A gripe é causada por um vírus, que nós sempre estamos tentando matar. Em contrapartida, esse vírus está sempre se transformando para sobreviver. Pois então, o vírus H3N2, subtipo da Influenza A, sofreu uma mutação novamente, o que provocou um surto de gripe.

“O vírus H3N2 é antigo, mas ele sofreu uma mutação e deu um surto nos Estados Unidos, teve alguns casos na Europa e agora no Brasil”, conta a enfermeira Aryanna Samie Kurata Marin.

Mas, por que os bauruenses devem se preocupar? O fato é que nós ainda não temos imunidade contra esse tipo de vírus, portanto, estamos suscetíveis aos possíveis surtos de gripe. Segundo a enfermeira, temos que começar a prevenir as doenças, já que nós “temos o hábito de fazer a questão curativa, mas temos que pensar na prevenção, porque as consequências são muito maiores. Várias pessoas que pegaram a H1N1, hoje, têm problemas pulmonares crônicos e isso ela vai levar para o resto da vida”, diz Aryanna.

A boa notícia é que a vacina contra o H3N2 já está disponível no CDA Medicina Diagnóstica, aqui em Bauru. E aqui vai um alerta da enfermeira, “o quanto antes se vacinar, melhor. Pensando que se tomar a vacina hoje, só temos imunidade depois de duas a três semanas, nesse período, ainda há o risco de pegar gripe”, explica Aryanna.

Vacinas no CDA Medicina Diagnóstica

Todas as pessoas, a partir dos seis meses de idade, podem tomar a vacina. Ela não tem restrição de idade e, além disso, pessoas com doenças crônicas, imunodeprimidas e gestantes também devem tomar. As únicas contraindicações são para pessoas que têm alergia ao ovo, pois o vírus é incubado dentro da gema, e pessoas no período febril.

O diferencial das vacinas disponibilizadas pelo laboratório é a validade, ela dura de seis a 12 meses. Além disso, a vacina é tetravalente, imunizando também contra a Influenza B.

O CDA oferece agendamento pelo site com opções de descontos no valor da vacina. Para ser vacinado, basta comparecer no local de segunda a sexta, das 8h às 14h, ou aos sábados, das 8h às 12h. O CDA também oferece atendimento em casa.

A importância da vacinação contra a gripe

Se você é uma daquelas pessoas que são contra vacina ou que acham que vão pegar gripe se for vacinado, cuidado! “A vacina da gripe não causa doença de maneira alguma, ela é uma partícula do vírus injetado no corpo para criar anticorpos e não tem o poder de causar doença. Isso é um mito”, explica Aryanna.

Outro fato importante para o qual devemos estar alerta é o tempo que leva para ficarmos imune da gripe, depois da vacina, que é em torno de duas a três semanas. Até lá, é importante evitar locais fechados com grande quantidade de pessoas, principalmente em dias mais amenos, quando a imunidade do corpo está mais baixa.

CDA Medicina Diagnóstica

Há 41 anos em Bauru, o centro de diagnóstico era chamado Laboratório Bauru e, depois da ampliação dos serviços oferecidos, passou a se chamar CDA Medicina Diagnóstica. Hoje em dia, a empresa presta todos os tipos de serviços laboratoriais como: exames cardiológicos, serviços de imagem, colonoscopia e endoscopia, vacinas e diversos tipos de exames.

publieditorial

Serviço
CDA Medicina Diagnóstica – Rua Antônio Alves, 17-38
Horário de atendimento para vacinas: segunda a sexta, das 8h às 14h, ou aos sábados, das 8h às 12h
O CDA tem outros horários disponíveis e também atende os pacientes em casa, basta entrar em contato pelos telefones: (14) 99621-2474 e 3102-1300

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde
...

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…