O final de semana já está aí e você ainda não tem o que fazer? Calma! Tem muita coisa rolando em Bauru nesta sexta, sábado e domingo e, por isso, o Social Bauru separou sete eventos culturais e gratuitos para você conferir. A lista vai desde desde shows até exposições. Saiba quais são eles, marca na agenda e bora curtir!

– Sexta-feira, 18/05, às 20h: Espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento”

O Teatro Municipal de Bauru recebe a estreia do musical “Tropicália Bananas ao Vento”, de Sivaldo Camargo. O espetáculo será nesta sexta-feira, 18 de maio, às 20h.

Quem se apresenta no espetáculo é a Companhia Estável de Dança de Bauru, que participa pela primeira vez da Mostra Paulo Neves de Teatro do FACE, com a apresentação de “Tropicália Bananas ao Vento”.

O Musical mostra por meio da dança, do teatro, da música e das artes plásticas o que foi o Movimento Tropicalista. O Tropicalismo mudou de forma determinante a moderna música popular brasileira que é apresentada em “Tropicália Bananas ao vento”. A Tropicália não pretendia sintetizar um estilo musical, mas instaurar uma atitude e libertação e anti enquadramentos, prestigiando os traços da cultura brasileira.

Companhia Estável de Dança de Bauru durante apresentação (Foto: divulgação)

O elenco é formado por 12 bailarinos: Ana Beatriz Rodrigues, Ana Rocha, Bia Tardivo, Ester Fernandes, Julia Date, Julia Zanini, Julia Soares, Mariela Mira, Roberta Borges, Thainá Fernada, Luiz Felipe e Marcos Arantes. Além de participações especiais dos atores Roger Lima, Andressa Francelino, Camila Caparroz e do Artista Plástico Silvio Selva.

O Teatro Municipal de Bauru está localizado na Avenida Nações Unidas, 8-9.

– A partir de sexta-feira, 18/05, às 19h30: Abertura da exposição “Coleção Bozano”

A exposição será realizada de 18 de maio a 29 de junho, na Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg”. São 25 gravuras de artistas brasileiros e de diversos países como Chile, Japão, México e Peru que compõem a “Coleção Bozano”. A exposição está organizada em quatro temas diferentes: Arte denunciatória; Cores de esperança; Paisagens interiores e exteriores e Mistérios inquietantes. As gravuras fazem parte do Acervo da FAAC – UNESP, em Bauru.

Quadros de Beatriz Milhazes e de Tomie Ohtake (Foto: divulgação)

Quem assina a curadoria é a Prof. Luana M. Wedekin e ela conta que a exposição é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os artistas. “As obras são de importantes artistas representantes de tendências marcantes da história da arte brasileira e outros artistas da América do Norte, Central e do Sul. Trata-se de excelente oportunidade de ver de perto obras de artistas notórios da tendência do abstracionismo informal, como Tomie Ohtake e Flávio Shiró. Assim como expoentes da “Geração 80” da arte brasileira, marcada pelo retorno à pintura, da qual fazem parte Daniel Senise e Beatriz Milhazes. Também há obras de artistas consagrados como Carlos Vergara, Antônio Henrique Amaral, Arcângelo Ianelli e Siron Franco, para mencionar somente alguns”, diz.

A exposição é aberta ao público e fica na Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg”, na Avenida Nações Unidas, 8-9. O horário de visitação, é de segunda a sexta, das 9h às 17h30.

– Sábado, 19/05, às 20h: Sarau do Viaduto

Quem vem a Bauru para participar de mais uma edição do Sarau do Viaduto é o poeta paulistano Fábio “Akins Kintê” Monteiro, que lança o livro “Incorporos: nuances da libido”. Já a música fica por conta do David MC, rapper bauruense que participa do evento com um pocket show.

Na montagem: David MC e Akins Kintê

O Sarau do Viaduto é um espaço aberto para a manifestação cultural e expressão política e poética em Bauru. Feito na rua, ele ocupa o espaço público e propõe outras possibilidades de leitura para a cidade. Quem realiza o evento é a Biblioteca Móvel Quinto Elemento, com patrocínio do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Além do apoio da Casa do Hip Hop de Bauru e da Frente Feminina de Hip Hop de Bauru.

O evento é neste sábado (19/05), às 20h, no Viaduto da Av. Duque de Caxias, cruzamento com Av. Nações Unidas.

– Sábado, 19/05, das 19h às 22h: Júpiter: o planeta tempestuoso (Observatório de Astronomia)

No dia 9 de maio, Júpiter atingiu o ponto que mais aproximou sua órbita da Terra. Por este motivo, o mês de maio é a melhor ocasião para se observar as tempestades do planeta, pois ele aparenta ficar maior. Este fenômeno ocorre apenas uma vez ao ano, quando a Terra ultrapassa Júpiter em sua órbita em torno do Sol.

O Planeta Júpiter (Foto: Canal TV Escola no Youtube)

Para ensinar mais sobre o planeta gigante, observar Júpiter pelos telescópios e outros temas da astronomia, o Observatório Didático de Astronomia abre para o público neste sábado (19). O evento também conta com palestra, observação das crateras e montanhas da Lua, reconhecimento de constelações a olho nu, atividades para as crianças e exposição de materiais didáticos.

O Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru fica no IPMet (Estrada José Sandrin, s/n – Chácaras Baurenses).

– Sábado e domingo: Feira de Arte e Artesanato

Feira Ubá (Foto: divulgação)

A Feira Ubá será realizada em dois dias neste final de semana! No sábado, 19/05, os artesãos estarão na Praça do Esporte, na avenida Getúlio Vargas, quadra 16 (próxima às quadras de areia), das 09h às 13h.

Já no domingo, 20/05, a Feira Ubá se concentra no Museu da Imagem e do Som, localizado na rua Rio Branco, 3-16. Lá, o evento vai das 08h às 12h.

A Feira Ubá é tradicional em Bauru e conta com uma história de mais de 15 anos na cidade. Ao todo, 30 artesãos expõem e comercializam trabalhos em crochê, tricô, entalhe e marchetaria em madeira; bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica e outros.

– Domingo, 20/05, às 16h: Show “O Agora” com César Mello

O cantor César Mello

O ator, cantor e compositor César Mello faz um show gratuito na tarde de domingo no Sesc em Bauru. A apresentação conta com o lançamento de “O Agora”, EP autoral com ritmos do samba e da MPB. Além disso, cantor também faz releituras de canções de Jorge Ben, Cartola, Arlindo Cruz e Ana Carolina durante o show.

O show será realizado na Área de Convivência do Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71).

– Todos os dias até 29/07: Exposição “Geringonças do Mestre Molina”

A exposição apresenta as geringonças do Mestre Molina. Elas contam, por meio da narrativa, as tradições, as histórias e as situações cotidianas das pessoas que vivem no campo e nas pequenas cidades. Nas bancadas estão os truques e engenhosidades para dar movimento e ação expressiva aos personagens em cenários povoados por minúsculos objetos, ferramentas, máquinas e animais.

Foto: Julio Ricco

A exposição está no Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71) até o dia 29 de julho. O horário para visitas é de terça a sexta, das 13h30 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Para ficar por dentro de todos os eventos que estão rolando na cidade, baixe o aplicativo do Social Bauru:

Get it on Google Play Get it on Apple Store

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …