O Coral Feminino Bunkyo, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa de São Paulo, se apresenta em Bauru no próximo sábado, dia 28, às 16h30. O concerto será na Paróquia Coração de Jesus e conta com a regência do Maestro Teruo Yoshida e a participação do pianista Fernando Tomimura.

O evento integra a “Cultura do Coração”, da Paróquia Coração de Jesus de Bauru, e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Clube Cultural NIPO Brasileiro de Bauru, do Jornal da Cidade e 96 FM. O Maestro Teruo Yoshida será declarado Hóspede Oficial nesta data, por meio de decreto municipal.

Coral Feminino Bunkyo

O Coral Feminino Bunkyo da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social foi criado em 1993, sob a orientação e regência do Maestro Teruo Yoshida. Até hoje, o coral mantém suas atividades com apresentações nos eventos da entidade e concertos em diferentes cidades brasileiras e no exterior.

O grupo é formado por senhoras isseis, nisseis e sansseis (respectivamente primeira, segunda e terceira geração de descendentes de japoneses) que se reúnem para os ensaios semanais. O objetivo das reuniões é aprimorar a prática do canto coral e divulgar a cultura japonesa por meio da música.

Seu repertório é composto basicamente por músicas tradicionais herdadas do folclore japonês, músicas clássicas, obras de compositores internacionais e músicas brasileiras.

Maestro Teruo Yoshida

Ele se formou com apenas 23 anos na Faculdade de Música Tokyo Gakuguei Daigaku, em 1963. Dois anos depois, em 1965, Teruo chegou ao Brasil e foi o primeiro professor de música da Escola Japonesa, mantida pelo governo japonês, onde lecionou por quase 10 anos.

Em 1968 fundou o Coral Eco, que por duas vezes recebeu o prêmio de Melhor Coro Infantil pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1989, recebeu o prêmio de melhor regente da mesma entidade.
Solicitado pela Funarte (Fundação Nacional de Arte), ministrou cursos de canto e coral em vários estados como Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Paraná e Rio de Janeiro.

No ano 2000, a pedido da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, fundou o Coro Infantil, permanecendo até hoje como regente do Coro Infantil da Osesp. É regente e professor há 30 anos do Coral da Cultura Japonesa, Coral Paineira e Coral Piccolo.

Fernando Tomimura

Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo, Fernando é um dos mais destacados artista de sua geração. Pianista da Fundação OSESP e professor do curso Superior de Musica da Faculdade Cantareira e da Escola Municipal de Musica de São Paulo.

O músico participa de produções musicais como concertista, recitalista e camerista, ao lado dos principais nomes do cenário musical brasileiro. Além dos recitais no Brasil, já se apresentou na Alemanha, Espanha, Finlândia, Rússia, Franca, Portugal, Hungria, Áustria, Suíça, Argentina e Chile.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru.

Serviço
Apresentação do Coral Feminino Bunkyo, com regência do Maestro Teruo Yoshida e participação do pianista Fernando Tomimura – 28/10, às 16h30
Local: Paróquia Coração de Jesus (Rua Dr. Romildo Brunhari, 3-47 Jardim Panorama)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…