Você sabia que muitas praças em Bauru são mantidas com a ajuda voluntária da população? Isso se deve ao projeto “Empresa Boa Praça” desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto foi criado em 2006 e atualmente são 96 áreas adotadas, sendo praças e canteiros centrais.

Tantas pessoas físicas como jurídicas podem adotar espaços como praças de lazer, esportivas, viadutos, pontes e áreas verdes em geral. A prática gera benefícios para os dois lados, pois enquanto o local recebe manutenção e plantio de mudas, quem adota pode divulgar o nome da empresa colocando placas.

“Algumas áreas recebem por parte de seus adotantes reformas e benfeitorias que são autorizadas pela Semma, mas não é necessário que seja feita nenhuma intervenção, apenas que a área seja mantida limpa. Os adotantes podem divulgar no espaço adotado inserindo placas com o nome da empresa adotante. As placas devem seguir os padrões da lei de adoção, nº 5385/06″, explica a representante da Semma, Neide Sancho.

Mesmo antes do Empresa Boa Praça entrar em vigor na Prefeitura, a Aiello Urbanismo já investia na preservação de áreas verdes em Bauru. No ano de 2004, a empresa adotou duas rotatórias na Avenida Getúlio Vargas, uma na quadra 22 e outra na quadra 25.

Segundo o diretor da Aiello Urbanismo, Renato Aiello, o processo de adoção foi uma prática simples e uma satisfação contribuir com o desenvolvimento urbanístico da cidade. “É uma grande satisfação ter iniciado o processo de adoção das praças na avenida Getúlio Vargas. À medida em que contribuímos com a cidade, passamos a ser agentes transformadores em prol do desenvolvimento do município”, diz Renato.

Como adotar
Para participar do projeto é preciso, primeiramente, escolher uma praça ou canteiro que ainda não tenha sido adotada por outra empresa ou pessoa física. Em seguida, é preciso levantar a localização e o endereço para que a SEMMA confirme se a área não foi adotada. Por fim, o interessado deve levar os documentos necessários para o posto de atendimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Poupatempo.

Confira os documentos necessários para a adoção:

– RG (cópia simples);
– CPF (cópia simples);
– CNPJ (apenas pessoa jurídica);
– C.N.D – Certidão Negativa de Débitos Municipais – Retirar no guichê Finanças-PoupaTempo (Posto de Atendimento da Prefeitura) ou, para retirar pelo site da Prefeitura, clique aqui(escolher a opção Certidão de Débitos Imobiliários);
– Projeto – caso exista ações pretendidas na área pública a ser adotada.

Novidade
O Social Bauru também adotou uma área verde que será cuidada pela nossa empresa. O local é a praça Sonia Galvão Abras, localizada entre a Getúlio Vargas e a Luso Brasileira.

Serviço
SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Avenida Alfredo Maia, 1-10, Vila Falcão, CEP: 17050-030
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Telefone: (14) 3234-6849

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral
Comentários estão encerrados

Verifique também

Empreendimento de Bauru dá a oportunidade do cliente projetar seu próprio apartamento

O Urban, da Construtora Dinâmica, oferece imóveis onde cada cliente projeta um apartamento…