Daniela Bandeca Swrinchel, Aluna Miriam Alves, aluno Leoni Muniz, aluno Marcelo Stefanini todos do Terceiro ano, Professora Marta Alice Bahia

“O que você vai ser quando crescer?”. Quem nunca ouviu essa frase que atire a primeira pedra. O fato é que, desde cedo, muitos jovens são cobrados sobre o que irão fazer no futuro e qual carreira irão seguir. Escolher atuação a ser seguida durante boa parte da vida não é uma tarefa tão simples e, ainda bem, que muita gente sabe disso.

O curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Bauru vem contribuindo com a comunidade bauruense num projeto destinado a jovens adolescentes que buscam autoconhecimento e se preocupam com seu futuro. O projeto Trilhando seu Futuro vem sendo desenvolvido pelas psicólogas e docentes do curso Daniela G. B. Schwingel e Marta Alice N. Bahia, com auxílio de quatro estagiários do terceiro ano de Psicologia.

Os encontros semanais visam ao esclarecimento do jovem em relação ao assunto. “O projeto Integra o FIB Adolescente e acontece desde anos anteriores, e conta com a participação de todos os cursos da faculdade. Cada qual procura desenvolver um projeto dentro da sua área específica. Quando nos foi lançada a ideia do projeto, pensamos logo na questão da escolha profissional por ser algo que provoca muitas mudanças e inquietudes na vida dos adolescentes. A adolescência é uma fase de muitas descobertas e muitas mudanças. Fazer uma escolha já é difícil, imagine para um jovem que transita entre a infância e a idade adulta, que tem que decidir por algo que refletirá em todo seu futuro!”, comenta a professora Daniela.

Matheus Henrique Soares e Camila Francielle de Souza são dois jovens de Bauru que participaram do projeto e agora estão prestes a escolher uma carreira. “Pretendo entrar para a Marinha e confesso que foi um pouco difícil escolher, mas levei em conta que é algo legal e bom para o que eu desejo pro meu futuro. Participar do projeto foi muito legal”, diz Matheus.

Quem pode participar?
Jovens que estejam cursando o segundo e o terceiro ano do ensino médio estão aptos a participarem do projeto, que é totalmente gratuito. Os encontros são semanais e duram cerca de 1 hora cada. O trabalho é iniciado com processos de autoconhecimento, através de vivências e dinâmicas. Em seguida, são feitos os processos de escolha e só então começa a questão da escolha profissional, onde as profissionais dispõem de ferramentas específicas como instrumentos que avaliam a maturidade para a escolha e interesses profissionais. A ideia é fazer com que o jovem, conhecendo-se melhor, possa fazer sua escolha de forma mais assertiva, confiando nas suas capacidades e aptidões.

“Além da transição, mudanças e enfrentamentos que vivenciam nessa fase da adolescência, os jovens têm as cobranças sociais, familiares e pessoais em relação às suas escolhas profissionais. O objetivo é criar um espaço para que esses jovens possam dialogar e desmistificar o momento da escolha profissional, levando-os a conscientização de si, seus valores e a construção de seu futuro com as escolhas que farão”, afirma Marta Aline Nelli Bahia, uma das responsáveis pelo projeto.

Psicologia é na FIB!
Além de auxiliar na carreira, o profissional formado em Psicologia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas num todo, auxiliando-as em seus problemas pessoais e/ou relacionais. Como estudioso da mente e do comportamento humano, o psicólogo pode intervir nas áreas de diagnóstico, encaminhamento, intervenção e prognóstico. Pode exercer suas atividades nos campos clínico, hospitalar, esportivo, trânsito, institucionais (escolas, empresas, ONGs…) e forense.

O curso nas Faculdades Integradas de Bauru proporciona a convivência com outros cursos da área de saúde da FIB, propiciando uma interessante inter-relação entre eles. Todos os professores são atualizados e titulados, com vasta experiência docente e clínica e há aulas teóricas e práticas dentro do campus, com estágio na Clínica de Psicologia e Psicoterapia Aplicada. Outros diferenciais: estágios extramuros do campus, em instituições conveniadas; iniciação científica; projetos e cursos de extensão realizados pela própria faculdade como o Trilhando seu Futuro; encontros anuais do curso e participação em feiras e eventos.

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:

A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP).
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br.
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…