Como parte do projeto “Conservação e Restauração do Acervo da Pinacoteca Municipal de Bauru”, o Ateliê Aberto é uma oficina gratuita para ensinar técnicas de conservação e restauro à população bauruense. A próxima atividade será nesta quinta-feira, 24 de maio, às 15h. Para participar, basta fazer um agendamento pelo telefone (14) 3232-1552.

As próximas datas para o Ateliê Aberto são os dias 12, 14, 19 e 21 de junho. As visitas realizadas às terças-feiras são no período da manhã (10h), já as visitas realizadas às quintas acontecem durante a tarde (15h). A idade mínima para participar é de cinco anos e o ateliê pode receber 15 pessoas por turma. Os visitantes poderão conhecer sobre o trabalho de restauro e conservação de obras, em visitas com duração de até 50 minutos.

Ateliê Aberto na Pinacoteca de Bauru

O projeto é uma realização do Programa de Ação Cultural – ProAC, com a Secretaria do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal da Cultura e o Ateliê AVD, de Adriana Vera Duarte. O acervo pertence à Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Pinacoteca Municipal e tem relevância artística, técnica e histórica, tanto para cidade, como para o estado.

As obras passaram por identificação e análise do estado de conservação. Depois disto, uma proposta de tratamento foi enviada ao PRoAC. Com a aprovação, o trabalho começou a ser executado. Todo o trabalho desenvolvido atende às normas de Conservação e Restauro consagradas internacionalmente, com a mínima intervenção nas obras, reversibilidade dos materiais, além do compromisso de respeitar absolutamente a integridade estética, histórica e material das obras.

As obras passam por higienização, limpeza mecânica e química, retirada de verniz oxidado, tratamento da camada pictórica, como consolidações e retoques, tratamento do suporte e intervenções quando necessárias, como remendos e reforço de bordas, envernizamento, troca de chassis e de molduras.

A equipe responsável pelo restauro é composta por Adriana Vera Duarte, responsável pelo projeto, a museóloga Luiza Barbosa, Fabiana Rocha, assistente de Restauro, o auxiliar de Ateliê, Eric Hess, a estagiária de Artes Visuais, Lara Bello e Juliana, que é técnica em Restauração e Conservação.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bauru.

Serviço
Ateliê Aberto
Datas: 24/05, 12/06, 14/06, 19/06 e 21/06
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves, 9-10)
Outras informações: (14) 3232-1552
Facebook: www.facebook.com/pinacotecabaurucasaponce

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…