Há 28 anos nascia em Bauru um lugar para guardar a história do principal fator de desenvolvimento da cidade – o Museu Ferroviário Regional de Bauru. Em comemoração será realizado um evento no próximo sábado, dia 26 de agosto, às 10h.

Além do aniversário, o evento conta com o lançamento da Plataforma Digital do Projeto de Preservação e Informatização do Acervo Museológico do museu. O projeto foi contemplado como primeiro colocado no edital de Preservação de Acervos Museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do Estado de São Paulo.

Idealizado e coordenado pela historiadora Fabiana Ferreira Rocha, o projeto conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, e dos historiadores Fábio Paride Pallotta e Gabriel Mauad Amorim.

Durante o evento, além da exibição e apresentação da Plataforma pela coordenadora Fabiana Ferreira Rocha, serão realizadas apresentação musical do quarteto da Banda Sinfônica Municipal de Bauru e falas de representantes da Secretaria Municipal de Cultura e do Projeto de Digitalização.

Acervo digital

Com a digitalização de todos os documentos acerca da ferroviária de Bauru, todas as pessoas terão acesso por meio de computadores, celulares, tablets ou outro dispositivo móvel.

Durante a primeira fase do projeto, cerca de mil documentos em formato digital serão disponibilizadas para consulta. Entre eles, estão fotografias, mapas e relatórios sobre a história da ferrovia em Bauru e região. Para a segunda fase, prevista para a primeira quinzena de outubro, serão disponibilizados mais quatro mil documentos.

Todos os documentos digitalizados ficam salvos em uma base de dados na Internet, garantindo a segurança digital. A Plataforma Digital também possui um sistema integrado de gerenciamento do acervo museológico, o que irá agilizar a localização física dos documentos e o trabalho dos pesquisadores.

Quem coordenou a implantação do site do projeto e da digitalização dos documentos foi o historiador Arthur Lovisolo. Segundo ele, o projeto foi pioneiro no país: “O projeto conseguiu unir três pilares do trabalho com acervos museológicos. A preservação física dos documentos, a sua conversão para o formato digital e a disponibilização desse conteúdo na Internet. Trabalhamos na digitalização dos documentos procurando captar imagens em alta resolução, utilizando as mesmas técnicas usadas em bibliotecas e museus dos Estados Unidos e Europa”.

Durante o mês de setembro serão ministradas palestras dedicadas aos educadores do município e região com o objetivo de apresentar o portal como uma ferramenta pedagógica e também uma importante fonte de pesquisa e estudos sob uma perspectiva multidisciplinar.

28º aniversário do Museu Ferroviário

A cidade de Bauru recebeu o maior entroncamento ferroviário do estado de São Paulo, tanto em termos de fluxo de transporte, como de dinheiro. Por isso, obteve muito desenvolvimento na época. Em 11 de julho de 1969, no governo do Dr. Alcides Franciscato, foi criado o Museu Ferroviário Regional, através da lei nº 1425, porém ele não entrou em funcionamento nesta data.

Foi somente em 1986 que a discussão sobre o Museu entrou em evidência novamente, tendo seu nome alterado para Museu Ferroviário Regional de Bauru. A intenção era abrigar acervos das três ferrovias: Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e Companhia Paulista de Estrada de Ferro. A principal finalidade do museu, na época, era acolher e preservar o material ferroviário para exibição ao público.

Em 26 de agosto de 1989, o projeto tornou-se realidade com a inauguração da primeira exposição permanente do Museu Ferroviário Regional de Bauru. O prédio está situado até hoje na rua Primeiro de Agosto, no centro de Bauru. Ele se localiza ao lado da Estação Ferroviária, antigo escritório da Diretoria Administrativa da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, num complexo de quatro salas e um auditório.

Em 2017, o Museu comemora seus 28 anos de existência e de contribuição para a preservação da história e da memória da identidade da cidade e das pessoas. Ao longo desses 28 anos, o Museu Ferroviário seguiu desenvolvendo atividades sociais, culturais, educacionais e de pesquisa, através de exposições, de longa duração e temporárias, e outros eventos.

Serviço
28º Aniversário do Museu Ferroviário e Lançamento do Portal Projeto Museu
Ferroviário Regional de Bauru” – 26/08, às 10h
Local: Museu Ferroviário Regional de Bauru – Rua Primeiro de agosto, qd. 1
Mais informações: (14) 3212-8262

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…