Você reparou que o site do Social Bauru está diferente? Pois é, o novo layout foi construído para que os leitores pudessem navegar pelo site com mais facilidade e eficiência. A mudança levou em consideração a análise a experiência do usuário, conhecido como User Experience (UX). Ela compreende o ambiente do usuário e desenvolve soluções para otimizar a navegação.

Antes de atualizar o site, a Gálata, empresa de soluções em marketing digital, realizou estudos e testes para desenvolver a nova interface gráfica do Social Bauru. “Foi realizado um teste de usabilidade da nova interface. O objetivo foi avaliar a reação e a receptividade dos usuários frente aos novos recursos e ferramentas de marketing. A nova interface foi planejada com diversos atributos como cores, estilos e formatos. Dessa forma, buscamos atender características físicas, cognitivas e sociais, favorecendo o entendimento do usuário“, explica Bruna Ciafrei, designer da empresa.

O que é experiência do usuário?

O UX é amplo e tem diversas definições. Resumidamente, ele pode ser entendido como o conjunto de percepções de um usuário em relação a um site. O UX ainda leva em conta emoções, percepções, preferências, entre outros aspectos. Dessa forma, ele inclui comportamentos antes, durante e após a navegação.

Podemos exemplificar o UX com uma estratégia baseada em dados, feita pela Gálata para o Social Bauru. Para verificar aceitabiliade da nova proposta do portal, foram realizados testes de usabilidade com voluntários. Para o teste, foram selecionados voluntários com diferentes graus de conhecimento da plataforma e de uso das ferramentas. Já para a coleta de dados, foi utilizado o Protocolo de Verificação de Usabilidade de Interfaces em Portais de Notícias, elaborado a partir das Metas de Usabilidade propostas para o site.

O teste avaliou os seguintes pontos:

  • satisfação: a interface satisfaz a leitura das informações;
  • eficácia: a interface dispõe de blocos de notícias organizados;
  • eficiência: você conseguiu realizar a tarefa solicitada na interface;
  • segurança: no caso de ter cometido um erro, você teve como retornar à operação anterior;
  • utilidade: a interface possui utilidade na tarefa solicitada;
  • aprendizagem: a interface é fácil de aprender e intuitiva;
  • memorização: você saberia como utilizar a interface novamente.

Segundo Bruna, os resultados foram altamente satisfatórios. “Na média geral, os itens avaliados tiveram 97% de aceitação, indicando ampla aprovação do site. Tais dados indicam que todo o estudo e análise para a construção do portal foram adequados e isso irá se refletir no aumento de visitas da página”, explica.

Por que investir em UX design?

Há duas respostas para essa pergunta e elas são simples. A primeira é porque o design de fácil compreensão e que proporcione uma boa experiência para o usuário, faz com ele volte a acessar o site. Já a segunda é porque o UX é um dos fatores que o Google leva em consideração para o ranqueamento no site de buscas. Dessa forma, o site aparecerá logo nas primeiras páginas do buscador.

Portanto, investir em um profissional que entenda sobre a experiência do usuário, traz resultados para a empresa.

Serviço
Gálata – Tecnologia em Marketing Digital
R. Virgílio Malta, 17-76, Bauru/SP (Owzone Coworking)
Telefones: (14) 3245-7767 / (14) 4141-0454 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]
Site: www.galata.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios
...

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…