“Nós somos um bando de loucos, loucos por ti Carnaval. Bando de leões guerreiros artistas e artesãos da tradição”. O nome do enredo da escola de samba Tradição da Zona Leste de Bauru pode parecer um pouco grande, mas há um motivo. A quantidade de caracteres se deve à dificuldade em resumir os esforços que cada um dos integrantes da Tradição desprendem para o desfile.

Aliás, é exatamente essa a história que a escola de samba quer contar no Sambódromo este ano. Segundo Gisele Barone Sales, quem desenvolveu o enredo ao lado de Jorge Santana, o tema foi pensado para mostrar os bastidores do Carnaval e as dificuldades para chegar no resultado que se vê no desfile.

“Eu sempre tive vontade de falar para as pessoas saberem como é feito o Carnaval, porque quem tá na arquibancada, muitas vezes, não sabe que é um sofrimento. Por mais simples que saia, é sofrido fazer tudo o que eles estão vendo lá. Talvez o que eles estão vendo não agrada, e falam ‘nossa que porcaria’, mas eles não tem noção de que pra chegar naquilo foram noites de sono, foi fome, deixar se divertir. Então eu falei para o Jorge e ele me ajudou a desenvolver o enredo”, conta.

Ela ainda completa, dizendo que “as escolas de samba sempre tá falando de um artista ou de uma cidade e o próprio pessoal que faz o Carnaval nunca é lembrado”.

Tradição da Zona Leste

A escola de samba, Tradição da Zona Leste, desfila as cores verde e branco pelo Sambódromo de Bauru desde 2003. Oriunda da Tradição da Bela Vista, a escola foi fundada quando alguns moradores mudaram para o bairro Mary Dota. Durante algum tempo, eles desfilavam pela escola de samba do Bela Vista, mas queriam uma escola que representassem o novo lugar onde moravam. Por isso, eles viram na pausa do Carnaval em Bauru, uma oportunidade para fundar a Tradição da Zona Leste, com presidência de Luis Antonio Zangrande.

Em 2018, a Tradição da Zona Leste irá contar com aproximadamente 500 pessoas no desfile. Para este Carnaval, tudo o que esperam é que o desfile dê certo. “A gente está fazendo o máximo e o impossível, então esperamos que a gente consiga sair da melhor maneira possível. Esperamos que dê certo no Sambódromo para todas as escolas”, diz Gisele.

Quem quiser prestigiar, a escola de samba irá desfilar nesta segunda-feira, dia 12, a partir das 23h20. O Sambódromo Municipal de Bauru está localizado na Rua Fortunata Dala Ru Vanuzini, 359, no Núcleo Residencial Presidente Geisel, em Bauru.

Confira a programação completa do Carnaval no sambódromo e nos bairros de Bauru

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Labirinthus prepara 10 horas de evento com superfesta neste sábado (26)

Isso mesmo, você não leu errado: a Labirinthus está preparando dez horas de festa que será…