O Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru recebe a exposição fotográfica “Bromélias“. As imagens são da fotógrafa Fátima Sandrim e registram as bromélias da Coleção do Jardim Botânico Municipal de Bauru (JBMB) entre setembro de 2017 e janeiro de 2018. O tema foi pensado com o objetivo de capturar a beleza das plantas e conscientizar a sua conservação.

As bromélias possuem diferentes espécies que vivem em diferentes substratos. Com as mudanças no meio ambiente, provocadas pelo homem, alguns tipos de bromélias estão desaparecendo, por isso a exposição pretende inspirar as pessoas a protegê-las. Para o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Júnior, “[a exposição] é uma oportunidade para conhecer a diversidade desta coleção, que mantém exemplares da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa”.

Dentre as fotos, estão destacadas as espécies ameaçadas de extinção:

  • Dyckia distachya e Cryptanthus fosterianus na categoria “criticamente em perigo” (CR)
  • Canistrum aurantiacum e Wittrockia superba  como “Em perigo” (EN)
  • Alcantarea imperialis  em condição vulnerável (VU) na lista nacional de plantas ameaçadas
  • A espécie Achmea gamosepala encontra-se totalmente extinta (EX) no Estado de São Paulo.

As fotografias estarão expostas no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru até o final de março. O horário de visitação é das 8h às 16h, todos os dias da semana, e a entrada é gratuita e aberta à população. Confira algumas fotos presentes na exposição:

A fotógrafa de “Bromélias”

Fátima Sandrin é fotógrafa de natureza, doutora em Ciências Biológicas e trabalha como voluntária no Jardim Botânico. Ela documenta as coleções biológicas como Arboreto, Orquídeas, Bromélias, Aquáticas, Jardim Sensorial entre outras. O propósito pessoal de Fátima é unir Biologia e Fotografia com a finalidade da conservação.

A bióloga e fotógrafa também clica paisagens de Bauru, fotografia de viagens e  Astrofotografia com ênfase em Via Láctea, céu noturno e Lua.

Serviço
Exposição Bromélias – até o final de março
Local: Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232 (entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal)
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 16h
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…