A Pro Junior, empresa sem fins lucrativos vinculada à Unesp de Bauru está com uma nova atuação. Formada por alunos da própria universidade de cinco áreas diferentes – Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Produção – agora a Pro Junior também desenvolve aplicativos para micro e pequenos empreendedores de Bauru.

Para entender melhor como funciona a produção, nossa equipe bateu um papo com alguns membros. Confira:

O que é a Pro Junior?
Somos uma empresa júnior, sem fins lucrativos vinculada à UNESP Bauru. Temos como principal foco o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes que fazem a nossa empresa. Como esse é o principal intuito da Pro Junior, conseguimos desenvolver seus integrantes ao mesmo tempo em que oferecemos serviços de alta qualidade por um preço mais acessível em relação ao preço do mercado.

Existe há quanto tempo na Unesp Bauru?
A Pro Junior foi fundada em 1982. Dessa forma, é uma empresa com mais de 20 anos de filiação à Unesp Bauru.

O escritório (A Pro) engloba quantas áreas?
São cinco áreas de projetos: Arquitetura, Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e Produção.

Um dos “braços” da Pro Junior é o desenvolvimento de aplicativos para micro e pequenas empresas, correto? Como funciona o contato? Vocês que vão atrás desses clientes?
Sim! Trabalhamos buscando clientes através de prospecção ativa ou passiva. Na ativa, entramos em contato diretamente com possíveis clientes que enfrentam problemas já conhecidos no mercado, marcamos uma reunião para apresentar as ideias pensadas, discutimos a viabilidade de execução das mesmas, e por fim, propomos soluções através da utilização de aplicativos de celular. Já na passiva, o cliente vem até nós através de indicações ou até mesmo buscas na internet. O passo seguinte é entrar em contato com o cliente por telefone para entender melhor suas expectativas quanto ao aplicativo, passar um panorama geral (prazos e preço) de como funciona o processo e, se o cliente tiver interesse, marcamos uma reunião para alinhar as ideias.

Quantos aplicativos vocês já desenvolveram?
Como o desenvolvimento de aplicativos foi implementado em abril de 2017 e ainda é uma área nova na empresa, foi possível finalizar dois aplicativos nesse período: o primeiro deles foi o nosso próprio aplicativo de gestão interna (disponível na Google Play e App Store como Pro Junior Bauru); o segundo foi um aplicativo de aquisição e visualização de curvas de aceleração para ensaios mecânicos provenientes de um sistema físico de baixo custo (não disponibilizado nas lojas de apps).

Todos que participam do projeto são estudantes, correto? De quais áreas? E são quantos estudantes envolvidos no desenvolvimento de apps ?
Exato! Dentro da Pro Junior há estudantes de várias áreas. Dentro do campo das ciências exatas temos estudantes das quatro engenharias (Civil, Elétrica, Mecânica e Produção). Por outro lado, dentro das ciências humanas, temos estudantes de arquitetura, design, jornalismo e relações públicas. Os estudantes da área da comunicação cuidam justamente desse âmbito da empresa. Enquanto os outros cursos executam projetos e cuidam das outras facetas da gestão interna da empresa. Particularmente no desenvolvimento de aplicativos para celular, a equipe completa é de composta por cinco pessoas. Temos quatro estudantes de engenharia elétrica responsáveis pela arquitetura e desenvolvimento dos aplicativos e um designer que é responsável por criar toda a identidade visual do aplicativo buscando tornar o app esteticamente atrativo e confortável aos olhos, além de lidar com todos os layouts de página e o mapa de páginas do aplicativo.

Por que é tão importante que a empresa tenha um aplicativo?
Todas as empresas passam por problemas e eles podem ser desde desorganização interna até ausência de uma plataforma digital para melhoria de seus serviços e fidelização do cliente. Nesses dois casos, a inserção de um aplicativo é fundamental para alavancar resultados na empresa uma vez que ele consegue melhorar tanto a organização interna quanto o serviço oferecido pela empresa.

Uma empresa que possui um aplicativo pode ainda ir além da solução de problemas simples do dia-a-dia, com um bom projeto ela pode se tornar mais visível para os seus clientes e facilitar a transmissão de informações notificando o cliente ou o funcionário em qualquer lugar e proporcionando mais praticidade no momento de uma compra ou aquisição de serviço. Outro ponto muito interessante é a possibilidade de oferecer recompensas ao cliente como descontos e outras vantagens para que o aplicativo possa vir a ser útil sempre no celular de quem o baixa, além de gerar reconhecimento da marca daquela empresa já que ao escolher manter o app no celular, se cria uma relação sólida entre marca e cliente, podendo gerar indicações, mais visibilidade e credibilidade.

O aplicativo também proporciona um atendimento ao cliente diferenciado, já que qualquer dúvida pode vir a ser solucionada no smartphone de maneira mais prática, sem a necessidade de procurar um contato, ligar, passar por atendentes ou mandar e-mail, otimizando o tempo do cliente e o deixando mais confortável. Toda essa praticidade leva uma empresa a alcançar a fidelização do cliente, que está sendo beneficiado em todo processo de compra e atendimento mais dinâmico e confia na marca. Além disso, vale lembrar que ter um aplicativo, atualmente, é um diferencial em relação aos concorrentes em qualquer segmento de mercado.

Para mais informações, acesse: www.facebook.com/projuniorbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…