publieditorial

A energia elétrica é algo essencial na nossa vida hoje em dia. Uma prova disso é o fato de ficarmos perdidos quando ela acaba, já que praticamente tudo o que fazemos está relacionado à energia elétrica. Agora imagine produzir algo tão importante atualmente. Parece loucura né? Mas a verdade é que a nossa casa pode ser uma miniusina de energia elétrica.

Para isso, basta a instalação de placas de energia fotovoltaicas que captam a irradiação solar e transformam em energia elétrica. Você pode estar se perguntando: “por que eu faria isso?” A resposta é simples – por conta das vantagens!

Além da luz do sol ser renovável, ou seja, nunca se esgota, ela também é um tipo de energia limpa, pois não produz poluentes e nem resíduos. Mas não é apenas para o meio ambiente que a produção de energia solar traz benefícios, ela também é uma vantagem para o bolso!

Como funciona

As placas fotovoltaicas são compostas de silício e uma combinação química que geram energia. Elas ficam no telhado, captam a luz do sol e enviam essa energia para um inversor, que vai transformas a corrente de energia contínua para a alternada – usada nas casas.

Depois de transformada, a energia alternada é enviada para a CPFL que vai distribuir para as redondezas e para a própria casa que produziu, durante o período de maior consumo de energia, o noturno.

Dessa forma, toda a energia solar produzida no mês gera um crédito na CPFL que pode ser usado em até cinco anos. Então se uma residência produziu 100kW e consumiu apenas 50kW, ela tem um crédito de 50kW para gastar em cinco anos. Quando se produz um tanto de energia igual ou menor ao consumido na casa, a conta de luz vem zerada, assim, o consumidor paga apenas a taxa de manutenção da CPFL.

Quem pode ter uma miniusina?

O sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia solar podem ser facilmente instaladas em qualquer imóvel. Além disso, não não há necessidade de fazer nenhum tipo de obra.

Em residências, as placas são colocadas nos telhados, por conta da maior incidência de sol. Mas também podem ser instaladas nas laterais, como no caso dos prédios, como cobertura de garagem ou qualquer outro tipo de cobertura.

As placas fotovoltaicas também são uma opção muito vantajosa para empresas e imóveis comerciais, já que, nesses lugares, há um gasto maior de energia. Nesse caso, há alguns financiamentos que incentivam a instalação das placas pelo fato de produzir uma energia limpa. O “Desenvolve São Paulo“, por exemplo, oferece um tipo de financiamento para projetos sustentáveis com juros baixos.

Vantagens das placas fotovoltaicas

– O sol é uma fonte de energia renovável e limpa;
– No Brasil, a incidência solar é muito alta, sendo um dos melhores países do mundo para produzir energia solar;
– Diminuição no valor da conta de energia e livre de aumentos;
– As placas tem garantia de fabricação de 10 anos e garantia de geração (o tanto que ela vai gerar de energia efetivamente) de 25 anos, depois desse tempo elas vão gerar 80% da capacidade total.
– Manutenção quase zero, o único cuidado é que, em um longo período sem chuva, precisa limpar as placas;
– O imóvel com placas fotovoltaicas valorizam cerca de 8%.

Energia solar em Bauru

A Fotogrid Energia Renovável é uma empresa de soluções energéticas em Bauru. Especializada em placas fotovoltaicas, ela oferece serviços de planejamento e instalação, além de acompanhar a produção de energia diária dos clientes por meio de um aplicativo.

A empresa está de porta abertas na cidade há apenas dois meses, mas tudo começou em 2015, durante o Trabalho de Conclusão de Curso do bauruense Rafael Saab. Ele percebeu a viabilidade econômica das placas fotovoltaicas e as inúmeras vantagens que ela oferecia tanto para o instalador quanto para os clientes. Assim, ele começou a planejar uma empresa que trabalhasse nesse setor.

“Tudo começou em 2015, quando eu estava fazendo o TCC do curso de Econômia e também já estava viabilizando a empresa. Como meu irmão é engenheiro, ele sabia a parte técnica, então eu apresentei o projeto e ele disse ‘vamos atrás'”, relembra Rafael. Engenheiro mecatrônico, Thiago Saab fez um curso de especialização na instalação de placas fotovoltaicas e se juntou ao irmão. Para o plano dar certo, eles ainda contaram com outro integrante da família, o primo Vinicius Martinelli Saab, formado em Tecnologia da Informação.

Serviço
Fotogrid Energia Renovável
Telefone: (14) 99715-0819 / (14) 99651-1992
Site: www.fotogrid.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…