O Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru recebe a exposição fotográfica “Bromélias“. As imagens são da fotógrafa Fátima Sandrim e registram as bromélias da Coleção do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. O tema foi pensado com o objetivo de capturar a beleza das plantas e conscientizar a sua conservação.

As bromélias possuem diferentes espécies que vivem em diferentes substratos. Com as mudanças no meio ambiente, provocadas pelo homem, alguns tipos de bromélias estão desaparecendo, por isso a exposição pretende inspirar as pessoas a protegê-las. Para o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Júnior, “[a exposição] é uma oportunidade para conhecer a diversidade desta coleção, que mantém exemplares da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa”.

Dentre as fotos, estão destacadas as espécies ameaçadas de extinção:

  • Dyckia distachya e Cryptanthus fosterianus na categoria “criticamente em perigo” (CR)
  • Canistrum aurantiacum e Wittrockia superba  como “Em perigo” (EN)
  • Alcantarea imperialis  em condição vulnerável (VU) na lista nacional de plantas ameaçadas
  • A espécie Achmea gamosepala encontra-se totalmente extinta (EX) no Estado de São Paulo.

As fotografias estarão expostas no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru até o final de março. O horário de visitação é das 8h às 16h, todos os dias da semana, e a entrada é gratuita e aberta à população. Confira algumas fotos presentes na exposição:

A fotógrafa de “Bromélias”

Fátima Sandrin é fotógrafa de natureza, doutora em Ciências Biológicas e trabalha como voluntária no Jardim Botânico. Ela documenta as coleções biológicas como Arboreto, Orquídeas, Bromélias, Aquáticas, Jardim Sensorial entre outras. O propósito pessoal de Fátima é unir Biologia e Fotografia com a finalidade da conservação.

A bióloga e fotógrafa também clica paisagens de Bauru, fotografia de viagens e  Astrofotografia com ênfase em Via Láctea, céu noturno e Lua.

Serviço
Exposição Bromélias – até o final de março
Local: Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232 (entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal)
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 16h
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura

Verifique também

Tambores de Minas: show gratuito com música e literatura é hoje (14) em Bauru

Música e literatura se misturam no show “Tambores de Minas” que será realizado…