Resgatar a memória, o ser e sua atuação no coletivo. É com essa temática, “Lugar Memória”, que chega em sua sexta edição do Festival de Artes Cênicas (Face), que percorrerá espaços de Bauru de 14 a 28 de outubro com uma variedade de atividades culturais. Os patrocinadores oficiais do evento são a Caixa Econômica Federal e o governo federal.
“Os lugares memória são, antes de mais nada, restos de existência, vivos, transformados e pulsantes na criação. Estes lugares resgatam o ser, sua essência individual e sua atuação no coletivo”, ressalta a diretora do festival, Andressa Francelino.

O festival engloba não só teatro, mas dança, circo, através de apresentações e atividades de formação. Haverá bate-papo após os espetáculos com a presença do mediador Aguinaldo Moreira de Souza.

São grupos de vários estados brasileiros, e também internacionais. “Neste ano teremos atores, bailarinos e músicos da Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong, da província de Hubei (China), que trazem o palco muito da cultura tradicional chinesa”, destaca Andressa. Outros destaques também ficam para o espetáculo com a famosa companhia Ballet Stagium, de São Paulo, numa apresentação marcante de 46 anos. O grupo Coletivo Negro, também da capital, traz um espetáculo sobre a periferia negra. A peça é também tributária ao legado dos Racionais Mc’s.

Os realizadores do 6º Face são o Protótipo Tópico, a Prefeitura Municipal, a Secretaria de Cultura, a Sociedade Amigos da Cultura (SAC). Coorealização: Tusp Bauru, SESC Bauru, Unesp – FAAC e Instituto Confúcio. A direção geral é de Andressa Francelino, direção artística de Fábio Valério e coordenação de Lidiane Marques.

Confira a programação:

Dia 14/10
APRESENTAÇÃO: SerEstando Mulheres
Local: Espaço Potótipo
Horário: 21h
Grupo: Lume
Cidade: Campinas – SP
Classificação indicativa: 16 anos
“SerEstando Mulheres” é uma história “dançada” pela atriz, sobre si mesma e sobre outras mulheres. Uma colcha de retalhos, pedaços conhecidos e sempre ressignificados, espalhados por diversos espetáculos. A matéria que o compõe surge de momentos distintos do seu caminhar de atriz e mulher no Lume Teatro. Um encontro forte e delicado com o feminino, onde a atriz narra através das imagens que cria e corporifica, seu saber impresso no corpo.

Dias 15, 16 e 17/10
Oficina: Traços da ação – introdução aos princípios básicos da Biomecânica Teatral de Meyerhold para a construção da ação. Ministrada por Marcelo Bulgarelli. O curso propõe uma introdução prática às técnicas de construção da ação física baseada nos princípios do sistema de Biomecânica de Meyerhold, visando ao exercício da consciência corpórea que este sistema oferece independente do estilo de atuação.
Local: Espaço Protótipo
Público alvo: atores, bailarinos, diretores, músicos, estudantes de artes cênicas e interessados em geral.
20 vagas
Hora: 9h às 13h
Grupo: Rakurs Teatro – Porto Alegre
Classificação indicativa: livre

Dia 15/10
Espetáculo: Berenices
Local: Sesc Bauru
Horário: 15h
Grupo: Morpheus – SP
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Pessoas sentem e pensam muitas coisas, às vezes tudo ao mesmo tempo. Imagine conseguir ver seus sentimentos, pensamentos e sensações tomarem forma? Berenices, o novo espetáculo do grupo Morpheus utiliza as linguagens do teatro de animação e das máscaras para narrar a saga da pequena Berenice e seu encontro consigo mesma e com o mundo.

Dia 16/10
Espetáculo: Circo de dois
Grupo: Cia Pé de Chinelo
Classificação indicativa: Livre
Local: Praça da Hípica
Horário: 19H
Sinopse: Palhaça Jirda chega com Seu parceiro Bisgoio, para fazer aquele que seria o maior Espetáculo de todos os tempos, ela se apresenta e convoca o público. O que era pra ser a consagração dessa dupla se torna um grande fiasco em meio a números de grande periculosidade, malabarismo e muita música, tudo vai por água abaixo.

Dia 16/10
Oficina: Estando Palhaço
Horário: 14 às 17h
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Sinopse: A oficina consiste em um mergulho no universo do palhaço possibilitando que os participantes individualmente possam entrar em contato permitindo o jogo da relação com o mundo, objetos, pessoas e público. Um verdadeiro despertar do corpo, emoções, sentimentos e um fortalecimento do acreditar em si.
Indicação: Interessados em geral.
Classificação: A partir de 16 anos.

