O Natal está chegando e um hábito entre as famílias é dividir o cardápio, assim cada um leva um prato. Apesar de facilitar a vida do anfitrião da festa, muitas pessoas têm dificuldade na hora de escolher o que levar. Se você está nessa situação e ficou responsável por adoçar a ceia de Natal, essa matéria é pra você!

Conversamos com duas doceiras de Bauru para descobrir algumas receitas fáceis de fazer, mas muito deliciosas. Confira três receitas de doces para fazer no Natal:

Sorvete crocante

Essa é a indicação da Carol Brito, da doceria “Feito com Afeto” e, segundo ela, é uma ótima opção para o calor e sai em torno de R$15 reais. “Eu sempre preparo uns três tipos de doces para minha família! Os que mais gosto de fazer são: sorvetão crocante, cheesecake e Chocotone recheado. E eu acho que o sorvetão todo mundo adora, ainda mais nesse calorão!”.

A receita é dividida em três partes, dois tipos de creme e a cobertura:
  • Creme 1:
    1 lata de leite condensado
    1 lata de leite (use a lata de leite condensado para medir)
    3 gemas
  • Creme 2:
    3 claras
    5 colheres (sopa) de açúcar
    1 lata de creme de leite sem soro
    – Cobertura:
    5 colheres (sopa) de achocolatado em pó
    8 colheres (sopa) de água
  • Modo de preparo
    Coloque todos os ingredientes do creme 1 em uma panela e leve ao fogo, mexendo, até engrossar. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve, misture o açúcar e o creme de leite. Misture o creme 1 com o 2 e coloque em uma forma grande de buraco no meio. Leve ao congelador de um dia pro outro. Para a cobertura, ferva os dois ingredientes. Desenforme o sorvetão e espalhe a cobertura. Se desejar, espalhe pé de moleque comprado pronto triturado por cima.

A Feito com Afeto nasceu há três meses em Bauru e conta com mais de cinco tipos de doces, além de doces para festas feitos por encomenda. O menu está sempre inovando e, atualmente, oferece pão de mel, cascão recheado, bombons de morango, cannoli e brownies recheados. “Para 2018, vamos inovar nos sabores dos doces já conhecidos, com novos recheios, sempre ouvindo os desejos de nossos clientes!”, conta Carol.

Bolo Natalino de Especiarias

Para Tati Brandão, doceira bauruense e proprietária da Le Bô Gatô, o bolo com especiarias é a receita perfeita para o Natal. “Ele fica chique na mesa e combina muito com a ocasião. Sem dizer que a receita é super versátil e dá pra brincar bastante com os ingredientes e combinações”, diz.

Confira a receita completa:
  • Massa:
    3 ovos
    2 xícaras de farinha de trigo
    1 xícara de açúcar
    1/2 xícara de chocolate em pó
    1 xícara de óleo
    1 xícara de leite integral
    1 colher de sopa (cheia) de fermento em pó
    1 pitada de sal
    1/2 xícara de chá de nozes picadas
    1/2 xícara de chá de damasco picado
    1/2 xícara de chá de amêndoas picadas ou em lascas
    2 colheres de chá de canela em pó
    1/2 colher de chá de cravo da India em pó
    1/2 colher de chá de noz moscada ralada
    1/2 colher de chá de gengibre em pó
    1 pitada de pimenta Caiena (opcional)
  • Glacê
    2 xícaras de chá de açúcar de confeiteiro ou impalpável
    5 colheres de sopa de água
  • Modo de Preparo
    Em uma vasilha, peneire o chocolate em pó e, em outra, peneire a farinha e reserve. Bata na batedeira por um minuto os ovos, açúcar e óleo. Acrescente o chocolate em pó e continue batendo. Depois de bem misturado, acrescente aos poucos a farinha e bata somente até a massa ficar homogênea (evite bater por muito tempo, para que a massa fique leve). Acrescente as especiarias, o sal, as nozes, o damasco e a amêndoa e misture com um fuê ou uma colher. Por último, acrescente fermento em pó e misture levemente. Coloque em uma forma de buraco no meio (23cm), untada com margarina/manteiga e chocolate em pó. Asse por aproximadamente 45 minutos (faça o teste do palito até sair limpo), em um forno pré-aquecido a 180.

Tati sempre foi a doceira da família, ela fazia os bolos para as festas de aniversário e, muitas vezes, testar receitas era o seu passatempo. Hoje em dia, ela é oficialmente doceira e idealizadora da Le Bô Gatô: “no começo desse ano, iniciei um curso de confeitaria, entre outros, e foi aí então, que decidi começar profissionalmente”, relembra. Apesar de fazer tudo em casa, ela faz diversos doces como bolos caseiros e recheados, cookies, brigadeiros, cupcakes, brownie e o novo lançamento: panetone recheado.

Serviço
Feito com Afeto – Avenida José Henrique Ferraz, 18-14 / Telefone: (14) 99674-8170
Tati Brandão – (14) 99785-2373 (WhatsApp) / Instagram: @Lebogato

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …