publieditorial

As Faculdades Integradas de Bauru (FIB) promoveram, nos últimos dias 26 e 27 de agosto, uma maratona criativa com os alunos do curso de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual. O evento, inédito na cidade, contou com a participação de aproximadamente 40 estudantes de todos os anos dos cursos.

O objetivo era criar uma campanha publicitária em 24 horas para promover o novo Ecosport para os clientes da Disbauto, concessionária da Ford em Bauru. “A ideia surgiu, a partir de um bate-papo entre mim e o professor Paulo Nascimento, do curso de Publicidade, onde o nosso desejo era permitir que os alunos, ainda na faculdade, conhecessem de forma real a dinâmica do mercado publicitário”, explica Carina Nascimento, professora do curso de Publicidade e Propaganda da FIB.

A Maratona Criativa começou no sábado (26), às 08h30 e foi até às 8h do domingo (27). Durante esse período, os alunos foram divididos em cinco agências, com sete integrantes cada, receberam o briefing de lançamento do produto e desenvolveram o projeto.

A ação foi fruto de uma parceria da FIB com a House Criativa– agência que realiza a gestão da conta publicitária da Disbauto há quase quatro anos. Os estudantes foram liderados pelos professores Paulo Nascimento, Carina Nascimento e Angélica Santini, coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Produção Audiovisual.

Passo a passo

Após a análise do briefing, os estudantes se deslocaram até a Disbauto para realizar uma pesquisa de observação com os clientes e captar informações para o desenvolvimento das estratégias de campanha. Em seguida, eles voltaram à FIB e ficaram a manhã de domingo para desenvolver e finalizar a campanha. Nesse período, os alunos se organizaram em esquema de ‘acampamento’ no interior da faculdade.

Às 11h da manhã de domingo, as equipes apresentaram a campanha para o júri, formado por Ester Parreira, Aline Gonsales e Yago Rosa- diretora executiva, executiva de contas e assistente de criação da House Comunicativa, respectivamente. “Para nós foi muito produtivo e gratificante participar desta ação. Escolhemos a Disbauto por representar um desafio para os alunos”, afirma Ester. “A ideia era eleger uma agência campeã, mas decidimos por 1ª, 2ª e 3ª colocação, explica a diretora.

A equipe vencedora foi a Prize. No período estipulado, a agência criou um spot para rádio, dois anúncios para jornal e um anúncio no Canvas- recurso do Facebook que permite a produção de conteúdo multimídia e imersivo para dispositivos móveis. “A escolha da vencedora se deu pelo maior grau de acerto e aplicabilidade e eficiência regional da campanha e também por usar as novas mídias com muita eficiência”, esclarece Elisangela Parreira Barduzzi, diretora de criação da House.

Os integrantes da Prize foram os alunos: Stevan Gaspar (2° ano de Produção Audiovisual), Leonardo Ricci (2° ano de Publicidade e Propaganda), Gustavo Losilha (2° ano de Produção Audiovisual), Vitor Biondo (2° ano de Publicidade e Propaganda), Willian Pereira Lima dos Santos (1° ano de Publicidade e Propaganda), Luiz Antonio Ferreira Júnior (1° ano de Publicidade e Propaganda) e Ramon Lacerda (1° ano de Publicidade e Propaganda). “Para nós foi uma surpresa e felicidade, acreditávamos em nosso trabalho”, conta Gustavo Losilha. “Esse foi um trabalho de imersão, uma experiência real e que deu um gás para continuar e ter certeza que quero fazer Publicidade”, completa o aluno.
De acordo com Ester Parreira, a House irá aplicar as melhores propostas dos três grupos vencedores na campanha para divulgação do novo Ecosport pela Disbauto em Bauru.

Sobre a Maratona

O evento surgiu do anseio dos professores da FIB em permitir que os estudantes, ainda na faculdade, conhecessem na prática a dinâmica do mercado publicitário. O objetivo da Maratona Criativa foi oferecer ao aluno uma visão do ambiente publicitário, a partir do desenvolvimento de uma campanha que atenda os objetivos de comunicação de um cliente real.

A professora Carina, uma das idealizadoras do evento, conta que, devido ao sucesso, já há a previsão de uma segunda Maratona Criativa para o ano que vem.

“Nossos objetivos acadêmicos foram alcançados, os alunos ficaram extremamente motivados e a concessionária Disbauto aprovou os materiais de campanha desenvolvidos pelos alunos. Inclusive, tudo o que foi aprovado, foi veiculado no Jornal de Cidade e mídias sociais. Apesar de apenas uma agência experimental ter vencido a Maratona, acreditamos que todos saíram vencedores, porque o conhecimento é a maior de todas as recompensas”, diz.

Equipes vencedoras

1° lugar- Agência Prize
Luiz Antônio Ferreira Junior
Ramon Lacerda
Gustavo Losilha
Leonardo Ricci
Willian Pereira
Vitor Biondo
Stevan Gaspar

2° lugar- Agência Altitude

Anne Caroline Morais
Amanda Gomes
Marianna Silva
Pedro Melchior
Rogério Silveira
Paulo Alexandre Barros
Taynara Sanches

3° lugar- Agência Equipe

Ednei Damasceno Junior
Gabriela Covre Batista
Maiara Marciolli
Nataly Santos
Wesley Azevedo Santos
Maria Luiza Gomes
William Neves

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Negócios
Comentários estão encerrados

Verifique também

FIB apresenta curso de Administração com foco em empreendedorismo

Um dos aliados na hora de abrir o próprio negócio é a base teórica e, para isso, o curso d…