foi crescendo.

E hoje você trabalha dedicado a isso?

Não, é e sempre será um hobby. Eu sou formado em administração de empresas e trabalho em Lençóis Paulista. Cozinho por hobby e, como as parcerias foram surgindo, aproveitei a oportunidade. Inclusive, sempre fui a muitos restaurantes e postava a minha experiência para os meus seguidores. Depois, as pessoas iam buscar o que eu publicava e isso foi interessante para muitos restaurantes daqui de Bauru, por exemplo. Por conta deste caminho todo, decidi dar mais um passo e agora criar o canal no Youtube.

Como é o canal?

No canal “Na Panela com Kaito” eu vou postar quatro vídeos por mês, todos com receitas caseiras, ou seja, que todo mundo poderá fazer em casa. Desde janeiro estou planejando o canal e lançamos agora em junho. No canal, serão só receitas de minha autoria. Em breve, irei postar uma série de cozinha mundial, ensinando receitas de alguns países.

E como você começou a cozinhar?

Eu comecei com os meus bisavós, quando eu tinha sete anos. Como eles eram italianos, sempre quando iam comer massa, eles mesmos faziam e montavam tudo. Os italianos têm este prazer em cozinhar, né? Tanto que, na casa deles, o cômodo maior era a cozinha e todas as festas aconteciam lá. Então, desde pequeno já comecei a cozinhar. Como a família percebeu logo no começo o meu interesse, todos incentivaram muito… tenho até uma coleção de livros infantis de culinária! (risos). É um hobby desde criança.

E por que você não quer tornar isso a sua profissão?

Eu prefiro que seja um hobby. Para mim, a culinária não é uma obrigação, faço quando quero e quando tenho inspiração pra isso. A comida lida muito com a emoção e para mim tem que ser sempre um prazer. Acredito, inclusive, que é por isso que sempre dá certo, porque faço quando eu quero. Não desejo viver a tensão do trabalho.


E qual a receita que você mais gosta de fazer?

Como um bom italiano, o que eu mais gosto de fazer é o risoto de limão, bacon e manjericão. A ideia desta receita surgiu do nada: um dia, eu estava em casa e queria fazer um risoto, mas o mercado em Lençóis Paulista fecha muito cedo e, como já eram 21h, não tinha nada aberto. Peguei estes ingredientes na geladeira e deu certo. Ficou maravilhoso. Todo mundo que come, ama! Já a massa que mais gosto é o macarrão de molho vermelho. Gosto de fazer receitas simples e que todos possam fazer. Claro que um prato ou outro é mais gourmet, mas no geral, todos são do dia a dia, que demoram, em média, 40 minutos para ficar prontas. Todas as receitas são para todo mundo; não tem nada que alguém olhe e pense: ‘não consigo’.

Você comentou que começou a cozinhar com os seus bisavôs. Hoje, você tem algum chef que você se inspire e siga sempre?

Não tem nenhum específico. Acompanho vários para ter inspiração, mas não tem um específico.

E você não fez a faculdade de gastronomia. Já fez algum curso relacionado a isso?

Não, nenhum curso. Tudo surgiu da infância e do contato com a família. Até hoje, todos cozinham na minha família. No meu caso, vem tudo na minha cabeça; são criações minhas. Inclusive, nunca segui receita e nem as medidas necessárias, comecei a fazer isso por causa das postagens, para auxiliar quem me acompanha. Mas até hoje nem levo lista no mercado. Vou imaginando e pegando os ingredientes. Olho e pronto!

Sobre a sua produção, como é um hobby, você faz tudo?

Hoje, para a criação do canal, estou com a equipe da Erika Masseran, mas sempre fiz tudo sozinho. Inclusive, as fotos eram sempre tiradas por mim, pelo celular mesmo. Ter tudo isso hoje (o Instagram, o Facebook e o canal) foi muito inesperado. Sempre cozinhei para mim e para os meus amigos, então, toda a produção sempre foi muito caseira. Aproveitei a oportunidade e fui fazendo do jeito que achava que era certo.

No total, quantas receitas você já fez?

Olha, mais ou menos, 500 receitas. Comecei a organizar recentemente porque vou lançar um livro, mas será um projeto futuro. Por enquanto, meu foco é o meu canal.

Apesar de tudo ter acontecido de forma espontânea, imagino que agora você tenha traçado um objetivo com o seu canal. Qual é o objetivo?

Mostrar que todo mundo pode cozinhar e que todos conseguem fazer aqueles pratos bonitos de restaurante. Muita gente acha que é difícil, mas quero provar que é fácil e acessível.

Serviço:
Para conhecer mais o trabalho do Kaito, acesse:
Facebook: www.facebook.com/napanelacomkaito
Instagram: www.instagram.com/napanelacomkaito
Youtube: www.youtube.com/napanelacomkaito

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …