Bauru irá receber, pela segunda vez, a edição do TEDx, “braço” do TED. Com início em 1984, o TED surgiu como uma conferência anual na Califórnia. Entre seus palestrantes, já estiveram Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore e Philippe Starck.

Dessa forma, com o espírito das ideias que merecem ser espalhadas, o TED criou o programa chamado TEDx. O TEDx é um programa de eventos locais, e organizados de forma independente, que reúne pessoas para dividir uma experiência ao estilo TED. Nos eventos TEDx, as palestras despertam conversas e conexões profundas. Esses encontros são inteiramente planejados e coordenados de forma independente, baseados num espírito comunitário e sem fins lucrativos.

Em Bauru, o TEDx será realizado no sábado, 14 de abril, no auditório do Departamento de Educação da UNESP de Bauru, das 13h às 19h. Com o tema Desconstruindo o Pensamento Cotidiano, o evento contará com 11 palestrantes incluindo Atila Iamarino, do canal Nerdologia.

LEIA TAMBÉM
+ “Um lugar silencioso” e outros dois filmes estreiam hoje (05) nos cinemas de Bauru
+ Sábado (7) vai ter encontro de bazares com peças a partir de 10 reais em Bauru
+ Engenharia Sustentável é tema da 22ª SEMENG na Unesp em Bauru

Saiba mais sobre os palestrantes:

Amara Moira – Amara Moira é travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp com tese sobre o “Ulysses” de James Joyce e, além disso, ela é autora do livro autobiográfico “E se eu fosse puta” (hoo editora, 2016).

Atila Iamarino – Biólogo que quase se tornou pesquisador, mas acabou virando comunicador científico, interessado em comunicação e educação científica online. Foi co-criador do ScienceBlogs Brasil, braço em português da maior rede de blogs científicos do mundo. E hoje escreve e apresenta o Nerdologia, o maior canal de divulgação científica no YouTube Brasil com quase 2 milhões de assinantes.

Erica Sitta – Erica Sitta graduada em Fonoaudiologia com Mestrado na área e idealizadora e CEO do Fonoonline (EAD – Cursos Avançados em Fonoaudiologia). 6 pós-graduações em saúde, pós graduação em Biopsicologia onde vem estudando o ser humano de uma maneira integral.
Pratica Yoga desde 2009 e é instrutora de Hatha e Tantra Yoga desde 2012 (certificada pela Aliança Yoga).Iniciada nas meditações de Tantra Yoga e em Vipassana. Tem uma escola de yoga-saúde-meditação, localizada em Bauru-SP, chamada Espaço Turiya e lá ensina sobre o desenvolvimento do SER.

Maria Eduarda Pierri – Maria Eduarda Pierri é pesquisadora autônoma em Cosmetologia Natural desde 2012, empreendedora e idealizadora do projeto Flores.seremos. Terapeuta floral desde 2014 e praticante de medicinas ancestrais e saberes populares. Graduanda em Farmácia-Bioquímica pela Unesp Araraquara. Busca integrar a ciência ao conhecimento popular, resgatando saberes e valorizando os mestres populares.

Mayumi Sato – Mayumi é Sócia-Diretora da maior rede social de sexo do Brasil, com mais de 7 milhões de pessoas cadastradas. Feminista sex-positive, com formação em exatas, quer ressignificar a relação das pessoas com o sexo e para isso lidera diversas iniciativas que buscam, através de dados comportamentais, quebrar tabus e desafiar o senso comum.

Raquel Cabral – Raquel Cabral, doutora em Comunicação Institucional e mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento Social pela Universitat Jaume I, Espanha, vinculada à Cátedra UNESCO de Filosofia para a Paz. Mestre em Comunicação Midiática e graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil. Atualmente é professora do Departamento de Comunicação na Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC) da UNESP nos cursos de graduação em Relações Públicas e pós-graduação em Comunicação.

Felipe Mello – Felipe Mello é palhaço, ator, escritor e apresentador de rádio e televisão. É diretor-fundador da ONG Canto Cidadão, que desde 2002 já levou arte e bons encontros a mais de três milhões de pessoas, em hospitais e escolas públicos, especialmente por meio do voluntariado. É mestre em Comunicação Social pela Cásper Líbero e publicitário pela ESPM e traz para o debate uma forma de transformação social por meio do riso, e bom humor, provando que, com esses dois ingredientes é possível levar uma vida mais leve e saudável.

Joana D`arc Félix – Formada em Química, possui Pós-Doutorado pela HARVARD UNIVERSITY (Cambridge/MA/USA); Graduação, Mestrado e Doutorado pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS – UNICAMP. É especialista do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro na Área de Sustentabilidade do Processo Produtivo de Couros. Na Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Corrêa Júnior (Centro Paula Souza) é Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Curtimento e, também Professora do Curso Técnico em Meio Ambiente. Através da inclusão de alunos da educação básica, com idades entre 14 e 20 anos, em atividades de iniciação científica a partir de projetos de pesquisa, conseguiu reduzir a evasão escolar na ETEC Prof. Carmelino Corrêa Júnior, além de transformar a vida desses jovens, na maioria carentes, sem perspectivas de vida e pertencentes a grupos vulneráveis da sociedade.

José Gustavo Favaro – Zé Gustavo, 27 anos, é natural de São Carlos(SP), formado em Administração Pública pela Unesp Araraquara e está como Porta-Voz Nacional da Rede Sustentabilidade. É o dirigente de partido mais jovem da história do Brasil e se dedica para ampliar os canais de participação da sociedade nas decisões sobre o rumo do país! Em sua talk, José Gustavo irá abordar temas acerca do jovem na política e como as decisões que são tomadas no voto ecoam nos aspectos sociais, economicos e politicos.

Mateus Batista Santos – Mateus Batista Santos é desenvolvedor, bacharel em Ciência da Computação, entusiasta da robótica, e não trata o conhecimento como objeto-fim, mas sim como uma ferramenta importante de transformação social. Acredita que com tecnologia e um bom plano político-pedagógico é possível transformar o país.

Rita Wu – Designer, pesquisadora e artista, trabalha com tecnologias digitais desde 2008. Entusiasta de tudo que envolve seres vivos, atualmente trabalha com biologia sintética e biohacking. Interdisciplinar por natureza e indisciplinar por opção, é membro-fundadora do primeiro Fab Lab do Brasil, com sede na FAU-USP. Em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia, investigando a expansão que a tecnologia pode trazer para nossa percepção espacial através de interfaces vestíveis. Atualmente trabalha na SMIT (Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia), como Diretora da Rede Fab Lab Livre SP, a maior rede de Fab Labs públicos do mundo e apresentadora da série Remake, da VICE.

Para saber mais informações sobre o evento e compra de convites, acesse: www.sympla.com.br/tedxunespbauru

Serviço:
TEDx em Bauru
Local: Auditório do Departamento de Educação – UNESP Bauru
Horário: das 13h às 19h

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Amanda Araújo
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Bazar do Desapego inaugura espaço próprio no dia 15 de dezembro

Uma amizade de longa data é algo que abre portas para novas possibilidades! Foi isso que a…