Festival Sonora Ciclo Internacional de Compositoras em Bauru

Com o objetivo de dar visibilidade às mulheres na música, em 2016 nascia o SONORA – Ciclo Internacional de Compositoras. Tudo começou com a hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini. O intuito dela era romper com o mito de que existem poucas compositoras.

A hastag foi difundida internacionalmente acompanhada de vídeos de mulheres tocando canções autorais. A repercussão deu origem a um grupo de discussões na internet e, a partir daí, nasceu a ideia de criar o festival que ganhou amplitude e atingiu 21 cidades em seis países.

Neste ano, os números se aumentaram: já são 68 cidades de 16 países participando. Uma dessas cidades é Bauru, que vai receber o festival pela primeira vez. O evento será realizado neste fim de semana, em dois dias, na sexta-feira (29) e no sábado (30), no Espaço Gaia e conta com uma vasta programação.

Sexta-feira – 29/09, das 20h às 22h30 (entrada gratuita)

– Roda de conversa com o tema “A Mulher na Música, na Arte e no Mundo”. Intermediado pela jornalista Juliana Ramos, a conversa contará com convidadas especiais que atuam em diversos segmentos da música. O bate-papo se inicia com uma vivência musical liderada por Juliana Abra, Mestre em música pela Unicamp, professora de piano, canto e musicalização infantil além de atuar na formação de profissionais da música. A roda de conversa é aberta ao público leigo.

Sábado – 30/09, das 14h às 21h (entrada R$5,00)

– Apresentação de compositoras previamente selecionadas. Ao todo, serão nove pocket shows com Ariani Merino, Mariana Lacava, Adriana Cavallari, Lizze Ferrer, Luciana Pires, Manu Saggioro, Daísa Munhoz, Mah Fernandes e Carol Costa, além da DJ Bruna Novelli.

Festival Sonora em Bauru

A intenção do festival, como um todo, é que compositoras ocupem palcos no mundo todo e mostrem suas criações e aqui em Bauru não é diferente. O evento coloca em destaque a composição feminina bauruense. Além disso, outras iniciativas que promovam a mulher na música são bem-vindas, como técnicas (som, luz, mixagem, masterização etc.), produtoras, intérpretes, fotógrafas, videomakers e outras, assim como na arte de forma geral.

O público-alvo é mulher?

O festival está aberto para receber a todos: homens e mulheres. Apesar de o foco ser “a mulher criando”, os homens são muito bem-vindos como espectadores, já que o ideal é que um dia realmente se consiga chegar numa igualdade de gênero e respeito mútuo pela existência de cada um no mundo, se evidencia ainda mais a importância do festival ser prestigiado por homens. A mulher faz, produz, executa, cria, brilha, e os homens tem a oportunidade de aprender, observar, apoiar e participar como público.

Para saber mais siga o @sonorabauru no Instagram e no Facebook pela página do Jardim Cultural Bauru, organizador do evento aqui na cidade.

Serviço
Festival Sonora – 29/09 e 30/09
Local: Espaço Gaia – Rua Mário dos Reis Pereira, 3-139, Parque Colina Verde
Mais informações: (14) 3018-5917

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…