Comediantes de Bauru

Stand-up vem do inglês e significa em pé, essa é uma das características da comédia de stand-up. Além de estar em pé, o comediante apresenta seu show sem nenhum sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral. Um fator do stand-up comedy que o destaca de outros tipos de shows de humor é o texto totalmente original, feito pelo humorista, acerca de fatos do dia a dia.

Apesar de ter origem nos Estados Unidos, o Stand-up Comedy veio para o Brasil na década de 60 tem se popularizado cada vez mais com nomes como Bruno Motta, Danilo Gentili e Diogo Portugal. Aqui em Bauru não é diferente, a cidade já recebeu diversos comediantes do país todo e até tem um bar temático feito para comediantes se apresentarem.

O bauruense Danilo Ribas teve o primeiro contato com o stand-up em 2006 e, desde então, tem acompanhado os comediantes. “Sempre gostei deste tipo de humor e até se tornou um vício. Vejo muitos deles no Youtube – Afonso Padilha, Thiago Ventura, Marcelo Marrom, Murilo Couto, Patrick Maia, Renato Albani, Rogério Vilela, e por aí vai. Fora os que já estão com programas em TV como, Rafinha Bastos, Diogo Portugal e Danilo Gentili. Procuro me atualizar seguindo alguns Comediantes e vendo novas postagens de Comediantes mais novos”, conta.

Para a sorte de fãs como o Danilo, Bauru tem recebido muitos comediantes e Bruno Quintiliano não perde uma oportunidade. “Desde 2007 quando Rafinha Bastos surgiu no YouTube e em vídeos enviados por e-mail desenvolvi esse gosto. Aqui em Bauru, já fui em algumas apresentações como do Oscar Filho, do Rafinha Bastos, do Afonso Padilha e dos 4 amigos”, diz.

Mas não são apenas comediantes conhecidos que trazem o humor para a cidade, Bauru também tem diversos artistas que estão seguindo a carreira do stand-up e se apresentam na cidade e na região. Conheça três humoristas bauruenses:

Pablo Lagatta

“Nasci em Araraquara, porém moro em Bauru desde os meus 12 anos. Na verdade sou ator amador e faço mais peças de comédia na cidade há mais de 20 anos. Não fui eu que escolhi, o humor me escolheu devido às circunstâncias, à aptidão e por eu me adequar mais à comédia do que ao drama. Aqui em Bauru, ainda é um pouco difícil, pois o público ainda não está maduro com relação a esse estilo de comédia. Ainda somos marginalizados e vivemos na sombra dos humoristas da capital. Hoje, o stand-up com certeza é mais aceito, devido ao perfil do brasileiro que prefere a comédia. Também há a grande visualização pela mídia, tanto na televisão quanto no YouTube, principal divulgador desse tipo de arte. Nós, comediantes, fizemos o sentido contrário: começamos na internet e fomos para a TV. Com relação ao futuro, espero que possamos ter mais representantes e talvez uma linguagem mais com a cara do interior”.

Límerson Morales

“Morei em Curitiba no período da minha graduação em artes cênicas. Há uma diferença na forma como o público se envolve com trabalhos apresentados lá em relação aos trabalhos apresentados em Bauru. Apresentei meu show de humor em Curitiba num evento chamado Quintas Cítricas, voltado para o humor experimental, e tive a seguinte impressão em relação ao público: alguns se envolvem bastante enquanto outros se afastam quando ficam com a impressão de que não entenderam nada, mesmo que o humor em si cause mais aproximação. Em Bauru tive a oportunidade de fazer meu show de humor em diversas circunstâncias, lidando com públicos de bares, rua, teatro e eventos fechados, e acredito que cada show é sempre diferente do outro não só pela questão da cidade. Talvez em Curitiba, por ter mais espaços artísticos do que em Bauru, o público aparente ser um pouco mais relutante em se envolver, mas do meu ponto de vista a resistência é sempre a mesma em todos os lugares, a resistência ao estranho, ao desconhecido, ao que parece que não estou entendendo, ao que foge dos parâmetros ordinários de viver a vida. É possível viver do humor em Bauru, mas não é o meu caso. Tenho sempre que fazer muitas coisas ao mesmo tempo para sobreviver e à cada trabalho eu estou sempre me perguntando se conseguirei fazer o próximo. Acredito que o motivo possa ser o fato de que o meu trabalho com humor não é facilmente codificável no circuito de stand-up. Porque eu utilizo muitos elementos de stand-up, como o microfone, o jogo com a informalidade e o uso de texto próprio, mas quando me apresento com humoristas de outros estilos noto que a risada despertada no meu show é diferente, demora alguns segundos a mais. Então, como eu também trabalho com dramaturgia e encenação não me obriguei a encontrar uma estratégia de sobreviver apenas do humor. O que não significa que não aceito trabalhar com isso: me contratem, por favor. Como cada vez mais pessoas se mostram interessadas por fazer um trabalho diferente com humor, ainda acredito que veremos coisas novas acontecendo por aqui. A dificuldade é sempre não ter um espaço onde os humoristas possam trabalhar o seu material diante de um público ao longo do tempo. Hoje temos o primeiro Comedy Club de Bauru, na avenida mais elitizada da cidade, que aparenta dar uma luz nesse sentido. Mas ainda faltam alternativas de espaços e espaços que queiram arriscar mais diante de reais diversidades de propostas que existem na cidade.

Marcus Cirilo

Percebo que as pessoas interessadas no humor aqui em Bauru cresceu exponencialmente. Hoje, o bauruense vê o humor mais próximo dele. No Bartolomeu Comedy Club, por exemplo, nós fazemos shows toda semana com atrações diferenciadas e aí o pessoal fica mais aberto, porque antigamente não tinha isso aqui na cidade. Só quando vinha algum teatro, mas agora, como tem todo final de semana, o pessoal se animou mais. Muita gente não conhece e vai para descobrir, então está mais curioso. No começo da carreira, eu morava em Agudos e sempre sonhei em fazer show aqui em Bauru e ao longo da carreira eu comecei a vir pra cá. O Bartolomeu começou em fevereiro, mas ainda estamos engatinhando e fazendo algumas mudanças. Estamos muito felizes com a aceitação do nosso público, mas tem muita gente que não conhece e estamos intensificando o trabalho. Inclusive, tem muita gente que gosta de stand-up, mas ainda não sabe sobre o bar. Quem conhece o bar, está aprovando muito. A gente comenta na comédia que, quando o público é bom, ele é uma “mãe” e Bauru é uma coisa incrível! Os shows aqui são muito bons! Algumas cidades o público é mais tímido, não é tão aberto e aqui é sempre muito explosivo. No final de semana, passam em torno de 200 pelo Bartô”. final de semana.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

CTI Bauru inaugura sala de descanso criada por iniciativa de ex-alunos

Nesta segunda-feira (15), o Colégio Técnico Industrial ‘Prof. Isaac Portal Roldán’ (CTI) i…