“Não me esqueci de você” é o nome do documentário produzido por bauruenses sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. O objetivo do filme é informar e sensibilizar os espectadores sobre a responsabilidade social e política de incluir esses alunos na educação básica. A ideia de produzir o conteúdo veio da percepção do professor universitário, Rene Lopez, e da sua inquietação de como a inclusão tem ocorrido nas escolas. O incômodo se deu pelas barreiras e preconceitos que podem limitar o desenvolvimento desses indivíduos.

“Somos todos diferentes. Temos características, comportamentos e capacidades que são únicas e os processos educacionais ainda não levam em conta essa a singularidade do sujeito”, diz Rene. O documentário apresenta entrevistas com professores, diretores e pais de alunos dos ensinos fundamental e infantil da rede municipal de educação.

Para a produtora Paula Marques, poder dar voz aos atores envolvidos no processo educativo dessas crianças é fundamental para o avanço das políticas públicas de inclusão. “Na pesquisa para o filme, notamos que a legislação aponta caminhos importantes para que as escolas sejam receptivas para todos os indivíduos. No entanto, a falta de conhecimento sobre o tema faz com que, muitas vezes, as pessoas que poderiam ser beneficiadas pelo sistema educacional caminhem à margem dele. Nossa intenção é que o documentário desperte o interesse da sociedade e propicie a reflexão acerca dessa realidade”.

Além do Rene e da Paula, a equipe de produção do documentário é composta por mais quatro integrantes. A direção de fotografia ficou por conta de Conrado Dacax, a edição é de Bruno Jareta, o assistente de produção é Leonardo Oliveira e a consultora pedagógica é Luciana Polini Lopez.

A primeira exibição do longa-metragem será nesta terça-feira, 27 de março, no teatro da FOB-USP. O evento é gratuito e aberto ao público.

Tecnologia e acessibilidade

Rene destaca que o documentário conta com a tradução em libras em sua versão final, considerando e valorizando o contexto da diversidade e inclusão. Além disso, o longa foi produzido integralmente com resolução 4k. “A alta definição gerou desafios no processo de captação e edição, mas propicia uma maior imersão pela nitidez e detalhamento das imagens captadas”.

Além da apresentação do filme, o evento conta com uma palestra voltada aos produtores e estudantes de Comunicação para discutir o processo de produção do documentário.

Confira o teaser do documentário “Eu não me esqueci de você”:

Serviço
Documentário “Não me esqueci de você” – dia 27/03, às 19h30
Local: Teatro Universitário “Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, nº 9-75)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

21 atividades para aproveitar no Sesc Bauru durante esta semana

Para quem procura momentos de lazer, bem-estar e cultural, Bauru tem o lugar certo: o Sesc…