publieditorial

A partir desta terça-feira, 3 outubro, a FIB – Faculdades Integradas de Bauru – começa a realizar uma ação de prevenção da saúde em comemoração ao Outubro Rosa e ao Dia de Combate e Prevenção à Sífilis, comemorado sempre no terceiro domingo do mês de outubro. Na ocasião, será realizado um teste rápido entre as pessoas interessadas e o resultado sairá em 15 minutos. E em casos positivos, o indivíduo será encaminhado para o CTA de Bauru (Centro de Testagem e Aconselhamento).

Doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidume, a sífilis pode ser transmitida pelo sexo desprotegido com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no parto. Perigosa, a doença pode manifestar em três estágios: os primeiros sintomas são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. Depois, podem surgir manchas em várias partes do corpo (inclusive mãos e pés) e queda dos cabelos. Após algum tempo as manchas também desaparecem, dando a ideia de melhora, mas na realidade, a doença permanece estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo, inclusive, levar à morte.

Por isso, o diagnóstico adequado é tão importante, já que somente após ele, será iniciado o tratamento de acordo com cada estágio da doença.

“É importante a participação das mulheres nesta importante ação que conta com o apoio dos profissionais habilitados e alunos do 4º. Ano do Curso, que realizarão os procedimentos com seguridade, competência e precisão dos diagnósticos”, explica a coordenadora do curso de Biomedicina da FIB, professora Ana Paula Battochio.

Sobre o Outubro Rosa
Durante todo o mês de outubro é realizado o Outubro Rosa, mês com vários eventos de conscientização à prevenção do câncer de mama e que estimula a participação de mulheres, empresas e a sociedade em geral de todo o mundo. Segundo o site oficial do evento, Outubro Rosa.org, as ações começaram a ser amplamente difundidas com entidades nos Estados Unidos, mais precisamente nas cidades de Yuba e Lodi, que utilizavam laços cor-de-rosa para sensibilizar a população em relação ao diagnóstico precoce da doença.

Em Bauru, os alunos de Biomedicina da FIB também estarão com ações durante todo este mês, colaborando em prol da conscientização aqui também em nossa cidade.

Curso de Biomedicina

Uma das graduações disponíveis nas Faculdades Integradas de Bauru é a de Biomedicina, cujo profissional formado torna-se responsável por auxiliar no diagnóstico das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las através da realização de diferentes exames laboratoriais. O biomédico atua em ações de prevenção e promoção da saúde dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios éticos em hospitais, laboratórios clínicos ou de pesquisa, órgãos públicos de saúde, clínicas de imagem e de reprodução, bancos de sangue, perícia criminal, indústrias de análises ambientais e bromatológicas ou em clínicas de estética. Ao todo, são 35 áreas de atuação que estão em ampla expansão e que absorvem rapidamente esses profissionais para o mercado de trabalho.

O curso da FIB tem nota quatro na avaliação do MEC, conta com professores mestres e doutores habilitados nas áreas específicas e a faculdade possui ampla estrutura física para o ensino, com um complexo de laboratórios modernos e bem equipados (Anatomia, Microscopia, Multidisciplinar, Bromatologia, Radiologia e Análises Clínicas) que atendem todas as áreas, e permitem desde o primeiro ano a realização de atividades práticas. Os alunos têm a oportunidade de fazer o estágio supervisionado por profissionais extremamente capacitados, no Laboratório de Análises Clínicas da FIB, no período noturno, proporcionando a oportunidade de vivenciar a rotina do biomédico, com a realização de atividades práticas e atendimento à comunidade. Ou seja, há o preparo qualificado para o mercado de trabalho nas diferentes áreas de atuação.

Vestibular

As inscrições para o vestibular de Biomedicina e outros cursos já estão abertas e podem ser feitas pelo link: www.fibbauru.br/inscreva-se.

Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a instituição disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a FIB oferece também a opção de um financiamento de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço
Atividade: Testes rápidos para triagem da Sífilis
Duração: Durante o mês de Outubro (03 à 31/10, exceto as segundas-feiras)
Local: Laboratório de Análises Clínicas da FIB (Bloco A)
Horário de atendimento: 15h às 22h de terça a sexta-feira.
A FIB está localizada na Rua José Santiago, quadras 15 e 16 s/n, Vila Popular do Ipiranga (próximo ao Condomínio Quinta Ranieri)
Mais informações sobre os vestibulares: www.fibbauru.br/inscreva-se.
Telefone: (14) 2109-6206

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…