Bauruenses relembram festas de aniversário

Comemorar o aniversário é um hábito que surgiu há muito tempo, cerca de 3000 a.C., segundo o livro The Lore of Birthdays (“A Sabedoria dos Aniversários”). Mas a comemoração dura até hoje. Se antes, os egípcios e os gregos restringiam a prática apenas a seres superiores, atualmente, a comemoração da data de nascimento é comum a todo mundo.

Por ser muito antiga, a prática está sempre se renovando e trazendo novos hábitos e costumes a cada geração. Quem se lembra da mesa de bolo decorada com balas de coco no papel crepom e o famoso bexigão? E as festas de 15 anos com direito a valsa e a príncipe? Se você ainda frequenta esses eventos, sabe que muita coisa mudou.

+ 20 ideias para preparar uma festa de aniversário criativa e barata

O fato é que os sentimentos em torno da data são diversos. Se alguns odeiam o fato de estar ficando mais velho, outros celebram o motivo de, a cada ano, estar mais experiente. Independente disso, as festas de aniversário remetem a “bolo, guaraná e muitos doces pra você”, ou seja, basicamente, coisas boas. Por isso, fomos conversar com alguns bauruenses para saber o que faz a data ser uma das mais importantes do ano.

Luciana Pires Bichuette

“Sempre comemoramos os aniversários na minha família! Já é tradição! Além disso, o violão sempre está presente pra cantar o parabéns e, a cada aniversário, temos um bolo diferente! Uma festa inesquecível foi a de dois aninhos de idade e, claro, a de 15 anos! A minha mãe sempre fez, com as próprias mãos, a decoração das nossas festinhas, mas no ano de 1992, ela se empolgou e montou uma fazenda inteira com todos os animais possíveis, um poço cheio de balas e uma vaquinha praticamente em tamanho real lá na chácara onde morávamos! (risos) Eu era muito pequena, mas lembro da minha surpresa ao ver essa decoração toda cheia de amor e minha família inteirinha por perto! E também, como comentei, festa de 15 anos também não tem como não ser especial. Tem depoimento das melhores amigas, vídeos emocionantes, um verdadeiro ‘chororô’…A minha festa vai ficar na memória pra sempre!

Larissa Garcia Zapata Scarpelini

“Na minha casa, nós sempre comemoramos o aniversário de algum jeito. Seja com uma festinha com bolo, um churrasco ou em algum restaurante: sempre tem comemoração. A minha festa de sete anos foi uma das mais legais da minha infância. Já quando mais velha, o meu aniversário de 19 anos também foi bem divertido. A festa de sete anos me marcou porque foi uma que fizemos em um clube da minha cidade. Eu gostei muito porque foi ao ar livre, onde eu e meus amigos e amigas pudemos correr, brincar e dançar. Eu lembro que eu gostava muito daquele lugar e poder fazer meu aniversário lá foi muito bom. O aniversário de 19 anos foi legal porque eu fiz muitas coisas que eu gosto num só dia. Minha mãe chamou uma amiga minha de infância, o namorado dela e o meu namorado da época, e todos nós fomos patinar no gelo, ao boliche e depois comemos. Foi um dia bem legal que eu me senti muito feliz. Mesmo meus últimos aniversários, que eu fiquei mais emotiva e chorona sem motivo, não deixei de comemorar! (risos). O último, de 21 anos, também foi muito especial porque eu comemorei em Bauru com amigos da faculdade, além de uma amiga e minha mãe que vieram da minha cidade só pra comemorar comigo. Fomos todos num restaurante mexicano, que eu gosto muito e com pessoas que eu gosto muito!

Carolina Freire da Costa

“Na minha casa sempre comemoramos todos os aniversários! Mas a minha festa de aniversário inesquecível foi a de 15 anos, já que era algo muito aguardado e esperado. Organizei esta festa durante um ano e meio com toda a minha família e pude reunir todos os meus entes queridos em uma noite. Até hoje, comemoro todos os meus aniversários: tenho 20 anos e nunca deixei de fazer uma festa de aniversário. Atribuo isso ao meu gosto especial pela data. Gosto de comemorar aniversários de uma forma geral”.

Isadora De Oliveira Venturini

“Na minha família, todos nós comemoramos, saímos juntos e realizamos festas de aniversário. Uma festa inesquecível? Minha festa de aniversário de cinco anos, porque foi feita com o tema do Pokémon e eu era apaixonada pelo desenho. Foi em um buffet aqui em Bauru mesmo e foi muito especial – além de ter sido com o tema que eu amava, eu lembro até hoje dos presentes que ganhei. Até hoje, todos os anos eu comemoro o meu aniversário de algum jeito, seja com um churrasco, com uma balada ou, até mesmo, com um jantar em algum restaurante. Não importa como e onde, sempre comemoro”.

Filipe Okano

“Desde sempre, eu e minha família comemoramos os aniversários. É uma data importante, pois é um novo ciclo que começa na vida de cada um. Para mim, a festa de 18 anos foi a melhor. Fizeram uma surpresa em casa, eu estava dormindo e me acordaram com um monte de ‘ovada’. Fiz questão de sair correndo atrás dos meus amigos e quebrar ovos em cada um! Ainda comemoro a data, em família mesmo. Mas não temos costume de fazer grandes festas, isso foi mais comum na minha infância. Hoje em dia, apenas reúno a família e os amigos e saímos para jantar juntos. Um costume que temos na banda (Filipe é baixista da Deck 66) é que participamos do aniversário um do outro. Tudo em família mesmo”.

Isabela Afonso

“Dependendo do ano, eu faço festa de aniversário, mas a data nunca passa em branco; um bolinho sempre tem. Acho que minha festa de nove anos foi a mais legal de todas, porque foi temática de anos 60. Então todo mundo foi a caráter e foi a minha primeira festa que teve um DJ tocando. Lembro de ter me divertido bastante, apesar de ter passado metade do tempo com o braço cruzado devido a duas picadas de abelha no início da festa. Hoje em dia, não comemoro mais como antes. No máximo, reúno meus amigos mais próximos e minha família em algum lugar para não passar em branco”

Edgard Vicentini Lourenço Pinto

“Normalmente, sempre comemoramos os aniversários, mas nada muito grande. Acho que a data mais marcante foi a festa de 18 anos, quando eu reuni meus melhores amigos e a gente ‘aloprou’. Agora, normalmente eu comemoro no dia comprando um bolo, quando alguns familiares conseguem vir para Bauru, cantam parabéns e comem cachorro-quente. Depois, no final de semana seguinte, eu reúno todos os amigos e faço um churrasco”.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…