Bauru tem o seu primeiro Parklet! Quase um ano depois de aprovada a Lei Municipal 6900/2017, sobre a regulamentação dos parklets na cidade, o primeiro espaço já está pronto para ser usado. A iniciativa foi dos empresários responsáveis pela The Brew Brothers e, apesar de privada, os parklets são públicos.

Instalado há apenas duas semanas, o primeiro parklet de Bauru só tem recebido elogios. Para Thiago Rufallo, um dos proprietários da Brew Brothers, o resultado foi excelente. “A nossa cidade precisa de mais espaços públicos voltado para o convívio. O nosso bar tem essa marca registrada, de ser um ponto de encontro, então resolvemos construir um parklet para ser referência e esperamos que outros estabelecimentos também façam”, diz.

Quem quiser conhecer, o primeiro parklet da cidade está localizado na Rua Sebastião Lins, 1-79.

Parklet Bauru

Mas o que é parklet?

Os parklets são espaços construídos em vias públicas, como extensão da calçada, e a proposta é oferecer mais lazer na cidade. Eles são feitos de materiais sustentáveis e são facilmente montados e desmontados. A diversidade de arquitetura dos parklets é grande e podem possuir bancos, mesas, jardins, lixeiras e até estacionamento para bicicletas.

A ideia surgiu em 2005, em São Francisco, nos EUA, como uma forma de democratizar o uso dos lugares públicos. Além de embelezar a cidade, os parklets funcionam como uma área de lazer para as pessoas, tornando os espaços mais voltados para os pedestres. Segundo o site Soul Urbanismo, enquanto duas vagas de estacionamento são usadas 40 vezes por dia, um parklet atende 300 pessoas.

Em Bauru

Por utilizar uma via pública, a construção de parklets só é legalizada por meio de leis ou decretos municipais. Aqui em Bauru, a Lei que viabiliza esses espaços de autoria do vereador Marcos Antonio de Souza. Segundo ele, o motivo de trazer os parklets para Bauru foi o fato de modernizar ainda mais a cidade, já são inovadores e se espalharam pelo mundo.

“Eu vi diversos parklets em outras cidades como Campos do Jordão, Curitiba e fora do país. Achei extremamente interessante e bacana você poder ocupar espaços onde várias pessoas possam usufruir. Pensando nisso, como vereador, eu decidi apresentar na Câmara Municipal o projeto de lei que regulamentava e autorizava a implantação de parklets na cidade”, explica.

O vereador também fala que os parklets são importantes para causar a reflexão sobre a cidade que queremos. “Queremos uma cidade para pessoas ou para carros? Eu defendo que temos que construir uma cidade para pessoas. [o parklet] É um espaço de confraternização e para passar um momento agradável. Um dos benefícios é resgatar o hábito de se encontrar em praças para bater-papo ao ar livre”, diz Marcos Antonio.

Fica aí a proposta para outras empresas e para a Prefeitura de Bauru espalharem os parklets pela cidade.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento
...

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…