publieditorial

Todo mundo tem o sonho de ser o próprio chefe e ter o próprio negócio e, desde 2015, muitos brasileiros têm realizado esse sonho. Segundo a pesquisa “Empreendedorismo no Brasil“, que faz parte do projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3% , em 2015. Os resultados mostram que em cada 10 brasileiros adultos, quatro tem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

Aqui em Bauru, cidade com um setor econômico e comercial muito desenvolvido, esses dados podem ser observados a olho nu. A cada dia, uma nova empresa é inaugurada pelos bauruenses, mas para empreender, é necessário passar por algumas etapas, construindo um negócio sólido. Para o coordenador do curso de Administração da FIB, Kleber Luiz Nardoto Milaneze, a situação das empresas é preocupante.

“Muitos profissionais, em situação de desemprego, procuram um refúgio no mundo dos negócios, fazendo com que o número de empresas abertas aumente. No entanto, um fator preocupante é a sustentabilidade desses negócios, já que um terço das empresas fecham até dois anos depois da abertura. Portanto, antes da abrir qualquer negócio, é muito importante estar preparado”, explica.

Quem tem o espírito empreendedor, já está com meio caminho andado, o outro é a formação teórica e quem oferece isso é a graduação em Administração. O administrador tem como principal função tomar decisões que sejam primordiais para a boa gestão dos empreendimentos, buscando sempre a otimização de processos e recursos.

Bacharelado em Administração

O curso mais antigo das Faculdades Integradas de Bauru (FIB) é o de Administração, com nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com enfoque no empreendedorismo, os alunos puderam participar de três oficinas do Sebrae dentro do campus, além de fazerem visitas técnicas em empresas como Schin, Duratex, Correios e Feira do Empreendedor de São Paulo.

Nesse sentido, o curso prepara o aluno para trabalhar dentro de uma organização, exercendo as seguintes funções como administração financeira; gestão de recursos humanos; controladoria; planejamento estratégico; comércio exterior; controle de custos; gestão de informações; marketing; logística; gestão ambiental; controle de produção; gestão de processos; pesquisa de mercado e elaboração de plano de negócios.

Sendo assim, os alunos formados saem da faculdade aptos a trabalharem em áreas como criação de empresa própria; consultoria empresarial; Agronegócio; Indústria; Telecomunicações; Setor Serviços; Instituições financeiras; Escolas; Universidades; Institutos de pesquisa; Organizações Não Governamentais (ONGs); Hotelaria; Hospitais; Clubes esportivos e recreativos; Cooperativas; Gestão de Condomínios; Fundações e Órgãos públicos.

Vestibular

As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …