O 11º mês do ano é conhecido mundialmente por campanhas que sensibilizam a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata. O “Novembro Azul” incentiva os homens a fazerem exames que detectem a doença de tempos em tempos, assim há maiores chances de diagnósticos na fase inicial, aumentando em até 90% as chances de cura.

Além do exame de toque retal, outra opção que auxilia a detectar a doença é o Antígeno Prostático Específico (PSA), realizado a partir de uma amostra de sangue. Pensando na saúde dos homens, o “CDA Medicina Diagnóstica” de Bauru está promovendo a ação “Novembro Azul – menos preconceito, mais vida”. A campanha oferece exames gratuitos de PSA, medição de pressão arterial e teste de glicemia. Além de palestras com informações relevantes sobre o assunto, colocados de forma clara e acessível, destinadas ao público em geral.

Campanha Novembro Azul 

A campanha será realizada em dois dias, 17 e 18 de novembro, no CDA Medicina Diagnóstica. Na sexta-feira (17), das 7h às 17h, serão coletadas as amostras de sangue para a realização dos exames de PSA. Já no sábado (18), o atendimento será das 7h às 12h, e além da coleta de sangue serão realizadas palestras de curta duração, seguidas de café da manhã. Os participantes ainda concorrerão a vários brindes, inclusive cestas de Natal, que serão sorteados no decorrer do evento.

Os exames de PSA são destinados aos homens acima de 45 anos ou acima de 40 anos para homens com histórico familiar da doença. Não é necessário jejum, porém é necessária abstinência sexual de 48 horas e um documento com foto. O atendimento será feito por ordem de chegada. A análise das amostras é gratuita e os resultados serão disponibilizados online em aproximadamente cinco dias.

Nem toda alteração no exame de PSA indica Câncer de Próstata. Para os pacientes que apresentarem resultados nos exames de PSA fora do valor de referência, a campanha disponibilizará um número de consultas com médicos urologistas de clínicas apoiadoras, para que tenham atendimento inicial e para que seja realizado o exame de toque retal, um procedimento simples, rápido e indolor, fundamental para o diagnóstico da doença.

Menos preconceito, mais vida

O exame de PSA não substitui o exame de toque retal. É essencial que os homens que realizarem o exame de PSA, consultem um urologista anualmente para realizar o exame de toque. Ele ainda é a forma mais segura e eficaz no diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, capaz de salvar muitas vidas.

Serviço
Campanha Novembro Azul – menos preconceito, mais vida – 17/11 e 18/11
Local: CDA Medicina Diagnóstica – Rua Antônio Alves, 17-38/ 17-58
Outras informações: (14) 3102-1300
Site: www.cdamed.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…