Com 121 anos é normal que Bauru tenha lugares para guardar sua história. Mas será que os bauruenses conhecem os museus da cidade? No total, são quatro espaços dedicados às memórias da cidade sem limites. Com entrada gratuita, eles estão abertos diariamente para receber a população e os turistas. Se você ainda não sabia disso, confira as informações sobre cada um dos museus:

Museu da Imagem e do Som de Bauru (MISB)

Composto por doações, o acervo do museu expõe coleções de fotografias, discos, filmagens e documentários. O objetivo é revelar aspectos da história da cidade, do país e do mundo. O acervo é separado em dois devido às características dos objetos. O acervo bidimensional é composto de fotos, pôsteres e cartazes. Já o tridimensional possui aparelhos utilizados para a reprodução e produção de mídias, como filmadoras, câmeras, projetores, aparelhos de vídeo cassete, toca-discos, discos e fitas.

Como o museu não tem exibição permanente, os interessados podem conferir a programação pela página no Facebook: www.facebook.com/Museu-da-Imagem-e-do-Som-Bauru

O MISB está localizado na Rua Rio Branco, 3-16. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações pelo telefone (14) 3232-4621.

Museu Histórico Municipal de Bauru

Com um acervo de mais de 10.000 documentos, o museu guarda objetos desde o começo do município de Bauru, em 1896. São mais de mil jornais que datam de 1934 até os dias de hoje. Já os documentos oficiais são referentes aos 121 anos da cidade e sua trajetória político-administrativa, somando quatro mil documentos. O acervo tridimensional do museu conta com aproximadamente cinco mil objetos. Entre eles, estão coleções de obras de arte, móveis, adornos, maquetes, arte-sacra, mineralogia e numismática (ciência que estuda as cédulas, moedas e medalhas).

Atualmente em reforma, o Museu Histórico Municipal de Bauru está recebendo pessoas interessadas na parte documental do acervo. Devido às obras, a parte tridimensional não está exposta. O museu fica na Rio Branco, 3-16. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Outras informações pelo telefone (14) 3232-4721.

Museu Ferroviário Regional de Bauru

Inaugurado em 26 de agosto de 1989, o Museu Ferroviário de Bauru conta com uma exposição permanente com objetos variados. O acervo conta com peças de maquinário ferroviário, mobiliário, fotografia, documentos, entre outros. Lá é possível aprender sobre todas as atividades relacionadas à ferroviária. Desde o ano passado, os documentos do museu estão sendo digitalizados para que a população tenha acesso por meio de computadores e celulares.

Além da exposição, o espaço também organiza diversos eventos para a população bauruense. Entre eles estão os encontros de jogos de tabuleiros e o passeio na locomotiva.

O Museu Ferroviário fica na rua Primeiro de Agosto, quadra 1, s/n. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, e aos sábados, das 8h30 às 13h30.

Pinacoteca Municipal de Bauru

Conhecida como Casa Ponce Paz, a Pinacoteca de Bauru pertence ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural – DPPC. Ela atua na cidade como espaço de ensino, fomento e preservação das Artes Visuais. Com exposições periódicas, a Pinacoteca de Bauru está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, para o público.

A Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz está localizada na Rua Antônio Alves 9-10. Outras informações pelo telefone (14) 3232-1552.

As fotos que aparecem nessa matéria são de Priscila Medeiros (Pinacoteca Municipal de Bauru) e de Alan Schneider/G1 (Museu Ferroviário de Bauru).

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…