Bem ao contrário do que muitos falam, para o casal Denis Corrêa Vivan e Michelle Catarina Pires, viajar pode ser muito barato, mesmo para fora do Brasil. Apaixonados por viagens, o casal que vive em Bauru há dez anos, está acostumado a fazer viagens com o próprio carro, uma Montana adaptada com uma pequena cozinha e espaço para dormir. Todas as experiências eles contam no blog “Revolteio“, que faz parte da rede brasileira de blogueiros.

Nós conversamos com Denis, que está neste momento no Ceará ao lado da esposa, e soubemos mais detalhes desta e de outras viagens que o casal aventureiro já fez. Sabiam que eles já encararam o Chile de carro e até tomaram banho em postos de gasolina? Confira o bate-papo:

No “sobre” do blog vocês falam que as maiores desculpas são: “Não tenho tempo. Não tenho dinheiro. É muito longe”. De que forma vocês lidaram com esses obstáculos?
Denis: Nós temos um carro adaptado, que foi meu projeto de conclusão do curso da faculdade. É ao estilo do motor home. Quando a gente não acha um local para nos hospedarmos, a gente fica na própria caçamba do carro. Além disso, também temos uma pequena cozinha, que nos auxilia na economia do dinheiro, tanto com estadia, quanto com refeições. Algumas hospedagens a gente também faz pelo site couchsurfing, que promove troca de hospedagens gratuitas, ou em pousadas mais baratas. Dessa forma, o nosso maior gasto é com o combustível. Em relação ao tempo, como hoje estou trabalhando no sistema home office, tenho uma rotina mais flexível. Já a minha esposa faz doutorado e dedica-se aos estudos e também fica mais fácil para conseguir datas. Quando os dois estavam trabalhando registrados, a gente utilizava os feriados e as férias para viajar. O segredo é se virar com o dinheiro que se tem.

De quem foi a ideia e quando surgiu a vontade de viajar por aí?
Denis: Nós começamos a viajar juntos e de carro em 2009. Foi nesta época que começamos a fazer viagens mais longas, primeiro no Brasil. E a ideia foi nossa mesmo, dos dois. Começamos a acampar e curtir as viagens. Parece que, quanto mais você viaja, mais você quer conhecer novos lugares. É um vício saudável.

E como surgiu o blog?
Denis: Em 2009 eu comecei um blog, mas postava só algumas coisas das viagens, poucos detalhes. Era mais para os amigos e para os parentes. Aí, ele começou a crescer e, em 2013, eu deixei ele mais bonito e começar a postar mais. Com isso, o blog teve ainda mais acesso, inclusive nas redes sociais. Hoje o nosso Facebook tem mais de dez mil seguidores e fazemos parte da rede brasileira de blogueiros de viagem e já saímos em algumas mídias. Está crescendo bem e com isso, temos conseguido algumas parcerias.

Vocês viajam exclusivamente por terra?
Denis: Sim, por enquanto viajamos exclusivamente por terra, mas porque gostamos muito de viajar de carro, já que assim eu e minha esposa conseguimos aproveitar mais o caminho. Nós conseguimos ver todos os pontos turísticos que estão no caminho até o destino final. A viagem de avião pode até ficar mais barata e ser mais rápida, mas você conhece só o destino final da viagem. se você está de carro, você para onde quiser, dorme e aproveita outros locais. Eu, particularmente, sou bem a favor das viagens de carro.

Vocês enfrentam muitas dificuldades fazendo esse tipo de viagem?
Denis: Sim, encontramos algumas dificuldades, como o preço do combustível. No Brasil, ele é bem caro, sem contar que algumas estradas sem bem ruins. Claro que não são todas, tem muita estrada boa, mas encontramos alguns problemas no caminho. O fato de ir de carro também é bem cansativo, mas acredito que os problemas sejam só esses. Nós sabemos dos riscos, mas não tivemos grandes problemas.

Como é o planejamento?
Denis: Sobre o planejamento. Acredito que o planejamento seja tão legal quanto a viagem. Muitas vezes, ficamos meses só planejando a viagem. É tudo muito gostoso. A gente costuma fazer um roteiro, mas nem conseguimos seguir. Acontece de chegar em um local que achávamos que era legal e chega na hora, nem é tão bom assim. Mas no geral passamos bastante tempo planejando e é bem legal.

Por que vale a pena continuar fazendo isso?
Denis: Viajar vale muito a pena porque a gente gosta muito. Não é nem pelo blog porque, antes dele, a gente já gostava de viajar e conhecer novos locais. A gente volta de uma viagem, já pensando na próxima que iremos fazer.

Vocês viajam continuamente ou fazem uma viagem, voltam e depois embarcam em outra?
Denis: A gente gostaria muito de ter essa ‘pegada’ de viajar continuamente. Passar anos viajando e ficar com calma em cada local. Mas, infelizmente, por enquanto ainda não é possível. Mas esta viagem que estamos fazendo agora, no Ceará, nós já estamos há um mês e vamos ficar mais um mês, até voltarmos a Bauru. Eu percebo que, gradativamente, nós estamos aumentando o tempo das nossas viagens. Outro detalhe é que sempre tentamos ir para novos lugares e conhecer algo que a gente ainda não visitou.

Quantos destinos já visitaram?
Denis: Olha… pergunta difícil! No nosso blog tem 60 posts de destinos, mas já visitamos mais de 60 porque, às vezes, fazemos um post sobre o Mato Grosso do Sul, por exemplo, mas lá visitamos muitas cidades, muitas cachoeiras. Então, acredito, que tenhamos visitado mais de 150 destinos.

Tem planos de viagens para o futuro?
Denis: É o que a gente mais tem. Acredito que a próxima grande viagem seja para a Europa e aí não iremos de carro.

Qual o lugar que vocês mais desejam conhecer?
Denis: Bom, para mim e para a minha esposa não há um local específico, queremos conhecer o mundo.

Qual destino que vocês visitaram e recomendam para todo mundo?
Denis: O lugar que a gente adorou é a Chapada Diamantina. É bem no ‘miolo’ da Bahia, no meio do sertão e você encontra cachoeiras e um lugar lindo. É muito legal. Eu recomendo sempre. Fomos em 2012 e queremos voltar.

Uma dica para quem usa as desculpas “Não tenho tempo. Não tenho dinheiro. É muito longe”.
Denis: Acho que é preciso ter coragem, vontade e iniciativa. A primeira viagem que nós fizemos para fora do Brasil de carro foi em um Fiat Uno 1.0, ou seja, não tinha nada demais. Fomos até o Chile e viajamos 12 mil quilômetros e quase não gastamos dinheiro, foi mais com o combustível. Dormimos alguns dias no próprio carro, ficamos em casa de moradores e até tomamos banho em posto de gasolina. Tiramos o mês de férias e planejamos muito. Fizemos de tudo para acontecer e acredito que tenha sido a nossa melhor viagem. Claro que passamos alguns perrengues, mas tivemos muitas surpresas boas e conhecemos muita gente legal.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…