publieditorial

Há seis anos, Thiago Barbosa, começou a empreender no ramo de viagens. Mas esqueça as agências já convencionais – a proposta do bauruense e sua equipe é outra. Thiago percebeu uma lacuna no mercado e apostou em uma agência cujo carro-chefe são as festas e as excursões.

Hoje, a Viva Viagens já levou seus clientes para diferentes pontos de Brasil e possui parcerias com importantes eventos e parques brasileiros. Só neste ano, Thiago e sua equipe viajaram para o parque Beto Carrero World e Oktoberfest, em Santa Catarina, e Festeja Brasil, no Rio de Janeiro, entre outros.

Com o crescimento da empresa, Thiago continuou evoluindo: fez parcerias com hotéis e principais empresas aéreas, proporcionando viagens para outros pontos turísticos e praias do Brasil, e inovou com a criação de um aplicativo que faz o check-in do cliente (evitando o alto consumo de papel), além de oferecer o parcelamento das viagens de seus clientes diretamente no boleto.

Pensa que parou por aí? O empreendedor ainda trouxe um caráter solidário à suas viagens – no próximo ano, parte da renda arrecadada com a excursão para a Festa de Peão de Barretos será destinada ao Hospital de Câncer de Barretos e outras campanhas em prol de instituições aqui da cidade, como a Formiguinhas Valentes, também serão realizadas. Além disso, para o ano que vem, projetos não faltam, como Thiago comenta nesta entrevista. Confira:

Beto Carrero World

Como surgiu a Viva Viagens?
Thiago: Bom, antes da Viva Viagens, eu trabalhava tirando fotos em baladas e em eventos em Bauru. Porém, como aqui na cidade não tinham serviços que levavam as pessoas para eventos grandes em outros locais, eu percebi esta necessidade e fiz a primeira viagem, que foi para o Caldas Country Fest, em Caldas Novas. Nunca vou esquecer dessa viagem porque ninguém “botava fé” que um site de balada iria fazer uma excursão para tão longe. No total, foram oito pessoas nesta excursão, que foram os primeiros clientes da Viva. Aí surgiu a ideia de fazer outras viagens. Inclusive, a minha mãe comprou uma viagem para o Hopi Hari com uma operadora daqui de Bauru (que ainda existe na cidade) por um valor muito alto, mas que não realizou tudo o que estava em contrato. Foi o mesmo valor cobrado, porém com um serviço inferior. Acabou sendo uma viagem decepcionante, principalmente para a minha irmã, que ia para o Hopi Hari pela primeira vez. Aí eu decidi investir ainda mais em excursões, inclusive para o Hopi Hari. No início, nosso foco eram as festas e os parques: em um ano, fizemos quatro excursões de muito sucesso e com valores baixos, que ainda é uma preocupação nossa até hoje. Foi assim que o projeto foi nascendo, lá em 2011. Hoje a empresa cresceu e tem muita gente trabalhando e batalhando ao meu lado. Nem posso me considerar o dono da empresa inteira: todos têm importante participação comigo. A Viva tem uma equipe por trás de tudo isso.

Então é um projeto diferente, né? Uma agência mais focada em eventos, correto?
Isso mesmo, hoje o carro-chefe da Viva são os eventos. Eu e meus guias ficamos incomodados com os acidentes que têm nas estradas. Ainda hoje os jovens bebem nos eventos e saem dirigindo. Isso é muito ruim. Cada dia tem um acidente novo. E é por isso também que os nossos serviços são mais focados em eventos. Claro que ainda tem muita gente que acha que não vai acontecer nada na estrada. Inclusive, tem muita gente que acredita que nós batemos nesta tecla porque trabalhamos com isso. Mas não é; é uma preocupação nossa. Hoje, além da segurança do nosso transporte, nossa equipe é preparada caso alguém passe mal por excesso de bebida, por exemplo. Sem contar que temos parceria com as organizações dos eventos, como Festeja Brasil, Villa Mix e outros pelo Brasil. Hoje temos vários clientes até de locais distantes de Bauru, como Curitiba, Ourinhos, Santos, São Paulo, Atibaia…

Apesar de ser focada em eventos, a Viva também faz outros pacotes de viagens, certo?
Correto, hoje a Viva é mais que uma agência focada em festas. Hoje fazemos viagens para teatro, zoológico de São Paulo, eventos corporativos. Inclusive, no dia 25 e 26 de novembro, a Viva levou, a pedido da Hinode Brasil, consultores 29ª Convenção Internacional 2017 da Hinode.

