A Semana Cultural Afro-Bauruense começa nesta terça  (25)

Em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea que abolia a escravidão no país. Mesmo 129 anos depois, ainda presenciamos diversos tipos de violência contra os negros e, principalmente, contra as mulheres negras.

Para discutir e causar a reflexão sobre os assuntos que envolvem a população negra será realizada a Semana Cultural Afro-Bauruense. O tema deste ano será “Os diversos tipos de violência contra a mulher negra” e as atividades, gratuitas e abertas ao público, têm o objetivo de fortalecer a luta.

O racismo ao lado do machismo resulta em agressões psicológicas e físicas, exploração, desqualificação, entre outros. Segundo o Conselho da Comunidade Negra de Bauru, realizador do evento, é fundamental discutir o assunto. “A gente precisa falar sobre o que está acontecendo. Por isso as atividades têm a finalidade de fortalecer a luta e ampliar a reflexão sobre como sobrevivemos até os dias de hoje”, diz.

Confira a programação completa:

25 de julho, às 19h
– Abertura na Câmara Municipal (Praça Dom Pedro II, 1-50 – Centro), às 19 horas,
– Sarau com a poetisa Vitória Shimiguel
– Apresentação do Grupo Wise Madness
– Balaio de Sinhá

26 de julho, a partir das 19 horas

– Mesa redonda: “Os diversos tipos de Violência contra a mulher negra” com: Ana Carolina Moraes, Carla Patrícia Juraci de Melos, Kátia Valérya dos Santos Souza, Nina Barbosa, Patricia Iya Suru Alves, Rosimeire Ferreira e Tatiana Vieira, mediadas pela Naiara Patricia dos Santos Neves. (Local: OAB (Av. Nações Unidas, 30-30 – Vila Cidade Universitária)

27 de julho, às 19 horas
– Espetáculo: “Papo de Preta” atriz Edna Continho
– Performance “Por nós” com Andresa Ugaya
– Roda de conversa relacionado ao tema
As atividades serão no Espaço Protótipo (rua Monsenhor Claro, 2-57, Centro)

Durante os dias 29, 30, 31 de julho e 1º de agosto será realizada a Feira do Afroempreendedor. Diversos afroempreendedores estarão expondo seus trabalhos, atividades, acessórios e muito mais em suas barracas para o público em geral.

01 de agosto, às 14h
– Desfile em comemoração ao aniversário da cidade com o tema “Meu sangue é Brasil” – Uma homenagem ao sambista Almir Guineto. O foco é compartilhar a identidade, beleza, estilo de mulheres negras. (Local: no Parque Vitória Régia)

Serviço
Semana Afro-bauruense – de 25/07 a 01/08
Evento: www.facebook.com/events

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…