publieditorial

Devido às diversas opções de serviços e produtos no mercado bauruense, fica difícil saber qual a melhor escolha e, nessas horas, a indicação de alguém que conhecemos é essencial. É baseado nessa ideia que os grupos de network funcionam – diversos empreendedores se juntam para apresentar suas empresas a este grupo, dessa forma, os demais participantes passam a conhecer o seu trabalho.

Formada em Marketing, Renata Cristina Moreto Birello conheceu diversos grupos de network mistos, ou seja, com homens e mulheres, e como eles funcionavam. Apesar das experiências, ela sentia que faltava algo diferente em Bauru, “eu via a necessidade de um grupo apenas de mulheres, porque elas empreendem, tem o próprio negócio e buscam espaço no mercado de trabalho”.

Foi assim que surgiu a ideia do Donnas, grupo de network exclusivo de mulheres empreendedoras em Bauru. Além de buscar o desenvolvimento pessoal, o grupo desenvolve o trabalho de indicação, parceria e apoio entre os membros. Dessa forma, para que os resultados sejam mais assertivos, dentro do Donnas existem apenas uma empreendedora de cada segmento.

“Não existe concorrência interna, dentro do grupo há exclusividade. Todas as outras indicam a única mulher do segmento, gerando mais negócio para ela. Assim, ela se destaca mais dentro do grupo”, explica Renata.

Donnas Empreendedoras

Apesar de ter iniciado em junho desse ano, o projeto começou a ser elaborado e estudado dois anos atrás. Seis meses depois, o Donnas está finalizando o primeiro módulo com as expectativas superadas – além do grupo contar com 50 empreendedoras bauruenses, já existem negócios e parcerias fechadas entre elas.

Para o segundo semestre, os planos continuam e o grupo ainda tem segmentos vagos como cabeleireiras, manicures, maquiadora, entre outras. Quem tiver interesse, pode entrar em contato por meio da página do Facebook. Após o primeiro contato, o perfil da empresária será analisado para saber se encaixa no padrão do grupo.

Apesar da análise, o Donnas não exclui nenhuma categoria profissional, contando com a participação de médicas, costureiras, doceiras e muitas outras profissionais. “Todas as profissões são importantes, devem ser valorizadas e merecem o seu destaque porque todas são importantes para o nosso dia a dia”, conta Renata.

Como funciona

Para ajudar as mulheres a se profissionalizarem, a coordenadora do grupo, Renata Birello oferece consultorias individuais de marketing estratégico. Assim, é possível criar uma identidade visual para a empresa, apresentar a ideia de empreendedorismo, fazer um planejamento do fluxo de caixa e ensinar maneiras de expor o trabalho. “Às vezes você tem um bom trabalho, mas não sabe como colocar no mercado. Então a gente faz, por meio das consultorias individualizadas de marketing”, explica Renata.

Além da consultoria individual com cada nova integrante, o Donnas conta com um reunião mensal onde as coordenadoras do grupo, Renata Birello e Alessandra Klimiont, apresentam os resultados e as participantes desenvolvem e apresentam o trabalho por meio de palestras. Cada mês, uma “donna” é sorteada para apresentar o serviço ou produto, agregando conhecimento às outras mulheres, além de expor a sua empresa.

Para que cada uma conheça muito bem o trabalho das outras “donnas” e, assim, consiga indicar e divulgar os trabalhos do grupo, as coordenadoras organizam as visitas uma a uma. “Elas vão no local conhecer o trabalho das outras donnas. Isso passa confiança e a gente faz essas entrevistas para fortalecer os argumentos na hora da indicação. Se temos 50 mulheres dentro do grupo, é como se cada donna tivesse, indiretamente, 49 mulheres trabalhando (indicando) para ela”, esclarece a idealizadora.

Futuro das donnas

Para os próximos semestres, Renata tem planos de aumentar ainda mais o grupo e divulgar o trabalho de cada uma das empreendedoras. Além da página no Facebook, com informações das integrantes, o Donnas tem planos de um canal no Youtube com informações aprofundadas em formato de entrevistas. Outra aposta é o guia de profissionais, um catálogo com o perfil das “donnas”.

Em comemoração ao dia das mulheres do ano que vem, o grupo já está organizando um evento com workshops e stands, onde cada uma das integrantes poderão expor o seu trabalho em Bauru.

Para isso, elas contam com alguns patrocinadores, como quando realizaram a confraternização de final de ano. Na ocasião, elas contaram com o apoio do Buffet Kolorê, onde foi realizado o evento; a Leny da ToK Final, que fez as decorações; a Elizete Doces Finos; o Ateliê Beta Piva de doces; a D´Naty Confeitaria responsável pelo bolo; Mariana Luz, quem tirou as fotos e a Padaria Nossa Senhora Aparecida, que ofereceu os salgados.

Conheça as empreendedoras:

Adriana Pessutto – Mary Kay
Alessandra Ribeiro – Óptica Bauru
Aline Diorio – Personal Stylist
Ana Cristina – Acupuntura
Ana Paula Mansano Mendes – Residência Geriatra
Andréa C. E. G. Silvestrin – Musicalização Infantil (Piano)
Buffet Kolorê (Simone e Roberta) – Buffet Infantil
Bruna M. Pelizardo Cardoso – Advogada Cívil
Camila G. B. Quintelha – Consultora Herbalife
Cia Festas Person. (Lucimara e Hayssa) – Convites e Lembranças Personalizadas
Clinica do Pé (Thais e Luana Nantes) – Podologia
Dani Sanches Dalilaços – Laços Infantis
Danielle Z. A. Prado – Odontopediatria
Elizete C. Delgalo – Doces Finos
Gisella di Ruzze – GMX Travel Agencia de Viagens
Giseli Leal – Assessoria Cerimonial
Guel Nicolai – Delivery Roupas infantis
Jennifer Gom – Designer Gráfica
Lara Almeida Resende – Pediatra
Laisa Moretto – Psicopediatrica
Leny Rodrigues – Tok Final Decorações Festas
Lúcia Helena Fiorelli – Consultora Holistica
Mieni M. N. Souto – Pilates
Marcia Costa – Confecções Jeans
Mariana Luz – Fotógrafa
Mariana Steck Salgado – Ortodontista
Monica Borges – Enfermeira Doula
Natascha D Naty – D Naty Confeitaria
Nathalia V. Ventrilho – Decoração de festas infantil
Nilseia Lavieri – Psicologia
Paula Costa Zanotti – Ginecologista Obstetra
Roberta Piva – Beta Piva Doces Personalizados
Rosa Molina – Prof Espanhol
Rose Moreto – Artesanato
Sheila Tobias – Polishop
Siomara Kanchy – Calçados e Cosméticos
Vanessa M. Tonolli – Dermatologia
Viviane Colaccino – Advogada Trabalhista
Aline Mizerski – Anjo colchões Colchões e estofados

Serviço
Donnnas Empreendedoras
Página no Facebook: www.facebook.com/donnasempreendedoras

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…