Quais as opções de serviços da Viva?
Bem no começo a empresa era chamada Viva Excursões, com transporte sempre de ônibus e vans. Mas aí mudamos para Viva Viagens, que é um nome mais abragante. A mudança aconteceu porque, desde novembro, fechamos parcerias com várias empresas aéreas, como Gol, Latam, Avianca, Azul e America Airlaines. Hoje a Viva não atua somente com transporte rodoviário. Hoje revendemos passagens aéreas, hotéis, locação de veículos e passeios nos locais. Hoje não é mais um serviço e sim uma ampla rede de serviços.

São quantos funcionários
A Viva Viagens hoje tem quatro funcionários que trabalham aqui na Owzone, local onde fica o nosso escritório. Nosso atendimento aberto ao público é das 18h30 às 20h30, de segunda a sexta. Nossos funcionários trabalham em áreas diferentes: setor de vendas, setor de mídia digital, um responsável pelo site e uma outra pessoa no financeiro.

Você é o proprietário? É o seu primeiro negócio próprio?
Sim, sou o proprietário da Viva Viagens, mas não é o meu primeiro negócio próprio. Eu comecei a empreender em outro ramo, com as fotos de eventos e, depois, fiz a agência.

É muito difícil trabalhar com viagens em Bauru?
Sim! Demais! O nosso maior problema é que tem muita gente desqualificada no mercado, que acha que é fácil entrar neste ramo de viagens e prejudica o nosso trabalho. Nós só trabalhamos com ônibus conhecidos, que é o Expresso de Prata, Viação Garcia, Reunidas Paulista e CDA de Jaú. Todos são regulamentados, diferentemente de outros locais que diminuem o valor da viagem e prejudicam seus clientes, tornando uma concorrência desleal. Outro diferencial nosso é que todo passageiro que embarca, em qualquer viagem, é assegurado pela Porto Seguros. Por exemplo, se o cliente fraturar a perna e isso o impossibilite de voltar em nosso ônibus, este seguro dará todo o suporte até Bauru. Temos esta preocupação com o cliente.

E como funciona o atendimento ao cliente? É online?
Sim, o nosso atendimento é 90% feito de forma online. Hoje, dentro do nosso site tem uma área, onde o cliente já escolhe o pacote que irá comprar e até onde irá sentar no ônibus da excursão. Este é um atendimento exclusivo nosso. Também somos uma das únicas que aceita o parcelamento também no boleto bancário sem consulta em SPC ou Serasa. E tudo isso é online. Outro destaque é que temos o check-in digital. Nós temos uma preocupação com a sustentabilidade e nosso check-in evita a impressão. Nós temos um aplicativo, onde o cliente pode colocar este voucher, fazendo login e validando sua entrada do ônibus. Além disso, também temos disponibilidade de atender em nosso escritório.

Hoje muitas pessoas viajam por conta própria. Qual a vantagem em contratar uma agência de viagens?
Temos algumas vantagens, como a tranquilidade e a segurança. Ao contratar uma agência especializada você não tem preocupação com nenhum detalhe. Outra vantagem é que na Viva, nós garantimos pacotes facilitados porque trabalhamos com vários parceiros, além de facilidades no pagamento. Dependendo do valor do pacote, conseguimos parcelar em 12 vezes em dois cartões.

Quais os planos da empresa para o próximo ano?
Os planos da Viva para 2018 são os novos pacotes. No início de janeiro já vamos trabalhar com aéreo também e estamos correndo atrás de novos destinos.

Quais os pacotes que você gostaria de destacar?
Para começar o ano, pela primeira vez, vamos fazer o carnaval do bloco Oba, de Votuporanga. Este pacote inclui 5 dias, e será realizado dia 9 ao dia 13 de fevereiro. A hospedagem será numa casa, com festas e está bem legal. Depois, temos o bloco Pirraça em São José do Rio Preto. Todo ano fazemos uma parceria com a AudioMix e, depois, teremos uma excursão para Cabo Frio com passeio em Arraial do Cabo com duração de 3 dias, em abril. Depois temos a excursão para a Festa do Peão em Barretos em parceria com o Hospital de Câncer de Barretos. Uma porcentagem da nossa verba será destinada ao Hospital. Depois temos a Oktoberfest com algum projeto social, que estamos finalizando a parceria. Para fechar o ano, o nosso Reveillon será na P12 em Jurerê Internacional com hospedagem em Florianópolis.

Serviço:
A Viva Viagens está localizada na Rua Virgílio Malta 17-76, Altos da Cidade.
Horário de funcionamento: no escritório, o funcionamento é das 18h30 às 20h30 de segunda a sexta, porém, online o atendimento é 24 horas.
Site: www.vivaviagens.com.br
Facebook: www.facebook.com/VivaViagensbr

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…