No último dia 04 de março, o Jardim Botânico de Bauru completou 24 anos de existência. Durante todo esse tempo, o espaço só trouxe orgulho para os bauruenses. Ele é modelo de sustentabilidade e tem certificado de excelência do Trip Advisor. Além de ser um ponto turístico imperdível na cidade sem limites, ele ainda é um centro de pesquisa e oferece diversas atividades para a população.

Exposição fotográfica “Bromélias”, no Jardim Botânico de Bauru, vai até o final de março
+ Jardim Botânico de Bauru é destaque em revista científica

Para comemorar o aniversário, durante o mês de março, o Jardim Botânico lança três novos projetos. Confira o que é e como funciona cada um deles:

Projeto Floresta Solidária: sementes do futuro

O projeto visa encontrar pessoas e empresas que possuam propriedades particulares com remanescentes florestais. O objetivo é que eles se sensibilizem para conservar a biodiversidade de espécies vegetais e permitir o acesso e coleta dos recursos genéticos presentes nas áreas.

Com esse projeto, o Jardim Botâico terá acesso a importantes áreas. Esses lugares servirão para coleta de sementes florestais, enriquecendo e diversificando a produção de mudas e, consequentemente, a qualidade dos projetos de recuperação ambiental.

O “Projeto Floresta Solidária: sementes do futuro” já tem a primeira participação! A reserva da fazenda São João – Museu do Café conta com uma importante reserva florestal e é parceiro nesse projeto.

Campanha de Educação Ambiental “Eu curto o sagui – ele lá e eu aqui”

A campanha tem como objetivo sensibilizar a população sobre o comportamento adequado com este tipo de animal silvestre.

A necessidade desta campanha surgiu devido a um problema comportamental das pessoas. A população acaba por tratá-los como um animal doméstico, oferecendo alimentos e tendo contato físico. Esta atitude acaba levando a alterações comportamentais, possíveis transmissão de doenças e até a morte destes animais. A campanha começa em março, no Jardim Botânico, e depois será ampliada para outras áreas.

A iniciativa é do Jardim Botânico Municipal de Bauru e conta com os seguintes parceiros: Lions Club Bela Vista; Le Postiche; Empório Mais Comunicação; e Lumelight – Comunicação Visual.

Protocolo de Primeiros Socorros para o Jardim Botânico

Este documento foi elaborado graças à parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que realizou treinamento para os funcionários do Jardim Botânico, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O treinamento é importante para orientar os funcionários sobre os procedimentos corretos a serem tomados diante de situações de emergência no Jardim Botânico, seja com os funcionários ou com o público. Estas informações já estão disponíveis no site.

As informações sobre os projetos do Jardim Botânico são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru.

Serviço
Jardim Botânico de Bauru – Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 232 (entrada pelo estacionamento do Zoológico Municipal)
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 16h

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…