publieditorial

Apesar das campanhas que marcam novembro, mês já tradicionalmente conhecido como Novembro Azul, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, estando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, segundo dados do Ministério da Saúde. Já considerando ambos os sexos, é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Estudos ainda apontam que cerca de 80% dos homens de 80 anos, que morreram por outros motivos, tinham câncer de próstata e nem eles nem seus médicos desconfiavam.

Mas, por que o câncer de próstata ainda é tão recorrente? Um dos motivos pode ser a falta de conhecimento sobre a doença e sobre o próprio corpo masculino. A próstata é uma pequena glândula, do tamanho de uma noz, que está abaixo da bexiga e é responsável pelo transporte da urina. Somente os homens possuem e seus hormônios fazem com que ela comece a ser desenvolvida no feto e vá crescendo até a fase adulta.

Outro fator que torna o câncer tão comum é que ele não apresenta sintomas em sua fase inicial, dificultando seu diagnóstico. Por isso, a visita à equipe médica é fundamental.

Dessa forma, para auxiliar a população bauruense, a FIB (Faculdades Integradas de Bauru) vem realizando uma ação em prol do Novembro Azul em parceria com o laboratório de análises clínicas Biolab.

Esta quinta-feira (30) será o último dia que a faculdade irá realizar o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) – que pode indicar um aumento da próstata causada por uma lesão maligna (como o câncer de próstata) ou benigna.

Os exames são gratuitos e disponibilizados somente para homens a partir dos 40 anos. No Biolab, o agendamento deve ser pelo telefone (14) 3214 34 32. Já na FIB, os exames são feitos de segunda, das 14h às 19h e de terça, quarta e quinta, das 19h às 21h no Laboratório de Análises Clínicas da Faculdade.

Não é preciso fazer jejum ou qualquer outro tipo de preparação para o exame. Os resultados estarão disponíveis cinco dias após a coleta.

Além da realização do exame de sangue, que avalia os níveis de PSA, que estão sendo realizados na FIB e na Biolab, o câncer de próstata também pode ser diagnosticado precocemente pelo exame de toque retal. Este exame permite que o médico identifique nódulos e tecidos endurecidos, que sinalizam a presença do câncer.

É importante saber
Segundo o site oficial do INCA (Instituto Nacional de Câncer) câncer é o “nome dado nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.” Além do câncer de próstata, ainda há outros tipos que podem atingir a população por diferentes fatores, sobretudo, pelo sedentarismo, tabagismo, radiação solar, alcoolismo, hábitos alimentares e fatores genéticos. Para o diagnóstico correto, é importante procurar um profissional capacitado que poderá auxiliar o paciente já no primeiro estágio da doença.

E, pensando nos futuros profissionais da saúde, a FIB traz, com exclusividade em toda a região de Bauru, a disciplina de Oncologia em sua grade curricular do curso de Enfermagem. O aluno terá a oportunidade de estudar como o câncer se desenvolve no organismo e a indicação de qual o tratamento mais adequado para cada caso.

“A enfermaria oncológica vem crescendo e tem requisitado um profissional com conhecimentos na área e, muitas vezes, para atuar nesse segmento, o enfermeiro precisa fazer uma especialização. Pensando nisso, o curso de Enfermagem da FIB tem a disciplina de Oncologia já na graduação”, diz a Prof. Dra. Flavia Crsitina Franco Vidrik, coordenadora do curso de Enfermagem da FIB.

Outras disciplinas específicas que só a FIB tem são: Diálise e Hemodiálise, Queimados, UTI Pediátrica e Neonatal.

Enfermagem é na FIB
O profissional formado em Enfermagem tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência de enfermagem para uma prática específica e humanizada.

O enfermeiro cuida do ser humano em todas as fases da vida e tem experiência em todas as áreas. Desde a criança ao idoso, com disciplinas teóricas e práticas com abordagem específica em diversas patologias. Enfermeiro também pode atuar como professor lecionando aulas teóricas e práticas e acompanha o aluno nos estágios práticos em diversas áreas.

Com nota 4 do MEC, a FIB possui moderna infraestrutura de ensino, aulas teóricas e práticas dentro do campus (área de experimentação própria), visitas técnica, realização de feiras e eventos na própria faculdade, além de laboratórios especializados e simuladores específicos para a prática da enfermagem, principalmente de urgência.

Vestibular
As inscrições para o vestibular agendado da FIB devem ser feitas pelo site www.fibbauru.br. A prova é composta por uma redação no estilo dissertativa. Além de contar com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a FIB disponibiliza bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Programa Escola da Família. Como forma de facilitar o acesso dos candidatos, a faculdade oferece também a opção de um financiamento interno de até 50% do valor da mensalidade (consulte o regulamento).

Serviço:
A FIB- Faculdades Integradas de Bauru – está localizada na Rua José Santiago, quadra 15, Jardim Ferraz, em Bauru (SP)
Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (14) 2109-62 06 ou pelo (14) 99822-3829 (WhatsApp)
Site: www.fibbauru.br
Facebook: www.facebook.com/FIBBauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…