O Natal vem sempre carregado de referências de fora do país como a neve, mas a verdade é que nossa cultura é muito rica e, por isso, é necessário preservar cada diferença. Nesse sentido, o Coral Unesp de Bauru está organizando o evento “Noite Azul (Natal Caipira)”.

O coral irá se unir aos Violeiros da Orquestra Boca do Sertão para apresentar músicas natalinas e sucessos da música caipira. Em Bauru, o grupo se apresenta no dia 11 de dezembro, às 20h30, no Bosque da Unesp e a entrada é gratuita.

“O concerto recorda canções imortalizadas da música caipira como: Cheiro de Relva, Riozinho Amigo, Chalana, Índia entre outras, e também busca criar uma aproximação com o repertório natalino, seguindo o mesmo critério”, destaca o regente do Coral Unesp, Irandi Fernando Daroz.

O regente ainda completa dizendo que a tradição do corais da região de se apresentarem na época do Natal foi uma oportunidade para unir os estilos musicais. Além disso, é uma possibilidade de trabalhar com duas linguagens aos diferentes e com características tão marcantes.

“Podemos falar de todas as músicas, de todos os povos, mas nos autoafirmamos na música que ativa a memória e irmana nossas vozes”. Outro aspecto importante desta parceria é acabar com estereótipos. “Durante muito tempo a fronteira entre a música erudita e popular difundiu dois mundos diferentes. Parece que há uma ideia atual de popularização da primeira, ao mesmo tempo que a segunda ganha espaço a Sala de Concerto. Essa tendência parece bem importante para quebrar paradigmas”, explica Irandi.

As apresentações da “Noite Azul (Natal Caipira)” também serão realizadas nas cidades de Lençóis Paulista, no dia 09 de dezembro, e em Agudos, no dia 15 de dezembro.

Coral Unesp
O coral da Unesp é um projeto de extensão aberto à comunidade e tem como objetivos promover o desenvolvimento da cultura artística; difundir o canto coral pelo aprimoramento técnico musical; integrar alunos, professores e funcionários do campus e a comunidade em geral efetivando seu caráter de extensão.

O coro tem como integrantes alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade em geral e realiza ensaios semanais às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, na sala 78, na no campus de Bauru. A iniciativa tem apoio da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) e dos diretores Prof. Dr. Marcelo Carbone e Profa. Dra. Fernanda Henriques.

“Boca do Sertão”
A Orquestra de Viola e Violão “Boca do Sertão” é regida pelo maestro Marcos Maganha e formada por integrantes do grupo de Folia de Reis de Lençóis Paulista e diversos músicos remanescentes de duplas sertanejas da cidade, resgatando e valorizando a música do interior dos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, através de seus compositores.

Serviço
Noite Azul (Natal Caipira)

– Lençóis Paulista: 09 de Dezembro, às 20h30
Local: Espaço Cultural (Rua Pedro Natálio Lorenzetti, 286)

– Bauru: 11 de Dezembro, às 20h30
Local: Bosque UNESP Bauru (Av. Eng. Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01)

– Agudos: 15 de Dezembro, às 20h30
Local: Praça Central / Tiradentes (Av. Sebastiana Leite s/n)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…