matriz filme sesc de bauru

Você sabe o que é distopia? É um lugar ou estado imaginário em que se vive sob condições de extrema opressão, desespero ou privação. São geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo e por opressivo controle da sociedade. No cinema, as distopias nos trouxeram cenários assustadores, atuando tanto como crítica social, quanto como alerta sobre comportamentos e o futuro da humanidade.

Tema de muitos filmes por aí, a distopia também é o assunto abordado no projeto do Sesc “Especial de Cinema Distopias”. O festival será realizado durante todo o mês de julho, no Auditório, com entrada gratuita. As próximas exibições contemplam a trilogia “Matrix”.

Os filmes das irmãs Lana e Lilly Wachowski serão exibidos de 11 a 25 de julho. Confira a programação:

  • Matrix – 11/07, das 18h30 às 20h30

Em um futuro próximo, Thomas Anderson , um jovem programador de computador, é atormentado por estranhos pesadelos onde ele encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade. Isso acontece porque a Matrix – um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas – cria a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia.

 

  • Bate-papo: Saindo da Matrix – O que nos aprisiona? – 11/07, às 20h45

Tomar a pílula azul ou a vermelha? O que significa o despertar da Matrix? Existe algo que nos aprisiona? Estas e outras questões serão abordadas nesta palestra que discutirá a analogia do despertar sob diferentes aspectos – Mediação de Liene Saidi.

 

  • Matrix Reloaded – 18/07, das 18h30 às 20h30

Após derrotar as máquinas em seu combate inicial, Neo ainda vive na Nabuconodosor ao lado de Morpheus, Trinity e Link. As máquinas estão realizando uma grande ofensiva contra Zion, onde 250 mil máquinas estão escavando rumo à cidade e podem alcançá-la em poucos dias.

 

  • Bate-papo: Transmídia e a Matrix – 18/07, às 20h45

O bate-papo no Sesc abordará o conceito de transmídia, suas implicações e como o universo Matrix se apropriou do conceito para criar uma experiência marcante na história do entretenimento. Mediação de Glauco Madeira de Toledo.

 

  • Matrix Revolutions – 25/07, das 18h30 às 20h30

Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Morpheus e a tripulação de duas naves parte rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas.

 

  • Bate-papo: Como se proteger da observação – 25/07, às 20h45

Criptografia é um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Isso nos protege da observação das grandes empresas? Por que a criptografia é tão importante no mundo atual? A importância da privacidade na rede será abordada de forma a alertar as pessoas sobre comportamentos na internet – Mediação de Fernando Rodrigues.

Serviço
Especial de Cinema Distopias – Matrix no Sesc
Sesc Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71
Telefone: (14) 3235.1750 de
Entrada gratuita (retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…