Você já se deu conta de que dia é hoje? 17 de janeiro, ou seja, metade do primeiro mês do ano já passou. E como estão as suas metas que você estabeleceu lá no final de 2017? Se elas estão paradas, fique atento nesta matéria: nossa equipe conversou com a Coach Pessoal e Profissional, Gina Paula Talon Carlos, que deu dias valiosas para você que quer realizar algo em 2018. Calma que, apesar de alguns dias já terem passado, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. Confira!

Gina, todo final de ano começa o desespero das pessoas, que se lembram que não cumpriram as metas que propuseram. Afinal, é impossível conseguir cumprir as metas?
Metas são perfeitamente possíveis de serem cumpridas, desde que elas sejam definas e claras e não promessas abrangentes e vagas. Se não transformarmos nossa promessa em objetivo, nos responsabilizarmos por ele e focarmos em alcançá-lo, será como colocar toda nossa energia boa em um barquinho com o casco furado esperando que ele navegue sozinho e chegue intacto até o próximo ano. Com certeza, isso não dará certo!

Quais dicas você dá para quem estipulou uma lista de objetivos no final de 2017 e ainda não começou a colocar nada em prática?
Para começar, é preciso ter em mente que o verão e o Ano Novo chegam praticamente juntos e são momentos muito encantadores do ano, já que é um período de renovação de esperanças para mudar de vida e diversão, podendo ser mais difícil focar no restante das coisas que deveríamos fazer. Minha sugestão para transformar suas promessas em metas e entrar em ação é começar fazendo a si mesmo algumas perguntinhas mágicas e anotar suas repostas:

– O que eu quero realizar em 2018? Qual meu sonho?
– O que ganharei se alcançar o que desejo?
– O que perderei se não alcançar o que desejo?
– Estou disposto a realizar meu desejo?

Depois, transforme seu desejo em meta, como por exemplo:
Meta: Emagrecer 10kg (Defina com clareza aonde você quer chegar!!)
Em quanto tempo: 10 meses, de 15 de janeiro de 2018 a 15 de outubro de 2018. (Estabeleça datas precisas!!)
Como: mudando minha rotina, perdendo 1 kg por mês. (Divida a grande meta em pequenas partes possíveis para que você possa acompanhar e comemorar a cada etapa atingida. Comemore suas conquistas!)
Plano de ação: consulta com nutricionista e busca de um preparador físico até 20 de janeiro de 2018. Iniciar a dieta diária e a prática exercícios físicos 3 vezes por semana no dia 22 de janeiro de 2018. (Trace um passo a passo claro e com datas pré-estabelecidas para atingir sua meta!!)

Por último, afixe o papel com a meta e o planejamento em um local que você veja diariamente. Acompanhe sua evolução, faça ajustes nas suas estratégias e se responsabilize pelo seu caminho. Dessa forma, as desculpas ficarão sem argumentos e o sucesso será garantido!

Para quem não fez nenhuma lista e quer começar, o que ela deve ter em mente ao montar esta lista? E você acha importante ter esta lista de objetivos?
É importante dizer que definir meta e traçar planejamento para alcança-las é hábito e treino. Então, se você nunca praticou, com certeza terá dentro de si muitas desculpas para não fazê-la. Pode ser que esse seja seu grande desafio para 2018, começar a entrar em ação de forma planejada e se permitir sentir o prazer que as conquistas trazem quando nos responsabilizamos pelo caminho.

Consultoria: Gina Paula Talon Carlos, Coach Pessoal e Profissional, Consultora do Seminário Empretec\Sebreae e Consultora Empresarial.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …