O final de semana já está aí e você ainda não tem o que fazer? Calma! Tem muita coisa rolando em Bauru nesta sexta, sábado e domingo e, por isso, o Social Bauru separou sete eventos culturais e gratuitos para você conferir. A lista vai desde desde shows até exposições. Saiba quais são eles, marca na agenda e bora curtir!

– Sexta-feira, 18/05, às 20h: Espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento”

O Teatro Municipal de Bauru recebe a estreia do musical “Tropicália Bananas ao Vento”, de Sivaldo Camargo. O espetáculo será nesta sexta-feira, 18 de maio, às 20h.

Quem se apresenta no espetáculo é a Companhia Estável de Dança de Bauru, que participa pela primeira vez da Mostra Paulo Neves de Teatro do FACE, com a apresentação de “Tropicália Bananas ao Vento”.

O Musical mostra por meio da dança, do teatro, da música e das artes plásticas o que foi o Movimento Tropicalista. O Tropicalismo mudou de forma determinante a moderna música popular brasileira que é apresentada em “Tropicália Bananas ao vento”. A Tropicália não pretendia sintetizar um estilo musical, mas instaurar uma atitude e libertação e anti enquadramentos, prestigiando os traços da cultura brasileira.

Companhia Estável de Dança de Bauru durante apresentação (Foto: divulgação)

O elenco é formado por 12 bailarinos: Ana Beatriz Rodrigues, Ana Rocha, Bia Tardivo, Ester Fernandes, Julia Date, Julia Zanini, Julia Soares, Mariela Mira, Roberta Borges, Thainá Fernada, Luiz Felipe e Marcos Arantes. Além de participações especiais dos atores Roger Lima, Andressa Francelino, Camila Caparroz e do Artista Plástico Silvio Selva.

O Teatro Municipal de Bauru está localizado na Avenida Nações Unidas, 8-9.

– A partir de sexta-feira, 18/05, às 19h30: Abertura da exposição “Coleção Bozano”

A exposição será realizada de 18 de maio a 29 de junho, na Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg”. São 25 gravuras de artistas brasileiros e de diversos países como Chile, Japão, México e Peru que compõem a “Coleção Bozano”. A exposição está organizada em quatro temas diferentes: Arte denunciatória; Cores de esperança; Paisagens interiores e exteriores e Mistérios inquietantes. As gravuras fazem parte do Acervo da FAAC – UNESP, em Bauru.

Quadros de Beatriz Milhazes e de Tomie Ohtake (Foto: divulgação)

Quem assina a curadoria é a Prof. Luana M. Wedekin e ela conta que a exposição é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre os artistas. “As obras são de importantes artistas representantes de tendências marcantes da história da arte brasileira e outros artistas da América do Norte, Central e do Sul. Trata-se de excelente oportunidade de ver de perto obras de artistas notórios da tendência do abstracionismo informal, como Tomie Ohtake e Flávio Shiró. Assim como expoentes da “Geração 80” da arte brasileira, marcada pelo retorno à pintura, da qual fazem parte Daniel Senise e Beatriz Milhazes. Também há obras de artistas consagrados como Carlos Vergara, Antônio Henrique Amaral, Arcângelo Ianelli e Siron Franco, para mencionar somente alguns”, diz.

A exposição é aberta ao público e fica na Galeria Municipal “Angelina Waldemarin Messemberg”, na Avenida Nações Unidas, 8-9. O horário de visitação, é de segunda a sexta, das 9h às 17h30.

– Sábado, 19/05, às 20h: Sarau do Viaduto

Quem vem a Bauru para participar de mais uma edição do Sarau do Viaduto é o poeta paulistano Fábio “Akins Kintê” Monteiro, que lança o livro “Incorporos: nuances da libido”. Já a música fica por conta do David MC, rapper bauruense que participa do evento com um pocket show.

Na montagem: David MC e Akins Kintê

O Sarau do Viaduto é um espaço aberto para a manifestação cultural e expressão política e poética em Bauru. Feito na rua, ele ocupa o espaço público e propõe outras possibilidades de leitura para a cidade. Quem realiza o evento é a Biblioteca Móvel Quinto Elemento, com patrocínio do Programa de Estímulo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura. Além do apoio da Casa do Hip Hop de Bauru e da Frente Feminina de Hip Hop de Bauru.

O evento é neste sábado (19/05), às 20h, no Viaduto da Av. Duque de Caxias, cruzamento com Av. Nações Unidas.

– Sábado, 19/05, das 19h às 22h: Júpiter: o planeta tempestuoso (Observatório de Astronomia)

No dia 9 de maio, Júpiter atingiu o ponto que mais aproximou sua órbita da Terra. Por este motivo, o mês de maio é a melhor ocasião para se observar as tempestades do planeta, pois ele aparenta ficar maior. Este fenômeno ocorre apenas uma vez ao ano, quando a Terra ultrapassa Júpiter em sua órbita em torno do Sol.

O Planeta Júpiter (Foto: Canal TV Escola no Youtube)

Para ensinar mais sobre o planeta gigante, observar Júpiter pelos telescópios e outros temas da astronomia, o Observatório Didático de Astronomia abre para o público neste sábado (19). O evento também conta com palestra, observação das crateras e montanhas da Lua, reconhecimento de constelações a olho nu, atividades para as crianças e exposição de materiais didáticos.

O Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru fica no IPMet (Estrada José Sandrin, s/n – Chácaras Baurenses).

– Sábado e domingo: Feira de Arte e Artesanato

Feira Ubá (Foto: divulgação)

A Feira Ubá será realizada em dois dias neste final de semana! No sábado, 19/05, os artesãos estarão na Praça do Esporte, na avenida Getúlio Vargas, quadra 16 (próxima às quadras de areia), das 09h às 13h.

Já no domingo, 20/05, a Feira Ubá se concentra no Museu da Imagem e do Som, localizado na rua Rio Branco, 3-16. Lá, o evento vai das 08h às 12h.

A Feira Ubá é tradicional em Bauru e conta com uma história de mais de 15 anos na cidade. Ao todo, 30 artesãos expõem e comercializam trabalhos em crochê, tricô, entalhe e marchetaria em madeira; bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica e outros.

– Domingo, 20/05, às 16h: Show “O Agora” com César Mello

O cantor César Mello

O ator, cantor e compositor César Mello faz um show gratuito na tarde de domingo no Sesc em Bauru. A apresentação conta com o lançamento de “O Agora”, EP autoral com ritmos do samba e da MPB. Além disso, cantor também faz releituras de canções de Jorge Ben, Cartola, Arlindo Cruz e Ana Carolina durante o show.

O show será realizado na Área de Convivência do Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71).

– Todos os dias até 29/07: Exposição “Geringonças do Mestre Molina”

A exposição apresenta as geringonças do Mestre Molina. Elas contam, por meio da narrativa, as tradições, as histórias e as situações cotidianas das pessoas que vivem no campo e nas pequenas cidades. Nas bancadas estão os truques e engenhosidades para dar movimento e ação expressiva aos personagens em cenários povoados por minúsculos objetos, ferramentas, máquinas e animais.

Foto: Julio Ricco

A exposição está no Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71) até o dia 29 de julho. O horário para visitas é de terça a sexta, das 13h30 às 21h30 e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Para ficar por dentro de todos os eventos que estão rolando na cidade, baixe o aplicativo do Social Bauru:

Get it on Google Play Get it on Apple Store

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Confira a programação de shows para o último fim de semana da Expo Bauru

Vai ter diversão para todos os bauruenses neste fim de semana! Depois de nove dias de fest…