Dia 18/10
Oficina: A dança contemporânea como linguagem teatral – processo criativo do espetáculo “Berlim: dois corpos à procura”.
Horário: 14h às 17h
Local: Sesc Bauru
Quantidade de vagas: 25 vagas
Príncipios básicos da exploração das potencialidades do corpo do artista, com base na pesquisa realizada na criação do espetáculo

Dia 18/10
Espetáculo: Berlim: dois corpos a procura
LOCAL: Espaço Protótipo
Horário: 20H
Grupo: Karma Cia. de teatro – Itajaí/SC
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Dois corpos à procura de um lugar. Na busca pela felicidade sufocada por entre muros, paredes que aprisionam ou ruas de Berlim. Dois corpos à procura de aceitação. Viver a tragédia diária de ser o que é. Falar, gritar. Fugir. Dois corpos desejados. Dois corpos desejantes. Chegar em Berlim e dançar o inevitável jeito de ser. O que você quer de Berlim?

Dia 19/10
Oficina: Corpo Anfíbio
Local: Casa de Cultura Celina Neves
Horário: 14 às 17h
A partir de movimentos práticos, os alunos farão um aquecimento corporal e práticas de jogos baseados em técnicas da Dança Contemporânea, que foram utilizados para a elaboração dos movimentos e estrutura do espetáculo “O diário de Genet” (2013).
Perfil dos interessados: dançarinos, bailarinos, atores, estudantes de Artes.
Ministrante: Duda Woyda (ator/dançarino/performer/produtor)

Dia 19/10
Espetáculo: “O outro lado de todas as coisas”
Grupo Ateliê voador Companhia de Teatro
Local: Espaço Protótipo
Horário: 20H
Salvador/BA
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: O outro lado de todas as coisas é uma autoficção com dramaturgia de Djalma Thürler, e atuação de Duda Woyda. Com uma “dramaturgia de segunda mão”, como define o autor, surge de um encontro, de uma conjugação de ideias e coisas, gestos, sons, cores, movimentos outros: Foucault, Caio F. e Thürler. A peça conta um pouco mais de Duda W. e Caio F., numa narrativa sensível e pessoal, que fere e seduz, é violenta, cortante.

Dia 20/10
Espetáculo: Abismados
Grupo: Protótipo Tópico
Bauru-SP
Classificação indicativa: 14 anos
Local: Museu de Imagem e Som – MIS Bauru
Horário: 20h
Sinopse: Absmados em sei lá o quê. Um fluxo mental atemporal, um feroz ataque ao cotidiano, o que acontece no último segundo de lucidez? Na essência do humano contemporâneo, o paspalho inofensivo e cheio de vícios mergulhado em suas realidades interiores a iminência da destruição e a eterna sina de ressuscitar no terceiro dia, um trabalho para todos que nascem póstumos, uma experiência haurida de nossas solidões.

Dia 21/10
Oficina: Construção dramaturgica a partir da relação do ator com o lugar memória
Horário: 10h às 13h
Local: Jardim Botânico
O foco desta oficina é transmitir as perspectivas de criação e as possibilidades imagéticas, poéticas e políticas do lugar de memória adotadas e estudadas ao longo dos últimos anos pelo grupo Protótipo Tópico. Princípios como, processo transartístico, lugar memória, dramaturgia da lembrança e ambiências cênicas serão abordados através da vivência provocativa e de estímulos criativos para elaboração de uma dramaturgia pessoal.

Dia 21/10
Oficina: O coletivo documental: narrativas do feminino
Local: CEU das Artes
Horário: 14h às 17h
A oficina “O coletivo documental: narrativas do feminino” é baseada na linha de pesquisa desenvolvida pelo grupo Okearô Teatro na construção do espetáculo “Gineceu ou Cenas de uma mulher qualquer”. Nela, @s participantes serão convidad@s a compartilharem suas memórias e vivências para a partir delas construírem atravessamentos cênicos pelo corpo e pela palavra.

Dia 21/10
Espetáculo: Gineceu ou cenas de uma mulher qualquer
Grupo: Okearô Teatro
Rio de Janeiro/RJ
Classificação indicativa: 16 anos
Local: Espaço Protótipo
Horário: 21h

Dia 22/10
Espetáculo: O papagaio real e a esposa do Condor
Grupo: Cristiane Velasco
São Paulo/SP
Classificação indicativa: livre
Local: Sesc Bauru
Horário: 15H
Era uma vez, no eterno instante de um piscar de olhos… Um papagaio encantado que desemboca nos Andes com a esposa do condor. Um conto tradicional da Bolívia que revela antigos segredos de uma história de amor. Uma história contada “de boca” que faz rir, chorar, arrepiar, acalentar e pertencer.

