No último dia 04 de março, o Jardim Botânico de Bauru completou 24 anos de existência. Durante todo esse tempo, o espaço só trouxe orgulho para os bauruenses. Ele é modelo de sustentabilidade e tem certificado de excelência do Trip Advisor. Além de ser um ponto turístico imperdível na cidade sem limites, ele ainda é um centro de pesquisa e oferece diversas atividades para a população.

Exposição fotográfica “Bromélias”, no Jardim Botânico de Bauru, vai até o final de março
+ Jardim Botânico de Bauru é destaque em revista científica

Para comemorar o aniversário, durante o mês de março, o Jardim Botânico lança três novos projetos. Confira o que é e como funciona cada um deles:

Projeto Floresta Solidária: sementes do futuro

O projeto visa encontrar pessoas e empresas que possuam propriedades particulares com remanescentes florestais. O objetivo é que eles se sensibilizem para conservar a biodiversidade de espécies vegetais e permitir o acesso e coleta dos recursos genéticos presentes nas áreas.

Com esse projeto, o Jardim Botâico terá acesso a importantes áreas. Esses lugares servirão para coleta de sementes florestais, enriquecendo e diversificando a produção de mudas e, consequentemente, a qualidade dos projetos de recuperação ambiental.

O “Projeto Floresta Solidária: sementes do futuro” já tem a primeira participação! A reserva da fazenda São João – Museu do Café conta com uma importante reserva florestal e é parceiro nesse projeto.

Campanha de Educação Ambiental “Eu curto o sagui – ele lá e eu aqui”

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o comportamento adequado com este tipo de animal silvestre.

A necessidade desta campanha surgiu devido a um problema comportamental das pessoas. A população acaba por tratá-los como um animal doméstico, oferecendo alimentos e tendo contato físico. Esta atitude acaba levando a alterações comportamentais, possíveis transmissão de doenças e até a morte destes animais. A campanha começa em março, no Jardim Botânico, e depois será ampliada para outras áreas.

A iniciativa é do Jardim Botânico Municipal de Bauru e conta com os seguintes parceiros: Lions Club Bela Vista; Le Postiche; Empório Mais Comunicação; e Lumelight – Comunicação Visual.

Protocolo de Primeiros Socorros para o Jardim Botânico

Este documento foi elaborado graças à parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que realizou treinamento para os funcionários do Jardim Botânico, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O treinamento é importante para orientar os funcionários sobre os procedimentos corretos a serem tomados diante de situações de emergência no Jardim Botânico, seja com os funcionários ou com o público. Estas informações já estão disponíveis no site.

As informações sobre os projetos do Jardim Botânico são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru.

Serviço
Jardim Botânico de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232 (entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal)
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 16h

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura

Verifique também

Sesc Bauru exibe documentário bauruense “Dafne” no sábado (23)

Para quem gosta de documentário, não pode perder a exibição de “Dafne” que acontecerá no S…