A cena cultura de Bauru está movimentada! A cidade oferecido diversas opções de entretenimento para a população e, entre eles, as exposições artísticas. Somente na semana passada, o Social Bauru noticiou sete exposições gratuitas que estão rolando por aqui, entre elas, cinco ainda podem ser visitadas.

LEIA MAIS
+ 20 obras e quatro lugares: Bauru recebe mostra artística simultânea
+ 6 exposições gratuitas em Bauru que você não pode perder

Para esta semana, os bauruenses poderão conhecer outras duas novas exposições artísticas que serão lançadas na próxima quinta e sexta-feira. A exposição que começa no dia 07 de junho apresenta o folclore brasileiro em obras sensoriais, trazendo a acessibilidade para a arte. Já a exposição que será lançada no dia 08 de junho são de duas artistas que moram aqui em Bauru, elas expõem 30 esculturas na Pinacoteca.

Confira mais informações sobre as exposições:

– Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro

Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”

A partir de quinta-feira (07), o Centro Cultural de Bauru, localizado na av. Nações Unidas, 8-9, recebe a exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”. A exposição fica no Centro Cultural até 05 de julho. A entrada é gratuita, e o horário de visitação é das 8h às 18h.

A exposição é organizada pelo Memorial da Inclusão, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo. A exposição trata-se de xilogravuras, painéis e cubos, que buscam sensibilizar e celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e à diversidade humana, bem como refletir sobre a importância da sensorialidade e acessibilidade para a construção e fluidez de uma sociedade mais inclusiva.

A exposição busca também apresentar personagens com corpos diferentes e histórias que procuram aguçar a sensorialidade, em um convite à exploração das possibilidades e das percepções do corpo. Quem visitar a exposição poderá relembrar vivências individuais e coletivas por meio das lendas folclóricas brasileiras, como Saci-Pererê, Curupira, Boitatá e Iara, por exemplo.

As informações são da Assesssoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru.

Serviço
Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”
Data: de 07/06 a 05/07, das 8h às 18h
Local: Centro Cultural de Bauru – Av. Nações Unidas, 8-9

– Luz (i)matéria: do visual ao imaterial

“Parte de uma instalação para o Cerrado”, Terê Machado

A partir desta sexta-feira (08), às 20h, a Pinacoteca Municipal de Bauru abre exposição de esculturas das artistas Elena Greiner e Terê Machado. A mostra reúne mais de 30 peças produzidas ao longo da carreira das duas artistas e tem a curadoria de Carol Ferreira (Casa Amarela Academia de Arte).

A exposição é baseada no encontro da luz com a matéria, um fenômeno aparentemente simples, mas fundamental para o trabalho dos artistas. Na escultura, ela é exterior e envolve a luz que o escultor tenta conceber com os planos de volume na matéria (com suas projeções e reentrâncias), além do foco luminoso, que nos faz perceber as diferenças entre partes claras e escuras do objeto. Como resultado desse conceito, estão as esculturas de Elena Greiner e Terê Machado.

Entre as 30 peças estão esculturas feitas de resina e outras em metal que constroem figuras humanas, abstratas e o tema ambiental. Além de celebrar a união entre a luz e a matéria, a curadoria quis chamar a atenção do público para outras confluências que levaram também à ideia de imaterialidade na arte.

“Eclipse” de Elena Greiner

A exposição “Luz (i)matéria: do visual ao imaterial” é realizada pela Prefeitura Municipal de Bauru, pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Pinacoteca Municipal – Casa Ponce Paz, com apoio da Casa Amarela – Academia de Arte e da Tok Final Decorações.

Serviço
Exposição “Luz (i)matéria: do visual ao imaterial”
Data: de 08/06 a 27/07, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Pinacoteca Municipal de Bauru – Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves, 09-10)
Telefone: (14) 3232-1552

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…