As campanhas para a doação de sangue estão pesadíssimas! Eu sei, pode parecer repetitivo, mas a verdade é que os bancos de sangue de Bauru precisam receber doadores todos os dias. Isso se deve ao fato de que o hemonúcleo da cidade atende pessoas da região inteira. Por isso, é importante que os bauruenses criem o hábito de doar sangue.

Segundo a assistente social, do Hemonúcleo Hospital de Base de Bauru, Valéria Coltri, a doação tem que ser constante. “No momento, precisamos de doadores de sangue dos tipos negativos, pois nosso estoque está estabilizado para os positivos. Mas como nós atendemos Bauru e região, a demanda é muito grande. A meta é atender 50 doadores por dia e a doação tem que ser constante”.

Se você tem medo de doar sangue e não quer ir sozinho, aqui vai uma oportunidade para ajudar o próximo. O Ministério Mudança de Vida Bauru está fazendo uma campanha de doação de sangue. Neste sábado (07), às 06h50, eles irão sair em caminhada da Avenida Duque de Caxias, 9-54, e irão até o Hemonúcleo. Quem não quiser participar da caminhada, basta ir direto ao hemocentro. O hemonúcleo de Bauru estará aberto até às 11h, neste sábado (07).

Doar sangue é fácil e rápido

Etapas da doação de sangue
Ilustração: Juliana Oba / Fonte: Fundação Pró-Sangue

A professora de Enfermagem da USC (Universidade do Sagrado Coração), Evete Polidoro Alquati, esclarece: “Algumas pessoas ainda têm preconceito, mas você doando sangue, está salvando vidas. É uma ação solidária que você está servindo ao próximo”.

Para quem nunca doou sangue, saiba que o procedimento é simples. São necessárias apenas 6 etapas para completar o processo todo. Ao chego no hemocentro, o candidato à doação fará um cadastro informando endereço, telefone, e-mail e CEP. Depois ele recebe um código que o acompanha durante todo o processo de doação.

A segunda fase é fazer o teste de anemia. Esse exame é feito para verificar se o candidato possui nível de hemoglobina normal. Caso esteja abaixo ou acima dos valores, o candidato é orientado a procurar o serviço de saúde. Pessoas com anemia não podem doar sangue. Outro teste é o de peso e sinais vitais como batimento cardíaco, pressão arterial, peso e temperatura do candidato.

A quarta etapa é a triagem. O candidato responde a uma entrevista confidencial, com o objetivo de avaliar se a doação pode trazer riscos para ele ou para o receptor. É fundamental responder as perguntas com honestidade. Além da entrevista, há ainda o voto de autoexclusão. O doador responde confidencialmente SIM ou NÃO à pergunta “Você apresenta situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis?” Independentemente da resposta, o sangue será coletado e todos os testes serão realizados.

O último passo é a coleta do sangue. O processo é totalmente seguro, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável. Serão coletados cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei.

Feita a doação, será oferecido um lanche e um suco, que deverão ser consumidos na Cantina do posto de coleta.

Orientações para doação de sangue

Para doar sangue é necessário se encaixar em alguns requisitos como estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, entre outras. Para conferir todas os requisitos e impedimentos acesse o site da Fundação Pró-Sangue.

Para quem fez a doação, também é necessário ter alguns cuidados pós-doação:

– Manter o curativo no local por pelo menos 4 horas;
– Não ingerir bebidas alcoólicas;
– Evitar esforço físico; e
– Beber bastante líquido.

Serviço
Campanha de doação de sangue – 07 de abril, das 06h50 às 11h
Saída do Ministério Mudança de Vida de Bauru (Av. Duque de Caxias 9-54, em frente à antiga telefônica)
Hemonúcleo Hospital de Base Bauru – Rua Monsenhor Claro, 8-88
Outras informações: (014)3202-6215

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…