“Não me esqueci de você” é o nome do documentário produzido por bauruenses sobre a inclusão de alunos com deficiência na educação básica. O objetivo do filme é informar e sensibilizar os espectadores sobre a responsabilidade social e política de incluir esses alunos na educação básica. A ideia de produzir o conteúdo veio da percepção do professor universitário, Rene Lopez, e da sua inquietação de como a inclusão tem ocorrido nas escolas. O incômodo se deu pelas barreiras e preconceitos que podem limitar o desenvolvimento desses indivíduos.

“Somos todos diferentes. Temos características, comportamentos e capacidades que são únicas e os processos educacionais ainda não levam em conta essa a singularidade do sujeito”, diz Rene. O documentário apresenta entrevistas com professores, diretores e pais de alunos dos ensinos fundamental e infantil da rede municipal de educação.

Para a produtora Paula Marques, poder dar voz aos atores envolvidos no processo educativo dessas crianças é fundamental para o avanço das políticas públicas de inclusão. “Na pesquisa para o filme, notamos que a legislação aponta caminhos importantes para que as escolas sejam receptivas para todos os indivíduos. No entanto, a falta de conhecimento sobre o tema faz com que, muitas vezes, as pessoas que poderiam ser beneficiadas pelo sistema educacional caminhem à margem dele. Nossa intenção é que o documentário desperte o interesse da sociedade e propicie a reflexão acerca dessa realidade”.

Além do Rene e da Paula, a equipe de produção do documentário é composta por mais quatro integrantes. A direção de fotografia ficou por conta de Conrado Dacax, a edição é de Bruno Jareta, o assistente de produção é Leonardo Oliveira e a consultora pedagógica é Luciana Polini Lopez.

A primeira exibição do longa-metragem será nesta terça-feira, 27 de março, no teatro da FOB-USP. O evento é gratuito e aberto ao público.

Tecnologia e acessibilidade

Rene destaca que o documentário conta com a tradução em libras em sua versão final, considerando e valorizando o contexto da diversidade e inclusão. Além disso, o longa foi produzido integralmente com resolução 4k. “A alta definição gerou desafios no processo de captação e edição, mas propicia uma maior imersão pela nitidez e detalhamento das imagens captadas”.

Além da apresentação do filme, o evento conta com uma palestra voltada aos produtores e estudantes de Comunicação para discutir o processo de produção do documentário.

Confira o teaser do documentário “Eu não me esqueci de você”:

Serviço
Documentário “Não me esqueci de você” – dia 27/03, às 19h30
Local: Teatro Universitário “Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB-USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, nº 9-75)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…