Da classe ao mercado em Bauru

Em parceria com a Universidade de Sevilha, da Espanha, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Bauru, realiza o “Festival de Criatividade e Comunicação: Da Classe ao Mercado Internacional”.

O evento finaliza a terceira edição do projeto “De la clase a la cuenta – Da classe ao mercado”, uma experiência de formação profissional que teve início há mais de 20 anos com a professora Ana Cortijo, na Universidade de Sevilha.
Realizado na próxima quinta-feira, dia 21 de setembro, às 18h30 o evento é gratuito e aberto a todos os interessados. Quem não pode comparecer tem a oportunidade de acompanhar ao vivo pela FAAC WebTV e pela TV Unesp com tradução simultânea para o espanhol.

Da classe ao mercado

A proposta é preparar o aluno para a inserção no mercado de trabalho ao formar agências de comunicação com estudantes. A partir de um cliente real, os universitários criam ações comunicativas baseadas em um briefing previamente definido.

Nesta edição, os alunos reunidos em agências tiveram como cliente a empresa Duratex, maior produtora de painéis de madeira, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul. A Duratex é líder no mercado brasileiro com as marcas Deca, Hydra, Durafloor e tem mais de 65 anos de experiência nos mercados da América Latina, Europa e EUA.

O desafio colocado aos estudantes que participam do projeto é o de criar valor para a marca com visão sustentável e inovadora, a partir da percepção de seus públicos estratégicos. O objetivo é que a Duratex seja reconhecida como a melhor opção em painéis e pisos. Para isso, os estudantes devem explorar o uso de plataformas de comunicação integrada online e offline.

Reta final

Ao todo, são 110 pessoas envolvidas no projeto entre alunos de graduação, alunos de mestrado/doutorado, professores, funcionários técnico-administrativos e membros da diretoria.

Os estudantes da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Relações Públicas, Jornalismo, Rádio e TV e Design, formaram cinco agências com seis integrantes cada.

Depois de cerca de dois semestres de trabalho, as agências de comunicação formadas por alunos de vários cursos da FAAC apresentam no dia 21 de setembro, o planejamento e as peças de comunicação criadas por eles. O material, apresentado publicamente durante o Festival de Criatividade e Comunicação, será avaliado por um corpo de jurados formado por profissionais de comunicação.
O júri será composto por profissionais experts na área da comunicação, publicidade, marketing e design, e também de importantes representantes da mídia regional, como TV Tem e Jornal da Cidade, além do próprio cliente, que este ano é a Duratex.

O que estes alunos irão ganhar?

O prêmio principal é o fato de ter implementada uma campanha de comunicação de um cliente real e de grande expressão nacional ainda estando na graduação. Além disso, existe um prêmio surpresa – apenas a comissão principal do projeto sabe. O mistério faz parte do Festival e a premiação final é revelada durante o evento. Como referência, os prêmios das edições passadas foram:

– 1ª Edição: Raízen (2015): Conhecer a Universidade de Sevilha e o Projeto ‘De la Clase a la Cuenta’ versão espanhola;
– 2ª Edição: Exército Brasileiro (2016): Conhecer as Bases das Forças Armadas, Escolas, QG de Comunicação na Amazônia e Rio de Janeiro.

Programação

O evento, que começa às 18h30, além de mostrar e premiar o trabalho dos participantes, terá uma programação cultural com a abertura a cargo do Grupo de Tambores do Templo Tenrikyo e no momento da decisão do júri, a plateia do evento, bem como os internautas poderão desfrutar da apresentação da Banda Sinfônica Municipal e da Bateria da Atlética da Unesp, a Naumteria, que também encerrará o Festival.

Além do voto dos jurados, escolhendo a Melhor Campanha, será dado o Prêmio de Agência mais popular, escolhido pelo público via Internet.

Para a professora Célia Retz, coordenadora do projeto na Unesp, o evento é uma importante oportunidade de aproximação da universidade, com a comunidade e o mercado, sobretudo na área de comunicação.

“O Programa possibilita uma experiência ímpar para os estudantes de comunicação, na medida em que podem avaliar, estudar a melhor estratégia e elaborar uma campanha de comunicação para um cliente real, atuando como uma agência no mercado profissional”, diz.

Serviço
Festival de Criatividade e Comunicação da Unesp – 21/09, a partir das 18h30
Local: Anfiteatro Guilhermão – Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01
Mais informações: www.delaclasealacuenta.com
Telefone: (14) 99643-8463 (Profª Raquel) ou (14) 98204-4760 (Profª Célia)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…