Você sabia que muitas praças em Bauru são mantidas com a ajuda voluntária da população? Isso se deve ao projeto “Empresa Boa Praça” desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O projeto foi criado em 2006 e atualmente são 96 áreas adotadas, sendo praças e canteiros centrais.

Tantas pessoas físicas como jurídicas podem adotar espaços como praças de lazer, esportivas, viadutos, pontes e áreas verdes em geral. A prática gera benefícios para os dois lados, pois enquanto o local recebe manutenção e plantio de mudas, quem adota pode divulgar o nome da empresa colocando placas.

“Algumas áreas recebem por parte de seus adotantes reformas e benfeitorias que são autorizadas pela Semma, mas não é necessário que seja feita nenhuma intervenção, apenas que a área seja mantida limpa. Os adotantes podem divulgar no espaço adotado inserindo placas com o nome da empresa adotante. As placas devem seguir os padrões da lei de adoção, nº 5385/06″, explica a representante da Semma, Neide Sancho.

Mesmo antes do Empresa Boa Praça entrar em vigor na Prefeitura, a Aiello Urbanismo já investia na preservação de áreas verdes em Bauru. No ano de 2004, a empresa adotou duas rotatórias na Avenida Getúlio Vargas, uma na quadra 22 e outra na quadra 25.

Segundo o diretor da Aiello Urbanismo, Renato Aiello, o processo de adoção foi uma prática simples e uma satisfação contribuir com o desenvolvimento urbanístico da cidade. “É uma grande satisfação ter iniciado o processo de adoção das praças na avenida Getúlio Vargas. À medida em que contribuímos com a cidade, passamos a ser agentes transformadores em prol do desenvolvimento do município”, diz Renato.

Como adotar
Para participar do projeto é preciso, primeiramente, escolher uma praça ou canteiro que ainda não tenha sido adotada por outra empresa ou pessoa física. Em seguida, é preciso levantar a localização e o endereço para que a SEMMA confirme se a área não foi adotada. Por fim, o interessado deve levar os documentos necessários para o posto de atendimento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente no Poupatempo.

Confira os documentos necessários para a adoção:

– RG (cópia simples);
– CPF (cópia simples);
– CNPJ (apenas pessoa jurídica);
– C.N.D – Certidão Negativa de Débitos Municipais – Retirar no guichê Finanças-PoupaTempo (Posto de Atendimento da Prefeitura) ou, para retirar pelo site da Prefeitura, clique aqui(escolher a opção Certidão de Débitos Imobiliários);
– Projeto – caso exista ações pretendidas na área pública a ser adotada.

Novidade
O Social Bauru também adotou uma área verde que será cuidada pela nossa empresa. O local é a praça Sonia Galvão Abras, localizada entre a Getúlio Vargas e a Luso Brasileira.

Serviço
SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Avenida Alfredo Maia, 1-10, Vila Falcão, CEP: 17050-030
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
Telefone: (14) 3234-6849

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral
Comentários estão encerrados

Verifique também

Spoleto do Bauru Shopping repagina restaurante com projeto “Minha Cozinha Italiana”

Agora, a unidade da rede de restaurantes se adapta ao novo modelo do Spoleto, o fast casua…