publieditorial

Palestras sobre cuidados paliativos em Bauru

Depois de acompanhar a jornada do primo-irmão, Eduardo, contra um câncer terminal, Tom Almeida, consultor de desenvolvimento humano para grandes empresas, percebeu que há muito que se fazer quando se acredita que não há mais nada a fazer. Ajudar a viver bem a morte é algo que mudou a vida dele e de seus familiares. A partir disso, Tom idealizou a I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos.

Para quem ainda não sabe, o conceito sobre o que realmente são os cuidados paliativos foi definido em 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e atualizado em 2002. O tratamento consiste na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que visa a melhoria da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. Os cuidados são feitos por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação impecável e do tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

Em Bauru, a Jornada tem como objetivo sensibilizar e qualificar profissionais, como médicos e enfermeiros, para os cuidados paliativos e engajar familiares na questão. Será um espaço de conhecimento, integração e transformação, com foco nos cuidados centrados no ser humano. O evento visa ajudar aos profissionais da saúde e aos familiares a lidar com este desafio tão grande que é cuidar de pacientes com doenças que ameaçam suas vidas.

“Com este evento, traremos a Bauru um conhecimento muito novo na medicina desta área tão importante e ainda pouco conhecida. Os cuidados paliativos integram os aspectos científicos e humanos”, conta Dr. José Roberto Ortega Júnior, um dos idealizadores da Jornada. No evento, Dr. Ortega irá compartilhar conceitos e valores nos cuidados paliativos, junto com outros importantes profissionais de São Paulo, como a Dra. Ana Claudia Arantes, maior especialista na área.

A I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos será realizada no dia 7 de outubro, das 8h às 18h30, no Colégio São José em Bauru. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link: www.sympla.com.br/jornada-eduardo-alferes

Os ingressos já estão à venda e o segundo lote vai até às 23h desta quarta-feira, dia 13/09, custando R$170. O terceiro lote será no valor de R$200 e será vendido até o dia 06/10. Todos os lotes incluem acesso total ao local do evento; welcome coffee e coffee breaks; brindes; acesso total às palestras e às atividades, além de coquetel de encerramento e autógrafos.

Confira a programação completa:

10h – A experiência do fim da vida: conceito e valores nos cuidados paliativo

Dr. José Roberto Ortega Júnior: Médico especialista em clínica médica, Intensivista e Hematologista com fellowship pelo Fred Hutchison Cancer Center. Pós-graduação em Cuidados Paliativos pelo Hospital Sírio Libanês. Paliativista do Hospital Estadual de Bauru. Coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed de Bauru. Coordenador do Serviço de Terapia Intensiva do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru.

11h15 – Hospice: Conheça o lugar para se morrer bem

Fabiana Chino: Enfermeira graduada USP, com especialização em Auditoria em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo e formação em “Advanced Course in Palliative Care Instituto Pallium da Universidad San Salvador” e convênio com Oxford International Centre for Palliative Care. Atuação ativa no Hospital Regional de Coari (AM); na unidade de internação oncológica do Hospital Albert Einstein, no Hospice Francisco Beira do TUCCA, Hospital São José, Hospital Premier e ICESP. Experiência na montagem e inauguração de hospices. Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP.

11h45 – Dor

Tema e palestrante a confirmar.

14h15 – O paciente simplificado

Francisco Marques Nogueira é psicólogo formado pela UFRJ e psicanalista, membro efetivo do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo. Criou o programa “O Paciente Simplificado” para os profissionais de saúde que precisam lidar com o sofrimento dos seus pacientes, mas desejam fazer isso de maneira a preservar as pessoas envolvidas: os próprios pacientes e seus familiares, as equipes de saúde e a si mesmos.

15h15 – O que aprendi ajudando uma pessoa a morrer

Tom Almeida formado em Comunicação com especialização em Desenvolvimento Humano. Formado em Coaching e Liderança pelo CTI-Coaching Training Institute e único brasileiro certificado na metodologia chamada de Play Your Bigger Game, com a qual atua no desenvolvimento humano em grandes empresas. Utilizou sua experiência com conversas sinceras, escuta verdadeira e sem julgamento para auxiliar seu primo, Eduardo Alferes a morrer.

15h45 – Atividade Escuta Empática

Experiência coletiva para o desenvolvimento de competências para o diálogo, utilizando os conceitos da Comunicação Não-Violenta. Visa fortalecer os canais de comunicação e colaborar para a transparência e a circulação da verdade. A prática irá proporcionar um espaço de autoconhecimento pessoal e da dinâmica interpessoal no sentido de ampliar a escuta dos participantes.

17h – A morte é um dia que vale a pena viver

Dra. Ana Claudia Quintana Arantes: Médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e responsável pela elaboração e implementação de políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor no Hospital Albert Einstein.

18h30 – Noite de Autógrafos com venda do livro da Dra. Ana Claudia Arantes Quintana – “A morte é um dia que vale a pena viver”

A I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos é oferecida pela Unimed Bauru com patrocínio do Colégio São José e apoio da Press Gráfica.

Serviço
I Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos – 07/10, a partir das 8h
Local: Colégio São José – R. Antônio Alves, 12-66
Inscrições: https://www.sympla.com.br/jornadacuidadospaliativos
Mais informações: (11) 97060-0064 (Tom Almeida)
Email: [email protected]

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…