Dia 23/10
Oficina – Processos criativos da cia bruta de arte
Horário: 14 ÀS 17H
Local: Espaço Protótipo
A Oficina “Processos Criativos da Cia Bruta de Arte” tem como objetivo ampliar as possibilidades de criação de cena e construção do personagem a partir de diferentes dinâmicas vivenciadas nos trabalhos da Companhia. Com foco no trabalho do ator, a oficina mergulha na pesquisa da palavra, nos estudos de partituras vocais e corporais e exercícios de dramaturgia. Serão aplicados jogos de interação, improvisações temáticas e livres, vivências, partituras individuais e coletivas e exercícios de encenação a partir de textos sugeridos, que servirão como estímulos para o desenvolvimento do pesquisador/ator e para a criação das cenas, textos e desenho das personagens.
Público alvo: Atores, dançarinos e estudantes interessados no fazer teatral

Dia 23/10
Espetáculo: Quantos segundos dura uma nuvem de poeira
Grupo: Cia. Bruta de Arte
São Paulo/SP
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos
LOCAL: Teatro Municipal
HORÁRIO: 20H
Um terremoto abre uma fenda na terra e divide um país em vários lados. Então, um grupo de amigos que não se vê a dez anos vai para Galápagos, onde Darwin iniciou seus estudos sobre a teoria da espécies. Ao observarem os animais, traçam um paralelo com as suas frágeis relações e percebem que estão deixando algo importante ser esquecido: o afeto.

Dia 24/10
Espetáculo: Aquarela da China
Grupo: Universidade de Ciência e Tecnologia Huazhong
Província de Hubei – China
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Livre
LOCAL: Teatro Municipal de Bauru
HORÁRIO: 20H


Dia 25/10

Espetáculo: Tropicália – bananas ao vento
Grupo: Cia Estável de Dança – Bauru
Classificação indicativa: Livre
Local: Teatro municipal
Horário: 20h
“Tropicália Bananas ao Vento”, musical que conta por meio de músicas, textos e dança o que foi o Movimento Tropicalista. O movimento surgiu em 1967 e foi liderado por Caetano, Gil, Tom Zé, Capinan e Torquato Neto. O Musical estreio em 1991 com o Grupo de Teatro Azeite de Mamona e volta aos palcos com a Companhia Estável de Dança de Bauru. Ano que se comemora 50 anos do Movimento que mudou os rumos da MPB.

Dia 26/10
Espetáculo Ballet Stagium 46 anos: Memória e Preludiano
Com Ballet Stagium -São Paulo
20h – Teatro Municipal
Livre
Memória é um trabalho de resgate da produção artística do Stagium, tomando como fio condutor o sistema coringa, os bailarinos se transportam para algumas das propostas da companhia exploradas desde a sua fundação em 1971 até o espetáculo mais recente Preludiando, de 2016. Esta última obra é mais do que uma coreografia, é uma tomada de posição, e a prioridade está nos bailarinos e nos movimentos que eles desenham no espaço com força e empenho.

Dia 27/10
Espetáculo: Farinha com acúçar ou sobre a sustança de meninos e homens
Grupo: Coletivo Negro
Classificação indicativa: 16 ANOS
São Paulo
Local: Teatro Municipal
Horário: 20h
Sinopse: A obra busca uma relação íntima com o público por meio da palavra falada e cantada e, para isso, utiliza-se da construção poética da presença cênica. Paisagens sonoras e imagéticas se materializam por meio do ato de contar, expor, refletir e dialetizar a experiência de ser negro na urbanidade. A peça é também tributária ao legado dos Racionais Mc’s.

Dia 28/10
Espetáculo: Ao som dos tambores japoneses
GRUPO: Muguenkyo Bauru Wadaiko
Bauru-SP
Local: Praça da paz
Horário: 19h
Atletas representantes de artes marciais de Bauru realizam uma apresentação de movimentos e técnicas ao som dos instrumentos de percussão do Taiko, arte musical com origem no folclore japonês.

Dia 28/10
Noite da Tropicália
Cabaret especial de encerramento do 6º FACE – Bauru
Local: Espaço Protótipo
Horário: 22h
A Noite da Tropicália compreende um espetáculo de variedades, em que cenas, em formato de esquetes, sucedem-se compondo um só todo. As cenas são interpretadas por artistas solo, duplas ou grupos, representantes das mais diversas formas de expressão cênica – artes circenses, dança, teatro, música e performances.

As informações são da assessoria do FACE. Para saber mais, acesse: www.facebook.com/FACE.Bauru

Serviço
Todas as atividades são gratuitas e os ingressos podem ser retirados uma hora antes nos locais dos espetáculos. As oficinas terão inscrição online pelo site facebauru.art.br. Informações: (14) 3100-0900

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…