Quem usa maquiagem diariamente sabe a luta que é para fazê-la durar no calor de Bauru. A pele sua, fica mais oleosa e a make incrível que a gente faz, fica acabada, antes mesmo de chegar ao trabalho.

Mas, fique calma! Parece difícil deixar tudo intacto, mas não é impossível. Se você não sabe mais o que fazer para deixar a make plena o dia todo, confira as dicas que os profissionais de Bauru compartilharam com a gente. São truques fundamentais para a durabilidade da make nos dias mais quentes.

1- Para não derreter!

Há quatro anos fazendo as makes das bauruenses, João DiCarvallho conta que é essencial preparar a pele antes de aplicar qualquer produto. O maquiador ainda diz que lavar o rosto não é o suficiente, principalmente nos dias mais quentes.

“Eu sempre gosto de apostar em uma boa preparação de pele. A maioria das pessoas lava o rosto e já pensa que a pele está pronta para receber a maquiagem, mas o preparo vai muito além. Precisamos higienizar, tonificar e hidratar nossa pele para que ela fique realmente limpinha para aguentar esse tempo caloroso. Eu sempre busco bons primers e bons pós translúcidos. Nem todo produto aguenta esse calor, mas com a ajudinha desses produtos que eu citei, a durabilidade no rosto será muito maior”, revela.

Mas, se você está preocupada com os gastos destes produtos, fique tranquila. João afirma que hoje em dia a diversidade de produtos baratos é grande e eles são tão bons quanto os produtos mais caros e reconhecidos. Já em relação a aposta para a make do verão, o maquiador diz que está em uma fase iluminada.

“Creio que todos os maquiadores vivem de fases. Eu, por exemplo, estou em uma fase de iluminadores e um olho mais clarinho e iluminado. Acredito que essa tendência ficará por um bom tempo! Eu, particularmente, apostaria no gloss e nos iluminadores, pois é algo que eu e minhas clientes estamos amando muito. Mesmo muitos gostando de uma coisa mais matte, creio que essa onda já passou um pouco”, conta.

2- Make selada

Há muitas dicas de como fazer uma maquiagem durar e, segundo a maquiadora Mayra Ferraz, alguns truques vão de acordo com o tempo necessário para a make ficar inteira.

“Uma make que resiste bem ao tempo e à temperatura tem que ser selada, intercalando produtos mais cremosos e em pó. Porém, esse acabamento, por mais perfeito que seja, costuma ficar visível aos olhos, então eu costumo indicar esse tipo de dica para grandes eventos noturnos ou para fotos”, explica.

Mayra começou a atuar no mundo da maquiagem em 2008 aqui em Bauru. Elá já passou pela fase profissional e, hoje em dia, faz produções para o projeto BD Fashionista e é assessora. Para ela, a aposta do verão é uma maquiagem básica.
“O visual para a make do verão tende à ‘make nada’, que está em alta há algumas temporadas. Eu aposto nos iluminadores líquidos usados nas têmporas com bastante máscara e um contorno suave, mais para o ‘bronzer’, do que para contorno, afinal é verão”, aposta.

3- Água + sais minerais

Um produto que tem ficado famoso é a água termal, mais mineral do que a comum e que contribui para a reposição de sais minerais e hidratação. Além disso, a água termal melhora estados inflamatórios e a irritação da pele. Quem usa, indica e ama o produto é a maquiadora Debora Okano. Essa, inclusive, é a dica dela para a make durar mais tempo no calor de Bauru.

“A gente precisa ir ‘caçando’ maneiras de deixar a pele bem o dia todo. Uma das principais dicas, justamente por ser o primeiro passo, é sempre manter a pele muito limpa (limpa mesmo), tonificada e hidratada! A gente precisa ‘explicar’ para a pele que está calor, mas está tudo bem, não precisa fabricar mais óleo à toa! Uma dica que amei quando descobri, é a utilização da água termal. No calor pode fazer ‘festa’ com a água termal: antes da maquiagem, durante a maquiagem e depois da maquiagem. É vida!”, explica.

