Exposição "Mimos" na Pinacoteca de Bauru

Para quem gosta de arte, a dica desta sexta-feira, dia 18, é a abertura da exposição Mimos, da artista plástica Elisa Carreno. O evento será realizado às 20h30, na Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz, onde as obras ficarão expostas até o dia 22 de setembro.

A mostra reúne as obras mais recentes da artista e tem a curadoria de Caroline Ferreira. O destaque vai para os trabalhos criados durante as residências artísticas feitas na Alemanha, Espanha, Hungria e Montenegro, no primeiro semestre deste ano.

Mimos

O nome da exposição apresenta as criações sentimentais e intuitivas de Elisa Carreno como “mimos”, palavra que pode remeter tanto a objetos (como pequenos presentes) quanto a gestos de carinho. “Os trabalhos guardam a afetividade da artista, diante das suas experiências com outras pessoas e com ela mesma, em sua busca de autoconhecimento”, explica Caroline Ferreira.

Ao todo, a exposição conta com 31 obras de arte abstrata feitas com materiais de diversos tipos como sal, esmalte, glitter e até mesmo filtro de café. A escolha faz parte das marcas da poética da artista, já que a maioria dos trabalhos extrapolam a tradicional bidimensionalidade.

Por meio de camadas, Elisa reflete a multiplicidade de sentimentos que as pessoas experimentam durante a vida. A artista explica que cada obra não deve ser lida com o objetivo de reconhecer figuras ou identificar estilos. Deixando de lado o sentido literal, a exposição oferece sensações.

Elisa Carreno

Nascida em São Paulo, Elisa tem sua trajetória marcada pelo tempo que viveu em Bauru, onde se graduou em Artes Visuais pela UNESP. Na universidade, foi voluntária no Polo Arte na Escola, trabalhou como educadora no Centro de Convivência Infantil “Gente Miúda” e desenvolveu um projeto educativo para a SORRI. Depois de se graduar como educadora artística em 2011, Elisa morou cinco anos em Nova Iorque, onde aprimorou seus conhecimentos e desenvolveu novas abordagens exploratórias para sua arte. Em 2017, participou da 28ª Exmarte, exposição coletiva realizada em Bauru e, logo depois, realizou as residências artísticas pela Europa.

Serviço
Exposição “Mimos” – de 18/08 a 22/09
Horário: De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz: Rua Antônio Alves, 09-10
Telefone: (14) 3232-1552
Realização: Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal de Cultura e Pinacoteca Municipal – Casa Ponce Paz

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Carne Doce faz show gratuito nesta quarta (05) no Sesc Bauru

O projeto Autorias desta quarta-feira, 05 de dezembro, apresenta show da banda Carne Doce.…