“Nós somos um bando de loucos, loucos por ti Carnaval. Bando de leões guerreiros artistas e artesãos da tradição”. O nome do enredo da escola de samba Tradição da Zona Leste de Bauru pode parecer um pouco grande, mas há um motivo. A quantidade de caracteres se deve à dificuldade em resumir os esforços que cada um dos integrantes da Tradição desprendem para o desfile.

Aliás, é exatamente essa a história que a escola de samba quer contar no Sambódromo este ano. Segundo Gisele Barone Sales, quem desenvolveu o enredo ao lado de Jorge Santana, o tema foi pensado para mostrar os bastidores do Carnaval e as dificuldades para chegar no resultado que se vê no desfile.

“Eu sempre tive vontade de falar para as pessoas saberem como é feito o Carnaval, porque quem tá na arquibancada, muitas vezes, não sabe que é um sofrimento. Por mais simples que saia, é sofrido fazer tudo o que eles estão vendo lá. Talvez o que eles estão vendo não agrada, e falam ‘nossa que porcaria’, mas eles não tem noção de que pra chegar naquilo foram noites de sono, foi fome, deixar se divertir. Então eu falei para o Jorge e ele me ajudou a desenvolver o enredo”, conta.

Ela ainda completa, dizendo que “as escolas de samba sempre tá falando de um artista ou de uma cidade e o próprio pessoal que faz o Carnaval nunca é lembrado”.

Tradição da Zona Leste

A escola de samba, Tradição da Zona Leste, desfila as cores verde e branco pelo Sambódromo de Bauru desde 2003. Oriunda da Tradição da Bela Vista, a escola foi fundada quando alguns moradores mudaram para o bairro Mary Dota. Durante algum tempo, eles desfilavam pela escola de samba do Bela Vista, mas queriam uma escola que representassem o novo lugar onde moravam. Por isso, eles viram na pausa do Carnaval em Bauru, uma oportunidade para fundar a Tradição da Zona Leste, com presidência de Luis Antonio Zangrande.

Em 2018, a Tradição da Zona Leste irá contar com aproximadamente 500 pessoas no desfile. Para este Carnaval, tudo o que esperam é que o desfile dê certo. “A gente está fazendo o máximo e o impossível, então esperamos que a gente consiga sair da melhor maneira possível. Esperamos que dê certo no Sambódromo para todas as escolas”, diz Gisele.

Quem quiser prestigiar, a escola de samba irá desfilar nesta segunda-feira, dia 12, a partir das 23h20. O Sambódromo Municipal de Bauru está localizado na Rua Fortunata Dala Ru Vanuzini, 359, no Núcleo Residencial Presidente Geisel, em Bauru.

Confira a programação completa do Carnaval no sambódromo e nos bairros de Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…