Maquiadora há quatro anos, Debora conta que para o verão de uma cidade quente como Bauru a maquiagem segue o estilo “fresquinho”. “Tenho gostado muito das peles nuas e, pelo jeito, o calor não vem fraco, então a utilização de menos produtos é o segredo. Nas cores, os tons rosados, avermelhados e aqueles laranjinhas tipo vitamina C chegaram chegando, sejam nos lábios ou nos olhos. É o casamento perfeito para se inspirar e se manter refrescante nessa estação maravilhosa!”, conta.

4- Proteção em pó

Que tal juntar dois produtos em um? O filtro solar em pó é a dica da Juliana Mello, maquiadora há cinco anos. Além de ser um pó, ele tem a proteção solar e pode ser usado no dia a dia sem problemas. Para a maquiagem durar ainda mais, ela ainda revela outros truques.

“Temos que procurar produtos livres de óleo, além disso, os mais fluidos e levinhos, geralmente, duram mais. Uma dica que eu sempre dou para o dia a dia é usar filtro solar em pó, que parece um pó normal, mas tem a proteção solar. Ele é fácil de retocar durante o dia, sem ter que tirar a make”, conta.

Já para a aposta para a estação, Juliana acredita que acima de qualquer tendência, o que vale é se sentir bem. “Verão já chama cores mais quentes, principalmente quando o assunto é batom. A make natural está super em alta e com os tons quentes, mas acima de qualquer moda, o que vale é você se sentir bem com o que está usando. Não vale usar algo que não tenha nada a ver com você, só porque está na moda. Faça sua escolha com personalidade e se joga, seja na make ‘acordei linda’ ou aquela mais arrasadora”, diz.

5- Longa duração

Para uma maquiagem aguentar até a noite, alguns retoques durante o dia são fundamentais. Para Jo Araújo, o segredo é carregar alguns produtinhos essenciais na bolsa e manter uma rotina diária de cuidados para que a maquiagem possa fixar melhor no rosto.

“Muitas meninas acabam utilizando bases diversas com efeito matte que prometem uma duração boa, mas se esquecem de pequenos detalhes que fazem toda diferença. Os mais significativos são: escolher um bom primmer; sempre selar a base com um pó (muitas esquecem desse passo e a base acaba ficando no celular, na roupa ou escorrendo pelo rosto); e carregar um lencinho só para encostar no rosto, enxugando o suor e a oleosidade. Se puder, aconselho a carregar o seu pó, para ‘matificar’ a pele durante o dia”, diz.

Jo ainda conta que optar por bases mais leves ou pelo uso em menor quantidade ajuda na duração da maquiagem. Já para o batom, ela opta por produtos matte e versões líquidas que prometem longa duração. Quanto aos olhos, Jo indica produtos à prova d’água.

Depois de quatro anos como maquiadora profissional, ela lançou o blog para comemorar. E lá, você pode encontrar dicas como o que será usado nas maquiagens de verão. “De acordo com o mundo da maquiagem e alguns desfiles, para esse verão os produtos em creme, pele sutil e blush com cor de saúde estarão em alta. Além disso, o iluminador sobrevive firme e forte (inclusive buscando um efeito molhado na pele)! Acredito que a proposta para a estação será voltada para uma maquiagem mais natural, deixando o foco dos contornos faciais um pouco de lado. Para sombras, aposto em tons quentes, sombras mais avermelhadas, marrom telha e alaranjado”.

6 – Pó translúcido

Um dos queridinhos para a make quando o assunto é fixação, é o pó translúcido. Ele vai ajudar a deixar a pele com uma textura acetinada e matte. Para Uly Schimidt, esse tipo de pó é a chave para a durabilidade da maquiagem.

“A cidade realmente é bem quente, mas é possível fazer uma make que resista ao calor. Hoje em dia, os cosméticos estão cada vez melhores em questão de fixação e durabilidade. A minha dica é apostar em um pó translúcido, ele é o que realmente vai dar fixação para a make. O que também ajuda bastante a fixar mais a maquiagem é a preparação da pele antes de começar a make, ou seja, limpar bem e tonificar é fundamental”, explica.

Já as tendências da estação, segundo a maquiadora há seis anos em Bauru, é a pele com brilho. “O que irá vir com tudo para essa estação será a pele glow – tons quentes e uma aparência bem iluminada. Para isso, um bom iluminador não pode faltar na maletinha”, conta.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…