Com tantas opções de frutas e legumes durante o ano todo nos supermercados, muita vezes, nem lembramos que existem os alimentos da estação. Muito mais saborosos por estarem se desenvolvendo no ciclo natural, os alimentos da estação, como as frutas e legumes, também são mais baratos e uma ótima opção para incluir no cardápio do dia a dia.

Para Gustavo Góes de Moraes, chef de cozinha, é muito melhor usar alimentos da estação: “um alimento ‘ser da estação’ significa que cresceria normalmente em determinada época do ano. Isso faz com que o processo de desenvolvimento ocorra de forma mais natural, sem estufas, temperatura controlada ou quaisquer outros métodos invasivos usados hoje em dia. Aliás, o alimento em sua estação certa fica, em vários aspectos, muito mais saboroso”.

O verão, que vai até o dia 20 de março, é uma estação que oferece amplas opções de frutas e legumes.

Confira alguns alimentos da estação para aproveitar:

alimentos da estação verão

Para aproveitar as variedades de comidas típicas do verão, nada melhor do que colocar em prática novas receitas. Por isso, conversamos com alguns bauruenses craques na cozinha para ensinar alguns pratos. Confira:

– Tartar de beterraba com maionese de abacate

Ingredientes: 1 beterraba média; 1 cebola pequena; 1/2 abacate maduro; 1 limão; 1 colher de sopa de mostarda; 1 shot de cachaça;
pimenta dedo de moça; azeite; sal; gergelim (opcional).

Modo de preparo: corte a beterraba e a cebola em cubos pequenos. Refogue a beterraba até que fique al dente, acrescente a cachaça, o sal e a pimenta. Quando secar, desligue o fogo e acrescente a cebola crua (se quiser tirar um pouco da acidez da cebola, deixe de molho em água morna antes de usar). Reserve. Bata no liquidificador o abacate, o suco do limão, sal, a mostarda e um pouco de azeite, até que fique cremoso (se quiser mais cremosidade, acrescente mais azeite). Misture a maionese de abacate à beterraba (já fria) e sirva com gergelim!

– Creme de chocolate

Ingredientes: 1 abacate maduro; 1/3 de xícara de cacau em pó; 2 colheres de óleo de coco; 1/4 de xícara de leite de coco e adoçante a gosto (pode usar açúcar mascavo, demerara, de coco, melado, etc).

Modo de usar: Bata tudo no processador até que fique cremoso. Sirva gelado.

As receitas de “Tartar de beterraba com maionese de abacate” e de “Creme de chocolate” são dicas da chef de cozinha do Amarte – Ateliê Culinário, Marina Louzada. “Essa receita é barata na estação que estamos – o abacate fora da estação é caríssimo e não é gostoso. Por isso, é bom aproveitar! São receitas simples, super saborosas e diferentes! Acho que vale a pena, pelo menos, experimentar!”, diz Marina.

– Manjar de coco com calda de abacaxi

Ingredientes: 2 xícaras de leite de semidesnatado; 4 colheres de açúcar; 1 colher de essência de baunilha; 2 colheres de sopa de amido de milho; 200 ml de leite de coco;

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo sempre, até engrossar. Depois, coloque nas taças e leve para geladeira.

Para a calda de abacaxi: 1 abacaxi; 1 pedaço de gengibre ralado; 3 cravos; 1 canela em pau; 1 xícara de água; 4 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo: Derreta o açúcar em uma panela com as especiarias. Acrescente a água. Retire as especiarias e acrescente o abacaxi e o gengibre. Deixe formar uma calda não muito espessa, espere esfriar e coloque sobre o manjar.

Dica do chef do Bar da Rosa, Moacir Santana: “são frutas maravilhosas e dá um sabor incrível, além de ser fácil de fazer e ser maravilhoso. O manjar de coco com a calda de abacaxi é uma receita simples e barata, dá para todas as pessoas fazerem e o sabor fica incrível. Eu escolhi o manjar que é um prato bem típico do nordeste, normalmente servido com a calda de ameixa, mas com a calda de abacaxi dá um sabor especial e harmoniza bem. Uma receita também é a quiabada de carne seca com quiabo e abóbora servido com arroz branco. É uma receita incrível, bem brasileira”, conta.

– Lombo com geleia de abacaxi, purê de abóbora e legumes da estação salteados.

Modo de fazer: Deixe o lombo marinando com a laranja-pera e temperos variados. Cozinhe a abóbora até desmanchar e faça um purê acrescentando um pouco de manteiga e leite. Adicione os temperos. Sobre os legumes, corte a abobrinha em cubos, cozinhe a beterraba e tire a casca do pimentão direto no fogo. Depois, coloque todos em uma frigideira com um pouco de manteiga e temperos. A geleia de abacaxi é só descascar a fruta, colocar açúcar e um pouco de água e deixar em fogo baixo.

Essa receita é do chef de cozinha, Gustavo Góes de Moraes. “Esta receita é barata, pois é basicamente legumes e frutas, tendo o lombo como principal. Eu a escolhi porque sou um apreciador de comidas agridoces e vendo os legumes da estação (abóbora e beterraba) percebi que estes alimentos têm a tendência a ficar levemente adocicados quando cozidos”, diz.

E você, se animou para utilizar os alimentos da estação?

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia
...

Verifique também

Coisa Boa do Chef Moa terá acarajé feito na hora nesta quarta-feira (24)

O bar Coisa Boa do Chef Moa prepara novidades para esta semana! Nesta quarta-feira (24) o …