A Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu de Bauru está mais acessível! Agora, as pessoas com deficiência visual terão acesso a um computador que fazem a leitura de qualquer livro da biblioteca.

Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado de São Paulo por meio do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas. Bauru recebeu o um kit composto de um computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado e mouse estacionário. Além do software de voz sintetizada para atuar com o leitor de tela NVDA, programa que captura toda e qualquer informação apresentada na forma de texto e transforma em uma resposta falada por meio do sintetizador de voz.

A Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu já dispõe de um serviço semelhante a esse. Apesar disso, os novos equipamentos, mais modernos, não subistuirão os antigos. Portanto, além de mais atualizados, os serviços de inclusão de usuários da Biblioteca com deficiência visual, total e baixa visão, também foram ampliados.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com deficiência, os funcionários receberão um treinamento sobre o uso dos novos equipamentos. Somente depois da capacitação, prevista para o mês de outubro, os serviços estarão disponíveis.

As bibliotecas contempladas participaram de um concurso promovido em 2016 pela Secretaria do Estado. No total, 55 municípios foram selecionados com projetos de inclusão interessados em receber os equipamentos.

Serviço
Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu – Nações Unidas, 8-9
Telefone: (14) 3235-1312

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…