publieditorial

reformas das casas em Bauru

Quando o assunto é reforma, todas as pessoas têm algo para contar sobre erros construtivos, desperdício de dinheiro e de tempo, e muita frustração. O que começa como um sonho termina como pesadelo, podendo até mesmo ter como consequência a desvalorização do imóvel após a obra.

Por isso, a professora Dra. Paula Valéria Chamma, coordenadora do curso de Arquitetura das Faculdades Integradas de Bauru (FIB), separou cinco dicas essenciais para ninguém enlouquecer com a reforma e obter o sucesso buscado com a obra. Para ela, tudo começa com a escolha de um bom arquiteto, que poderá supervisionar e auxiliar em todas as etapas da reforma. Confira:

DICA 1-Não reforme sem arquiteto

“Os aborrecimentos de uma reforma podem ser evitados com a contratação de um arquiteto, antes de se iniciar a reforma. Uma simples consulta com esse profissional fará você perceber a importância dos serviços que ele pode prestar e ainda terá a ajuda ao reavaliar suas reais necessidades. A solução do seu problema pode ser apenas mudar a posição de mobiliários, alterar funções e circulações, sem mesmo construir nenhum metro quadrado a mais. Outras vezes, com a intervenção de um arquiteto, você poderá evitar demolições desnecessárias ou prejudicar estruturalmente o seu imóvel.”

 

DICA 2-Siga o projeto

“Se já contratou um arquiteto, siga rigorosamente o que foi definido por ele. Se na fase do projeto você não está satisfeito com as ideias propostas, solicite ao seu arquiteto todas as alterações necessárias. Certamente, ele irá preferir alterar o projeto às mudanças no decorrer da obra. Muitas reformas necessitam de aprovação em prefeitura e tramitações burocráticas, seu arquiteto saberá disso e te ajudará a resolver com muito mais eficácia. Lembre-se que um bom projeto não se faz da noite para o dia. É necessário tempo para planejamento.”

 

DICA 3-Faça orçamentos

“Orçamentos de mão de obra e de materiais podem fazer você economizar bastante. A comparação não deve ser só em relação ao preço, mas também com a qualidade de materiais ou serviços e de prazo de entrega. Trabalhando com antecedência será possível buscar profissionais especializados para os serviços da sua obra e encontrar materiais com preços acessíveis. E mais uma vez, é o arquiteto quem poderá te dar opções de materiais para obter o efeito estético desejado, e muitas vezes, gastando menos do que você imaginava.”

 

DICA 4-Entenda os prazos

“Toda reforma requer agilidade e a necessidade de trabalhar com planilhas de controle de obras. É importante compreender que podem ocorrer infortúnios quanto à entrega de materiais e em relação à contratação de serviços. Dessa forma, o seu arquiteto, com as experiências obtidas por outras reformas, pode ajudar você a evitar problemas.”

 

DICA 5-Mantenha a obra limpa

“A limpeza da obra deve ser uma constante, assim como a segurança. A logística de circulação no imóvel durante a reforma também deve ser planejada, principalmente se a reforma acontecer sem que você desocupe o imóvel. A fiscalização da obra pelos proprietários do imóvel e pelo arquiteto responsável é fundamental para garantir um bom andamento dos serviços e da convivência compartilhada entre moradores/usuários e fornecedores/prestadores de serviços.”

 

Arquitetura na FIB

Segundo a professora, o ensino de projetos nas escolas de arquitetura é primordial, já que abordam importantes temas, como habitação social, edificações multipavimentos, preservação do patrimônio, requalificação urbana e projetos paisagísticos. Além disso, o curso de arquitetura tem o objetivo de preparar seus alunos para projetos de reforma em diferentes escalas, seguindo as atribuições profissionais orientadas pelo Conselho de Classe (CAU) e pelas Diretrizes curriculares nacionais.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FIB – Faculdades Integradas de Bauru tem preparado seus futuros arquitetos para atender a essa demanda. Exemplo disso é que os alunos do 1º ano do curso já estão desenvolvendo um projeto de reforma habitacional, a partir de um caso real de reforma em uma casa no município de Piratininga-SP, nas disciplinas Projeto II e Arquitetura de Interiores Comerciais. O projeto faz parte de um trabalho interdisciplinar do curso e os alunos têm a oportunidade de discutirem o tema e desenvolverem propostas projetais.

As inscrições para o vestibular 2018 para o curso de Arquitetura na FIB já estão abertas e devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br.

A prova será realizada no dia 21 de outubro às 15h. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB – Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadras 15 e 16
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pessoalmente, na Rua José Santiago, Quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP).
Site: www.fibbauru.br.
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…