É fácil distinguir um escoteiro, além do uniforme e do lenço no pescoço, eles são reconhecidos pelos seus valores e atividades que realizam. Mas você sabe realmente o que é o Movimento Escoteiro? Hoje em dia, quase todos os países do mundo possuem escoteiros, mas o movimento foi criado na Inglaterra, pelo ex-general Robert Stephenson Smith Baden-Powell, em 1907.

Na época, a Inglaterra precisa de jovens que estivessem dispostos a reconstruir o país, então o escotismo foi idealizado como forma de treinar os jovens para serem ativos na busca do bem comum e no seu próprio desenvolvimento. Apesar de ter sido fundado por um militar, o Movimento Escoteiro não tem relação nenhuma com o militarismo.

Criar melhores cidadãos, segundo Vivian da Silva Lopes, escoteira há 24 anos, esse é o objetivo do movimento. ” Os jovens são estimulados a assumirem seu próprio desenvolvimento a fim de realizar suas potencialidades, sempre como cidadãos responsáveis, participantes e, acima de tudo, úteis para as comunidades em que estão inseridos. Não é apenas tornar o jovem uma pessoa melhor, mas sim, fazer com que ele atue de forma positiva e ativa na comunidade, sempre respeitando as diferenças e buscando auxiliar aquela população em suas necessidades”, explica.

O que faz no Movimento Escoteiro?

Se você acha que escoteiro só acampa, monta barraca e fica no meio do mato, saiba que eles não fazem apenas isso.
“Nossas atividades buscam fazer com que os jovens tenham um desenvolvimento em todas as suas áreas: físico, espiritual, social, afetivo e do caráter. Por isso, o rol de atividades desenvolvidas é amplo”, diz Vivian.

As atividades comunitárias, buscam ajudar toda a sociedade em suas necessidades, como as campanhas de arrecadação. Já as atividades físicas, têm o intuito de proporcionar o conhecimento sobre o próprio corpo e a saúde. Há, ainda, as atividades espirituais que coloca os jovens em contato com outras religiões para que ele tenha consciência de sua própria espiritualidade, mesmo que ele já tenha uma religião definida ou não.

LEIA MAIS
+ Os bauruenses têm um bom motivo para participarem do “Leilão Juntos Pela Vida”
+ 5 dicas de destinos interessantes para aproveitar os próximos feriados na região de Bauru

Todas essas atividades são desenvolvidas de formas diferentes, sempre oferecendo coisas novas, assim elas se tornam atraentes para os jovens e é assimilada de de forma mais fácil. Por isso que o Movimento Escoteiro é praticado ao ar livre, em espaços abertos, em contato com a natureza e de forma divertida.

Mas, por que ser escoteiro?

Depois de saber um pouco mais sobre o assunto, dá para perceber que o Movimento Escoteiro é muito interessante. Mas, para saber como é, realmente, ser escoteiro, nós do Social Bauru, conversamos com alguns integrantes. Confira:

“Eu queria experimentar como era, fui e gostei. A gente faz várias atividades e a gente aprende sobre a história de um filhote de homem chamado Mogli, que se perde na selva e a mãe loba cria ele como se fosse um filho. O escoteiro ensina a fazer o melhor possível e pensar primeiro nos outros depois na gente. A gente aprende a respeitar e ajudar o próximo, então a gente tem que ajudar um ao outro. O meu amor pelo escoteiro é muito grande, eu sinto muita felicidade em ser escoteira. Eu amo muito o escoteira.” – Rafaella Gomes da Silva Tech, 9 anos, escoteira desde 2005.

“Entrei no movimento porque gostei da ideia de pessoas se ajudando e fazendo o que elas acham legal. Pra mim, ser escoteiro é uma experiência muito boa e você aprende coisas que você nunca pensou em aprender, em um lugar aberto. A experiência é muito boa, acho que mudou minha vida, foi a única coisa que me impulsionou pra frente e me trouxe bons momentos nos momentos difíceis.” – Kaio Koiti Nakagawa, 12 anos, escoteiro desde 2001.

“Eu entrei no movimento pra poder socializar mais com as pessoas e experimentar coisas novas e diferentes. Ser escoteiro é uma experiência muito boa, onde a gente sempre está aprendendo algo novo, com nós mesmos, com os chefes e sobre trabalho em grupo. É uma experiência que vou levar para a vida toda.” – Julia Melhem, 17 anos, escoteira desde 2017.

“Pra mim ser escoteiro é conseguir chegar aos seus limites e aprender a transpor eles também. Aprender a trabalhar em grupo, a ser uma pessoa melhor e potencializar todas as coisas que a gente pode, seja o senso de liderança, o trabalho em equipe ou alguma atividade específica. O movimento escoteiro mudou minha vida, tem coisas que eu sei e faço somente porque tenho prazer de ser escoteiro desde criança. Atualmente uma das experiências mais importantes é trabalhar na comissão pioneiro, conseguir realmente representar outras pessoas e trabalhar em prol do movimento e devolver tudo o que ele deu pra mim.” – Maria Cecília Gatti, 19 anos, escoteira desde 2006.

“Há 25 anos, entrei no movimento por causa dos meus filhos. Ser escoteiro é trabalhar o caráter, a disciplina e colaborar com a educação dos jovens. Hoje, eu vejo o mundo de um jeito diferente, praticando o escotismo dentro das regras que passo para as crianças. A experiência é gratificante, vendo o retorno dos jovens e colocando em prática o aprendizado que foi passado a eles e as amizades que perduram há mais de 20 anos.” – Luiz Alberto Peral, 67 anos, desde 1993.

Como faz para fazer parte do movimento?

Qualquer pessoa pode fazer parte do movimento escoteiro, dos seis anos e meio aos 21 anos. Esses jovens serão beneficiários de toda a aplicação do movimento escoteiro. As pessoas mais velhas, mas que também queiram participar, serão escotistas, ou seja, pessoas que praticam trabalho voluntário em prol dos jovens, preparando
as atividades e acompanhando os membros no seu desenvolvimento.

Em Bauru, existem dois grupos escoteiros. o Grupo Escoteiro Guia Lopes faz as atividades regulares aos sábados, das 14h30 às 16h30. Para participar das reuniões, basta comparecer na sede, localizada na Rua Maceió, nº 4-5, aos sábados, a partir das 14h e fazer a inscrição. Já o Grupo Escoteiro Tiradentes, está localizado no Jardim América e tem reuniões das 14h30 às 16h30. Os jovens podem participar por três reuniões para ver se eles se adaptam e então fazer a inscrição.

O Movimento Escoteiro é dividido por faixas etárias e cada uma tem seu respectivo nome: o Lobinho (de 6,5 a 11 anos incompletos), o Escoteiro (de 11 a 15 anos incompletos), o Sênior/Guia (de 15 a 18 incompletos) e o Pioneiro (de 18 a 21 anos incompletos).

A divisão é feita para que as atividades possam ser aplicadas de acordo com cada idade. O ramo Lobinho, por exemplo, é totalmente lúdico, baseado na história do Mogli – Menino Lobo. Já o ramo Sênior, é baseado no desafio, pois é a fase em que os jovens querem ter os seus limites superados. Então eles são expostos a essas situações, mas sempre sob a supervisão de um adulto, que é o escotista ou chefe.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral
...

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …