publieditorial

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) promoveram, nos últimos dias 26 e 27 de agosto, uma maratona criativa com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. O evento, inédito na cidade, contou com a participação de aproximadamente 40 estudantes de todos os anos dos cursos.

O objetivo era criar uma campanha publicitária em 24 horas para promover o novo Ecosport para os clientes da Disbauto, concessionária da Ford em Bauru. “A ideia surgiu, a partir de um bate-papo entre mim e o professor Paulo Nascimento, do curso de Publicidade, onde o nosso desejo era permitir que os alunos, ainda na faculdade, conhecessem de forma real a dinâmica do mercado publicitário”, explica Carina Nascimento, professora do curso de Publicidade e Propaganda da FIB.

A Maratona Criativa começou no sábado (26), às 08h30 e foi até às 8h do domingo (27). Durante esse período, os alunos foram divididos em cinco agências, com sete integrantes cada, receberam o briefing de lançamento do produto e desenvolveram o projeto.

A ação foi fruto de uma parceria da FIB com a House Criativa– agência que realiza a gestão da conta publicitária da Disbauto há quase quatro anos. Os estudantes foram liderados pelos professores Paulo Nascimento, Carina Nascimento e Angélica Santini, coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual.

Passo a passo

Após a análise do briefing, os estudantes se deslocaram até a Disbauto para realizar uma pesquisa de observação com os clientes e captar informações para o desenvolvimento das estratégias de campanha. Em seguida, eles voltaram à FIB e ficaram a manhã de domingo para desenvolver e finalizar a campanha. Nesse período, os alunos se organizaram em esquema de ‘acampamento’ no interior da faculdade.

Às 11h da manhã de domingo, as equipes apresentaram a campanha para o júri, formado por Ester Parreira, Aline Gonsales e Yago Rosa- diretora executiva, executiva de contas e assistente de criação da House Comunicativa, respectivamente. “Para nós foi muito produtivo e gratificante participar desta ação. Escolhemos a Disbauto por representar um desafio para os alunos”, afirma Ester. “A ideia era eleger uma agência campeã, mas decidimos por 1ª, 2ª e 3ª colocação, explica a diretora.

A equipe vencedora foi a Prize. No período estipulado, a agência criou um spot para rádio, dois anúncios para jornal e um anúncio no Canvas- recurso do Facebook que permite a produção de conteúdo multimídia e imersivo para dispositivos móveis. “A escolha da vencedora se deu pelo maior grau de acerto e aplicabilidade e eficiência regional da campanha e também por usar as novas mídias com muita eficiência”, esclarece Elisangela Parreira Barduzzi, diretora de criação da House.

Os integrantes da Prize foram os alunos: Stevan Gaspar (2° ano de Produção Audiovisual), Leonardo Ricci (2° ano de Publicidade e Propaganda), Gustavo Losilha (2° ano de Produção Audiovisual), Vitor Biondo (2° ano de Publicidade e Propaganda), Willian Pereira Lima dos Santos (1° ano de Publicidade e Propaganda), Luiz Antonio Ferreira Júnior (1° ano de Publicidade e Propaganda) e Ramon Lacerda (1° ano de Publicidade e Propaganda). “Para nós foi uma surpresa e felicidade, acreditávamos em nosso trabalho”, conta Gustavo Losilha. “Esse foi um trabalho de imersão, uma experiência real e que deu um gás para continuar e ter certeza que quero fazer Publicidade”, completa o aluno.
De acordo com Ester Parreira, a House irá aplicar as melhores propostas dos três grupos vencedores na campanha para divulgação do novo Ecosport pela Disbauto em Bauru.

Sobre a Maratona

O evento surgiu do anseio dos professores da FIB em permitir que os estudantes, ainda na faculdade, conhecessem na prática a dinâmica do mercado publicitário. O objetivo da Maratona Criativa foi oferecer ao aluno uma visão do ambiente publicitário, a partir do desenvolvimento de uma campanha que atenda os objetivos de comunicação de um cliente real.

A professora Carina, uma das idealizadoras do evento, conta que, devido ao sucesso, já há a previsão de uma segunda Maratona Criativa para o ano que vem.

“Nossos objetivos acadêmicos foram alcançados, os alunos ficaram extremamente motivados e a concessionária Disbauto aprovou os materiais de campanha desenvolvidos pelos alunos. Inclusive, tudo o que foi aprovado, foi veiculado no Jornal de Cidade e mídias sociais. Apesar de apenas uma agência experimental ter vencido a Maratona, acreditamos que todos saíram vencedores, porque o conhecimento é a maior de todas as recompensas”, diz.

Equipes vencedoras

1° lugar- Agência Prize
Luiz Antônio Ferreira Junior
Ramon Lacerda
Gustavo Losilha
Leonardo Ricci
Willian Pereira
Vitor Biondo
Stevan Gaspar

2° lugar- Agência Altitude

Anne Caroline Morais
Amanda Gomes
Marianna Silva
Pedro Melchior
Rogério Silveira
Paulo Alexandre Barros
Taynara Sanches

3° lugar- Agência Equipe

Ednei Damasceno Junior
Gabriela Covre Batista
Maiara Marciolli
Nataly Santos
Wesley Azevedo Santos
Maria Luiza Gomes
William Neves