Depois de se apresentar no espaço verde do Jardim Botânico, o projeto Choro Vivo muda de espaço, mas sem deixar a natureza para trás. Neste sábado, dia 21 de outubro, o grupo Bom Tempo se apresenta no Bosque da Comunidade, às 10h30.

Os espaços públicos em Bauru foram escolhidos para democratizar o acesso da população ao Choro, gênero musical brasileiro. Além disso, o projeto tem o objetivo de ocupar os espaços de lazer da cidade com arte.

O Choro vem se renovando sem esquecer das raízes. Músicas como “Brasileirinho” de Waldir Azevedo ou “Carinhoso” de Pixinguinha são consideradas “hinos” da expressão de brasilidade. A renovação do estilo está em músicos como Hamilton de Holanda e, em Bauru, com o grupo Bom Tempo.

Os choros mais conhecidos, como Carinhoso, Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho, assim como composições recentes, fazem parte do repertório do grupo. A ideia neste momento, segundo Marli Nunes, integrante do grupo, é apresentar o estilo musical às pessoas que comparecerem aos shows e estimulá-los a saber mais sobre o Choro.

Sobre o projeto

O projeto Choro Vivo conta com o incentivo do Programa de Estímulo à Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura. Idealizado por Marli Nunes e Denise Amaral, sendo o proponente a Ong Periferia Legal de Bauru.

A ideia do projeto nasceu em 2015 como forma de difundir o choro na cidade de Bauru. O objetivo é despertar o interesse, principalmente dos jovens, para o gênero musical, tachado como música antiga, mas que olhando de perto não se trata disso.

O choro começou na metade do século XIX, assim como o blues americano – que até hoje se vê tocado como nos primeiros tempos – e tem seu público seguidor. Tanto o blues quanto o choro pode ser tocado de maneira tradicional ou com influências da atualidade. Ambos incorporam as influências da época em que são compostos e podem ser rearranjados.

O choro é um modo de tocar, além disso o gênero não é fechado. Há choro-samba, choro-valsa, choro-maxixe, choro-baião, choro-canção.

Serviço
Projeto Choro Vivo – Show com o Grupo Bom Tempo
21/10, às 10h30 no Bosque da Comunidade (R. Araújo Leite)
2/12, às 16h no Museu Ferroviário de Bauru (R. Primeiro de Agosto, 1-36 – Centro)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …