Nesta quarta-feira de cinzas me deparei com uma imagem, muito bonita por sinal, em meio a tantos posts carnavalescos no Facebook. A ilustração, de autoria do meu amigo virtual Rodrigo Cordeiro, me chamou a atenção para um fato – doação de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, durante épocas de festas como o Carnaval, os estoques dos bancos de sangue precisam ser abastecidos. Isso se deve ao fato de que em eventos como esse menos pessoas doam sangue e mais pessoas precisam.

Pensando em uma campanha de doação de sangue, o bauruense aproveitou o dom de desenhar para fazer uma proposta: presentear os doadores com o print de uma arte autoral. “Sou doador de sangue há muito tempo e, esse ano, pensei em algo pra ver se consigo ajudar pelo menos um tiquinho a melhorar essa situação”, diz Rodrigo em post no Facebook.

O designer ainda convida todos os artistas a ajudarem na causa. “À todos os amigos artistas, se quiserem e puderem, façam o mesmo: faça um post como esse e envie um print de uma arte sua ao amigo/seguidor/fã que doar sangue”, estimula.

Para ajudar e ainda ganhar um print é fácil:

– Doe sangue entre os dias 14/02 e 09/03 em qualquer hemonúcleo.

– Envie uma foto que comprove a doação entre essas datas no inbox do Facebook: www.facebook.com/digao.cordeiro ou Instagram: @rodrigoo_cordeiro

Em Bauru, o Hemonúcleo Hospital de Base fica na Rua Monsenhor Claro, 8-88. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Doação de sangue

Para fazer a doação é necessário seguir alguns requisitos recomendados pela A Fundação Pró-Sangue (FPS).  A instituição é pública e está ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

  • Estar em boas condições de saúde;

  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

  • Pesar no mínimo 50kg;

  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

  • Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Além dos requisitos básicos para doar sangue, há também alguns impeditivos temporários (como gripes e gravidez) e definitivos (hepatites, doenças transmitidas pelo sangue). Confira a lista completa dos fatores que impedem a doação de sangue: www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos.

Campanha de doação de snague Bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…