Bauruenses contam como é ter um relacionamento à distância

Estar em um relacionamento amoroso requer dedicação de ambas as partes. Mas quando o namoro ou, até mesmo, o casamento tem como obstáculo a distância, os esforços são redobrados para a relação dar certo.

Muitas vezes, o casal se depara com a separação física no meio do relacionamento, seja por conta do trabalho ou dos estudos, tendo que morar a quilômetros de distância. Segundo a psicóloga de Bauru, Patrícia Sonvezzo, ao se deparar com essa situação é preciso analisar as condições psicológicas e emocionais para lidar com isso.

“Não são todas as pessoas que conseguem lidar com a distância física de maneira tranquila e equilibrada. Para que qualquer relacionamento seja saudável, é necessário o diálogo. Em um relacionamento à distância, alguns comportamentos e sentimentos devem ser melhores administrados e exigem mais cuidados e atenção por parte do casal. A confiança é algo primordial”, explica.

Quem teve que lidar com a distância há pouco tempo foi o casal bauruense Julia Lopes e Lucas Guanaes. “Namoramos há três anos e estamos em um relacionamento à distância há três semanas. Eu continuo em Bauru e o Lucas foi para São Paulo. Como faz pouco tempo que a gente está longe, ainda não vislumbramos a necessidade de criar alguma regra. Acho que a única coisa que a gente faz é se falar todos os dias. Mas acho que o segredo, acima de tudo, é a comunicação. Sem diálogo é impossível dar certo. Aí, o restante vai se acertando com o tempo”, diz Julia.

Quem disse que pra estar junto precisa estar perto

A maior dificuldade para quem tem ou já teve um relacionamento à distância, sem dúvida, é a saudade. Esse sentimento melancólico devido ao afastamento da pessoa amada, nomeado certeiramente pela Língua Portuguesa, faz com que o casal busque meios de supri-lo. Para isso, é necessária uma receita de dois ingredientes: muita criatividade e uma pitada de tecnologia.

É seguindo esses passos que Carla Rodrigues e Philipi Accete, separados por mais de 2.500 km, estão namorando há dois anos e meio. “Ele mora em Maceió e eu em Bauru. A saudade é a pior inimiga, mas, mais do que isso, é muito complicado não conviver um com o outro, na rotina, nos momentos de bobeira e principalmente nos momentos importantes. A gente tenta compensar com mensagem, ligação, foto, mas nada substitui a presença de verdade. Dedicamos um tempo para ter a companhia do outro, jogar conversa fora, assistir uma série ‘juntos’, como qualquer casal normal. Nisso, a tecnologia ajuda muito”, conta Carla.

Segundo a psicóloga, para compensar a distância, é importante que o casal arrume meios de estar próximos emocionalmente. Ela conta que para isso, é importante cultivar dois sentimentos. “O amor e a confiança são a base para que um relacionamento à distância seja saudável. Cultivar esses dois sentimentos e todos os outros que vêm em decorrência deles, já é de grande ajuda para manter a proximidade emocional. Primeiramente, ame a si mesmo e esteja inteiro para o outro e para o relacionamento. Façam projetos futuros juntos, sonhem juntos”, diz.

Relacionamento abusivo ou saudável?

Com a distância, fica mais difícil saber onde a outra pessoa está e o que ela está fazendo. Para as pessoas inseguras, isso pode ser um fator agravante para aumentar o controle sobre o parceiro levando a atitudes que não são saudáveis dentro de um relacionamento.

“É muito possível que um relacionamento à distância se torne abusivo. Pessoas inseguras e ciumentas, que têm necessidade de domínio e de controle podem fazer um verdadeiro inferno na vida do outro e na própria vida também”, explica Patrícia.

Segundo a psicóloga, alguns comportamentos comuns podem ser observados em um relacionamento abusivo. Tentar tirar a liberdade, a espontaneidade, afastar os amigos e até os familiares são algumas ações vindas das pessoas que tentam controlar. Outros pontos que podem ser percebidos são as proibições constantes e alguma forma de monitoramento. A partir disso, seja à distância ou não, o relacionamento não é, de forma alguma, saudável.

Casamento à distância

Se você acha que esse tipo de relacionamento é comum entre os namorados, fique sabendo que pessoas casadas também se relacionam à distância. É o caso da Thaís Coimbra, que mora em Bauru, e seu marido, que mora em São Carlos.

O namoro dos dois só começou depois que João Eduardo já havia saído de Bauru para trabalhar em São Carlos, e nisso já se vão dez anos de muita união. Mas Thaís conta que, apesar da distância, o relacionamento nunca passou por períodos conturbados, mesmo vivendo um relacionamento sem regras.

“Não baseamos o nosso relacionamento em regras, mas em princípios como respeito, confiança e lealdade (que, diga-se, não está relacionada apenas à fidelidade). Acho que esses são os maiores segredos para um relacionamento duradouro. Além disso, é preciso encarar a situação com otimismo. Um relacionamento à distância também têm várias vantagens. Por exemplo, a expectativa do reencontro é um tempero especial que faz muito bem para o relacionamento”, diz.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…