O final de semana chegou e se você ainda não sabe o que fazer nesses três dias, nós do Social Bauru te ajudamos. Aqui vai uma lista com oito eventos gratuitos para aproveitar nessa sexta, sábado e domingo. As atrações vão desde teatro até feira artesanal. Confira:

Sexta-feira, dia 08 de junho

– Feira e oficina no Bauru Skate Park

A pista de skate localizada na quadra 37 da Rua Araújo Leite recebe a 1ª edição da feira semanal. O evento será nesta sexta-feira (08), a partir das 15h30, e conta com as feiras de economia criativa e livre, além da oficina de temperos plantados em pequenos espaços, às 17h30.

– Forró na Sexta

Cia O Que de Que (Foto: divulgação)

O projeto do Sesc Bauru oferece um espaço para ouvir, dançar e conhecer expressões nordestinas com apresentações abertas ao público em geral na Área de Convivência da Unidade. A 1ª edição do “Forró na Sexta” é hoje (08), às 20h, e conta com a apresentação da Cia O que de Que com o musical intitulado “De onde vem o baião”.

O Sesc Bauru está localizado na Avenida Aureliano Cardia, 6-71.

Sábado, dia 09 de junho

– Feira de Artesanato

Feira Ubá (foto: divulgação)

A Feira Ubá deste sábado será realizada na praça Rui Barbosa, localizada no Centro, das 9h às 17h. A feira reúne cerca de 30 artesãos que expõem e comercializam trabalhos em crochê, tricô, entalhe e marchetaria em madeira, bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica e outros.

– Literatura de Cordel e Teatro de Mamulengo

Foto: João Augusto Figueiredo

A apresentação será no sábado, às 15h, na Área de Convivência do Sesc Bauru e é conduzida pelo Mestre Valdeck
de Garanhus. A atividade é gratuita e aberta ao público em geral.

Considerada patrimônio imaterial da cultura nacional a arte do teatro de mamulengos é a especialidade de Mestre Valdeck de Garanhus que desde os anos 70 dedica-se a tal universo. Os tradicionais ritmos nordestinos, como o baião e o xaxado dão a trilha e o Mestre Valdeck vem manipulando os bonecos mamulengos. De origem desconhecida, acredita-se que o termo “mamulengo” tenha surgido de uma derivação da expressão popular “mão-molenga”, uma referência a habilidade manual dos mamulengueiros.

Na peça, o coronel Vicente Pompeu realiza um concurso de literatura de cordel e xilogravura na sua fazenda, onde as personagens escrevem, ilustram e apresentam seus folhetos. Assim, o espetáculo conta a história da origem do cordel e de seu desenvolvimento no Nordeste, os temas que aborda, sua relação com a xilogravura e sua colaboração para o acervo literário brasileiro.

– Impactar com Arte

Nesse sábado, 09 de junho, os bauruenses poderão curtir uma programação cultural diferente no espetáculo cultural “Impactar com Arte”. Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Wise Madness, o evento é gratuito e vai acontecer na Praça do Gastão Vidigal, a partir das 20h. Entre as apresentações artísticas estão: street-dance, Wise Kids, DJ, Rap, Stomp, pirofagia, teatro, clown, breaking e esportes radicais.

O evento começa às 20h e será realizado na Praça Gastão Vidigal (Avenida José Henrique Ferraz, qd 5, Jardim Ouro Verde).

Domingo, dia 10 de junho

– Feira de Artesanato

Foto: divulgação

No domingo, a Feira Ubá será realizada no Parque Vitória Régia (Av. Nações Unidas, 25-25), das 9h às 17h. A feira reúne cerca de 30 artesãos que expõem e comercializam trabalhos em crochê, tricô, entalhe e marchetaria em madeira, bordados, várias técnicas de pintura em tecido, madeira e cerâmica e outros.

– Espetáculo infantil “Menino Teresa”

Foto: Andrea Pedro

A Banda Mirim conta a curiosa história Menino Teresa, uma menina que resolveu, por uma tarde, virar menino. Com muita convicção e ingenuidade, a garotinha decide desvendar os mistérios que envolvem os costumes e hábitos do mundo masculino. Como em uma brincadeira de caça ao tesouro, com uma vela na mão e na outra um mapa, ela organiza uma expedição ao quarto escuro abandonado dos meninos para descobrir os segredos deles. E descobre muito mais.

O espetáculo infantil será apresentado às 15h, no Auditório do Sesc Bauru (Avenida Aureliano Cardia, 6-71). A entrada é gratuita.

– Show com Cao Laru

Foto: Mariana Lima

O grupo Cao Laru apresenta o show “Músicas de um Mundo Quintal” nesse domingo, às 16h, na Área de Convivência do Sesc Bauru. A apresentação tem entrada gratuita e é aberta ao público em geral. O grupo foi criado na França por seis músicos decididos a unirem suas raízes e seus diferentes universos para a criação de uma música que viaja.

Após percorrer 30 mil km em uma Kombi entre Brasil e Argentina, pesquisando e recriando tradições, a banda lançou em 2017, Kombiphonie, seu mais recente álbum. Num encontro entre canções francesas, sons do Balcãs e ritmos brasileiros, o grupo viajante reúne uma aquarela de instrumentos: violino, cavaquinho, violoncelo, pandeiro, saxofone, zabumba, contrabaixo e sanfona.

Além de conhecer o inusitado som do Cao Laru, o público pode também saber mais sobre a vivência cultural dos integrantes do grupo na oficina Músicas do Mundo que é oferecida no mesmo dia do show, mas no período da manhã, das
10h30 às 12h30. A oficina convida à brincadeira com jogos musicais, dança e canto em diferentes idiomas e conta as origens e os aspectos culturais dos ritmos. Os interessados na atividade devem realizar a inscrição gratuita na Central de Atendimento.

O Sesc Bauru está localizado na Avenida Aureliano Cardia, 6-71. Telefone: (14) 3235.1750.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura
...

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…