Projeto Choro Vivo em Bauru

Você já ouviu falar no Choro? Também conhecido como Chorinho, é um gênero instrumental típico da esfera urbana brasileira que surgiu no século XIX. Apesar do nome, o ritmo é agitado e alegre, tendo como característica o improviso dos músicos.

Com o objetivo de difundir o gênero musical na cidade e popularizar o choro entre os jovens, surgiu, em 2015, o Choro Vivo. O projeto visa oferecer oficinas e shows gratuitos para jovens estudantes do ensino público, moradores da cidade e para população em geral.

Por meio de oficinas e shows e utilizando o choro cantado e pequenas sessões de improvisos, o público terá a oportunidade de se aproximar e apreciar o gênero musical brasileiro.

Como funciona?

O projeto está divido em duas fases: a primeira é uma série de oficinas em escolas públicas de Bauru com objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer o estilo Choro e seus instrumentos.

Já a segunda etapa será composta de shows gratuitos a toda população em espaços públicos da cidade como o Jardim Botânico, o Bosque da Comunidade e no Museu Ferroviário.

Confira a programação completo do projeto:

– Oficinas
25/08, às 11h – EMEF Nacilda de Campos – Rua Joaquim Marciano, 5-39 – Jd. TV
28/08, às 11h30 – EMEF Santa Maria – Rua Dr. Alípio dos Santos, 5-22 – Vl. Universitária
30/08, às 10h15 – EMEF Alzira Cardoso – Rua Orozimbo Florêncio Figueiredo, 4-45 – Jd. Chapadão

– Shows
01/10 – Jardim Botânico – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros – Km 232, s/n
21/10 – Bosque da Comunidade – R. Araújo Leite – Vila Universitaria
02/12 – Museu Ferroviário – R. Primeiro de Agosto, 1-36

Projeto Choro Vivo

O projeto conta com o incentivo do Programa de Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. As escolas escolhidas para essa fase contaram com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, que indicou as escolas onde serão realizadas as oficinas.

Quem realiza o projeto Choro Vivo é o grupo Bom Tempo, selecionado dentro do programa municipal de Estímulo à Cultura. Os choros mais conhecidos como Carinhoso, Tico-Tico no Fubá, Brasileirinho, assim como composições recentes, fazem parte do repertório do grupo.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Festival bauruense continua com intervenção artística nas ruas da cidade

Após três dias de lives, que contaram com a participação de mais de 60 artistas de Bauru e…